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Aprenda como preparar seu e-commerce para vender mais em feriados e nas férias

 

Férias e feriados prolongados são períodos ótimos para investir em ações especiais para seu e-commerce impulsionar as vendas online. As datas comerciais comemorativas tendem a aumentar o interesse dos clientes, mas para aproveitá-las, é preciso planejar as ações promocionais, o orçamento em publicidade e as campanhas com bastante antecedência.

 

Algumas das grandes oportunidades nacionais para vendas que não podem ser esquecidas são: as Férias, Páscoa, Dia das mães, Dia dos Pais, Dia das crianças, Dia dos namorados, Black Friday, Dia do consumidor e Natal, mas além destas, há outras oportunidades como feriados regionais que também podem ser aproveitados com as estratégias corretas.

 

O desafio de competir com grandes redes

 

Para pequenos e-commerces pode ser um grande desafio se destacar, especialmente nas datas comemorativas nacionais, mas não é preciso temer, porque há oportunidades para todos e pode-se conquistar ótimos resultados, mesmo sem “bater de frente” com grandes líderes do mercado.

 

Para alcançar estes resultados, será preciso oferecer algo atraente e provocante, especialmente no que diz respeito à qualidade no atendimento dos clientes, para que ele enxergue em seu e-commerce uma oportunidade realmente especial.

 

Algumas estratégias recomendadas para se destacar são:

Ofertar produtos exclusivos e segmentados

 

Esta dica pode parecer óbvia, mas muitas lojas virtuais ainda se equivocam e acabam tentando entrar no mercado e competir oferecendo os mesmos produtos disponíveis em grandes lojas. Não é que este tipo de investimento não ofereça oportunidades lucrativas, é possível ser bem sucedido sim, no entanto, ao delimitar ainda mais o foco, as chances aumentam exponencialmente.

 

Ter um negócio com um nixo bem claro e definido, com um público ainda mais específico, permitirá entregar ofertas mais especializadas, produtos de maior qualidade e com maior relevância para seus clientes, conseguindo assim ampliar o volume de vendas com mais facilidade.

 

Conceder descontos especiais para seguidores e clientes

 

Uma fórmula de ouro é sempre focar no relacionamento com clientes, por isto, premiar quem já realizou compras e quem acompanha seu e-commerce será uma excelente forma de garantir recompras e aumentar a fidelização.

 

Para isto, antes da chegada do feriado ou data comemorativa especial, comece a divulgação de teasers da promoção que pretende realizar, encaminhe cartões de presente com promoções ou descontos especiais para quem segue sua loja em redes sociais e para quem já comprou em outros momentos. As redes sociais e as campanhas de e-mail marketing são ótimas alternativas e opções baratas para realizar este tipo de ação.

Crie ofertas originais

 

Além dos produtos normalmente ofertados, estes períodos podem permitir a inclusão de novidades em seu portfólio. Podem ser oferecidos produtos originais, podem ser lançadas novas coleções, além de diversas outras possibilidades.

 

Para potencializar o alcance destas ações, mantenha um cadastro ativo e organizado com o histórico de seus clientes, para identificar seus maiores interesses e afinidades. Assim, conseguirá selecionar produtos que correspondam exatamente às necessidades de seus clientes e aumentará ainda mais o potencial de conversão em vendas.

 

Uma ótima ferramenta para ajudar neste processo é a Yourviews, um sistema que permite acompanhar a satisfação de seus clientes, estimula a geração de avaliações e conteúdos sobre a sua loja e produtos, estimula as recompras, além de contribuir com diversas outras oportunidades estratégicas de vendas. Experimente Grátis a ferramenta!

 

Como calcular o orçamento de publicidade para ações promocionais corretamente

 

Pequenos e-commerces sabem o potencial das vendas em feriados e datas comemorativas, mas muitas vezes não entendem como distribuir seu orçamento da forma correta nestas ocasiões. Uma dica para começar corretamente é não direcionar todos os recursos para a data específica ou os últimos dias que o antecedem.

 

Ao optar por anunciar aos poucos, criando um cronograma de divulgação consistente, que inicie algumas semanas antes da data específica do feriado, é possível apresentar ofertas pontuais, despertar curiosidade dos clientes, apresentar as principais vantagens e claramente expor as condições de compras para gerar mais negócios.

 

Assim, espalhar seu orçamento destinado à publicidade, oferecendo vendas únicas quando outras empresas ainda não estão trabalhando maciçamente se tornará uma maneira muito mais eficaz de criar novos negócios e atrair retornos significativos.

 

Calculando o ROI das campanhas publicitárias online

 

O ROI (Retorno sobre investimento), é um cálculo que permite entender a relação entre os custo investidos e o ganho obtido em determinado negócio. Ao avaliar o desempenho de uma campanha publicitária online, será possível saber exatamente as vantagens e o lucro conquistados.

 

Para calcular o ROI de forma simples, basta seguir a fórmula:

 

Lucro líquido (valor investido nas ações – valor lucrado)

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Custo do investimento

 

Será preciso somar todas as vendas realizadas a partir da campanha, subtrair os custos aplicados para a realização dela, como por exemplo: gastos com links patrocinados, custos de campanhas de e-mail marketing, valores pagos a equipe contratada para esta finalidade, entre outros possíveis. Com este resultado, bastará dividir o valor obtido pelo total investido.

 

Só é preciso ser cuidadoso ao determinar o custo individual de cada lead (cliente convertido) gerado diretamente pela campanha especial, embora descobrir este valor também seja simples, há muitas variáveis que podem ser consideradas como referência, como:

 

  • Custo dos leads individualmente gerados pela campanha
  • Custo total dos leads
  • Custos individuais por ferramenta: Facebook Ads, Google AdWords
  • Custos por campanhas de e-mail marketing

 

Por conta destas variáveis é que não é possível determinar um modelo de fórmula único que sirva como referência fixa, pois as variáveis principais podem mudar de acordo com as necessidades de cada loja virtual.

 

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