Como usar branding para aumentar os resultados do seu e-commerce

branding

 

Como criar uma loja virtual se tornou uma tarefa relativamente simples e isto vem aumentando o número de concorrentes, para manter a competitividade e destacar o seu negócio da multidão de e-commerces, é preciso criar uma marca forte, sólida e coerente. Uma forma de estruturar este processo com eficiência é investindo em branding.

 

O diferencial do branding

 

O branding é uma forma estratégica de repensar a imagem da sua marca. Iniciar este processo de desenvolvimento conduzirá o seu negócio a um estágio mais elaborado da construção não somente de um nome, mas de uma identidade.

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não está ligado apenas a definição da identidade visual, logotipo ou apenas a definição física de uma marca. Atualmente, o branding engloba valores e uma definição mais completa e contextual da identidade do seu negócio junto aos clientes.

 

Branding para lojas virtuais

 

Para lojas virtuais, trabalha-lo pode ajudar na delimitação ainda mais precisa de seu nicho de mercado e na sua comunicação com clientes e prospects, ajudando a vender mais e criar novos negócios, o que refletirá diretamente nos seus resultados finais e no crescimento da sua loja.

 

Para iniciar este processo, sua loja virtual precisará definir uma visão clara do seu negócio, determinando:

– O que ele é

– Para quem é

– Qual é a sua oferta

– O que ele promete

– Como essas necessidades estão sendo atendidas pelo mercado

 

Encontrando as respostas para estas questões, sua loja identificará também os valores, propósitos e crenças. A partir disto, você conseguirá construir a personalidade da sua marca e definirá o discurso e as práticas de comunicação da sua loja virtual, diferenciando o seu e-commerce facilmente dos demais.

 

Realizando Branding no seu e-commerce

branding e-commerce

Além de ser uma estratégia muito difundida entre empresas de maior porte, ele também pode ser aplicado para pequenas, médias empresas e especialmente para startups ligadas ao mercado de vendas online.

Para transformar sua marca idealizada numa marca verdadeiramente forte e fazer um branding eficiente em seu e-commerce, será preciso:

Considerar seu cliente real

Embora você provavelmente já tenha definido seu público-alvo, ao planejar estrategicamente o posicionamento da sua marca, você precisará rever estes perfis, pois um dos erros mais comuns e mais tardiamente percebidos é a generalização dos clientes.

 

Mesmo que você sonhe poder atender a todos, uma das principais lições das marcas verdadeiramente fortes é criar um vínculo verdadeiro com um nicho de clientes, abrindo mão da tentativa de agradar a todos. Para não falhar nesta etapa, considere o seu cliente real e ofereça a ele algo inesquecível e verdadeiramente valioso.

 

Investir em boas histórias

Além de focar nas vendas imediatas, desenvolva um plano de branding para sua loja virtual que inclua ações que facilitem uma conexão emocional com sua marca. Para isto, conte histórias sobre seu negócio, de preferência, com contextos que permitam a construção de confiança e transmitam credibilidade.

 

Você pode saber mais a respeito de Storytelling, a arte de contar histórias e consultar alguns exemplos de ações bens sucedidas para se inspirar neste link.

Determinar metas e cumpri-las

Uma das principais razões de abandonos de carrinhos e desistência de retorno em lojas virtuais é a decepção. Ela sempre acontece quando o cliente percebe que uma das promessas feitas pelo site não pode ser atendida.

 

Para evitar que esta frustração acabe com seus negócios, seja transparente e faça promessas viáveis. Também invista em estratégias e ferramentas de pós venda que permitam compreender como foi a experiência de compra para seu cliente. Experimente a ferramenta Yourviews para conquistar dados estratégicos a partir da avaliação de produtos. Saiba mais aqui!

 

Analisar e redefinir seu planejamento estratégico

Por fim, para manter seu plano de branding atual e competitivo, estabeleça prazos para analisar o desempenho das estratégias, para checar o impacto e redefinir novas metas e planos.  Para ajudar nesta avaliação estratégica, você pode utilizar a ferramenta Matriz SWOT, que ajuda a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ligadas a sua marca e a sua loja virtual. Consulte este modelo.

 

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