erp

Check list para escolher o ERP perfeito para seu e-commerce

 

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de software que permite a integração de todos os dados e processos de uma organização em um único sistema, facilitando a gestão e o planejamento dos recursos da empresa.

 

Ter um bom software ERP que integre os dados e processos da empresa, pode representar o diferencial entre um pequeno volume de vendas e o verdadeiro sucesso com o aumento da eficiência na gestão e nas conversões.

 

Para e-commerces, com o software certo é possível racionalizar melhor os processos e operar com maior eficiência em etapas como a gestão do estoque, os processos logísticos, o controle e gestão da carteira de clientes, o controle das vendas, dados financeiros e muito mais.

Como escolher o ERP perfeito?

Antes de começar a pesquisa, para não desperdiçar tempo analisando uma infinidade de sistemas, sem ter certeza sobre o que se procura, o melhor caminho deve incluir a identificação das reais necessidades.

 

Para isto, comece reunindo membros de diferentes setores da sua loja virtual. A opinião de cada um ajudará a identificar os pontos de melhoria a serem conquistados em cada setor (Marketing, vendas, atendimento, logística, financeiro, administrativo, etc).

 

Check list fundamental para escolher o ERP certo

 

Com as necessidades bem claras, diante da diversidade de sistemas, para não errar na escolha e ter certeza sobre a melhor opção, será preciso considerar pontos importantes como:

 

Compatibilidade com o sistema da sua loja

Comece solicitando garantias sobre a compatibilidade do ERP com o sistema da sua loja virtual e analise se há uma capacidade real que permita uma comunicação eficiente entre o sistema da loja e o ERP, por isto, não deixe de fazer testes.

 

Inclusão de CRM

Contar também com um serviço que permita o gerenciamento do relacionamento com clientes é uma ótima alternativa que certamente renderão à sua loja virtual um serviço ainda mais completo, além da garantia de um melhor serviço aos clientes, pois permitirá o reconhecimento e identificação de problemas e oportunidades em potencial com maior agilidade.

 

Dados em tempo real e personalizáveis

Os relatórios e dashboards são as melhores formas de acompanhamento e identificação de pontos estratégicos, por isto, é importante sempre checar os modelos dos relatórios e analisar as possibilidades de customização dos dados, para conseguir informações estratégicas segmentadas e insights de acordo com o que sua loja virtual precisa.

 

Flexibilidade e acessibilidade

Contar com um sistema ERP que esteja baseado em nuvem, permitindo o acesso a qualquer momento e em diferentes dispositivos, sem que isto comprometa a segurança e qualidade dos dados, é algo pelo qual vale à pena buscar.

 

Muitos ERP’s já permitem o acesso e funcionamento móvel, permitindo a sincronização inclusive através de smartphones. Outra vantagem de contar com este sistema em nuvem é a flexibilidade no orçamento, pois em geral eles são muito mais baratos.

 

Escalabilidade

Além das funcionalidades iniciais, o sistema ERP precisa demonstrar capacidade para comportar seu crescimento, permitindo a adição de novos usuários e inclusão de mais dados, sem que para isto seja necessária a inclusão de hardwares, reconfigurações técnicas complicadas ou suporte de uma equipe especial para manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *