Vale à pena investir em e-commerce no Brasil em tempos de crise?

 

 

O período de instabilidade econômica pelo qual o Brasil vem passando está limitando as decisões de investimentos, especialmente no varejo físico, que fechou 2014 com crescimento abaixo do esperado. Diante deste cenário, alguns varejistas e empreendedores se questionam se realmente devem investir em e-commerce no Brasil ainda este ano.

 

Em meio a um cenário pessimista, uma das primeiras reações é literalmente “apertar o cinto”, tomando medicas como cortes de investimentos, redução de custos e diminuição de pessoal, por exemplo, mas este não é o melhor caminho.

 

Embora os ajustes realmente tenham que acontecer, se você sonha empreender em um negócio novo ou expandindo sua empresa, saiba que nem tudo está perdido. Uma ótima opção de crescimento pode ser investir em e-commerce no Brasil, ainda este ano.

O e-commerce no Brasil como alternativa para o varejo

 

O varejo é um dos principais setores da economia, e embora as vendas de 2014 tenham sido afetadas pela inflação, crise de confiança e juros altos, como apontou a Fecomércio-RJ (Federação de Comércio do Estado do Rio de Janeiro), ainda assim, obteve crescimento.

 

Apesar do desempenho geral um pouco desanimador, uma informação muito importante que alguns pessimistas do mercado não têm levando em consideração é o desempenho positivo e ascendente do e-commerce no Brasil.

 

De acordo com um levantamento realizado pelo e-Bit, no ano passado, apesar do início da crise já afetar o desempenho das vendas no geral, o varejo online se destacou frente ao varejo off-line, alcançando um crescimento nominal de 24%, o que lhe rendeu uma arrecadação de 35,8 bilhões de reais.

 

Além deste dado revelador, as expectativas para o desempenho deste ano permanecem promissoras, pois os dados apurados pela mesma pesquisa do e-Bit estão prevendo um desempenho positivo de até 25% para 2015.

Inovar na internet: solução em tempos de crise

 

Apesar das dificuldades do mercado, há inúmeras oportunidades para quem é criativo e corajoso. A internet é, sem dúvidas, um dos melhores caminhos, por exigir menores investimentos e permitir uma comunicação mais precisa e assertiva com seus clientes.

 

Abrindo um e-commerce no Brasil você terá uma ótima alternativa para lançar produtos, conquistar novos clientes e mercados, mas saiba que para otimizar seus investimentos e os resultados através da internet, será preciso agir estrategicamente. Para fazer isto com muita eficiência você pode obedecer estas 3 regras de marketing:

 

Integre sua loja física com a virtual

Mantenha o padrão da identidade visual da sua marca em ambos os ambientes para facilitar a identificação de seus clientes e fazer com que ambos os canais se complementem, não os tornando rivais.

 

Sempre que realizar promoções e ofertas diferenciadas, elabore formatos que aliem as ações bem sucedidas nos canais off-line com a dinâmica e versatilidade que os canais online permitem.

 

Esteja atento à logística

O planejamento logístico é fundamental para construir credibilidade junto ao mercado, fortalecer marcas e gerar confiança entre os clientes. Sem atenção a este detalhe e sem planejamento de planos de contingência para suprir emergências, sua loja virtual pode estar fadada ao fracasso.

 

Inove no atendimento e na gestão

O atendimento e a gestão são áreas estratégicas valiosíssimas, que ajudam a posicionar o seu negócio a frente da concorrência. Para permanecer líder nesta corrida, busque sempre ferramentas alternativas inovadoras.

 

O sistema de avaliações e gestão de reviews, oferecido pela Yourviews, por exemplo, é uma alternativa ideal para quem pretende evoluir na gestão de relacionamento com o cliente.

 

Esta ferramenta, ajuda na conquista de novos negócios e também na gestão de qualidade de todo o processo. Descubra como ela funciona, solicite um teste grátis agora e fuja da crise investindo em soluções eficientes para aumentar suas vendas.

 

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