Vale à pena investir em Drop Shipping?

 

drop_shipping

Caso este termo seja novidade para você, saiba que Drop Shipping nada mais é do que um modelo de negócio em que as lojas virtuais não utilizam estoque próprio, contatando o fornecedor para este encaminhar os produtos diretamente ao cliente.

Neste artigo falaremos sobre as principais vantagens e desvantagens deste modelo logístico para lojas virtuais e pretendemos ajudar seu e-commerce a decidir se deve ou não adotar este procedimento.

 

 

Caso você ainda não esteja familiarizado com o procedimento logístico de Drop Shipping, tenha certeza de que na posição de cliente você já passou por esta experiência diversas vezes. 

 

Isto porque este modelo de gestão logística já é adotado por inúmeras lojas de maior porte, apresenta inúmeras vantagens e pode gerar também, grandes economias para as operações virtuais.

 

Mas antes de se encantar com as facilidades imediatas, é preciso estar atento às reais vantagens e desvantagens que este modelo pode oferecer. Confira as recomendações que a Yourviews separou para você analisar com segurança esta mudança na gestão do seu e-commerce:

 

Os benefícios do Drop Shipping

vantagens-do-dropshipping

Requer baixo investimento

Este é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios para quem opta por utilizar o Drop Shipping, pois com a exclusão da necessidade de estocar produtos de alguns ou de todos os fornecedores, passando a revende-los.

 

As encomendas são feitas a preço de atacado, masos produtos podem ser adquiridos em quantidades menores e o capital de giro necessário tende a ser bem menor.

 

Além da economia no capital de giro, também não será necessário investir grandes valores na locação e manutenção de espaços para armazenamento, reduzindo boa parte dos custos fixos.

 

Para gerir este processo, o que passará a ser necessário será apenas um computador, a plataforma para gestão do Drop Shipping e seus atributos.

Redução de déficit de mercadorias

Sem estoque, o risco operacional de que o investimento em mercadorias seja perdido, com a baixa demanda pelo mesmo também diminuirá significativamente.

 

Com o Drop Shipping você evita o risco de perder mercadorias ou ficar com produtos “encalhados”, caso as tendências de venda para o mesmo não se confirmem.

 

Melhora nos lucros

A prática do Drop Shipping, aliada a escolha de fornecedores com preços justos, a uma boa política de cancelamento de compras, a queda nos gastos com embalagens e fretes também garantirá uma melhora significativa nos lucros.

 

Flexibilidade de trabalho

Sem a necessidade de estar preso a um ambiente físico para gerir o estoque, será possível trabalhar a qualquer hora e em qualquer lugar, realizando apenas a tarefa de acompanhamento e monitoramento do processo logístico, remotamente.

 

Frete dinâmico

O frete para os clientes se torna mais dinâmico tendo em vista que neste modelo logísitico os fornecedores que oferecem o serviço de Drop Shipping costumam oferecer diversas modalidades de serviços de frete confiáveis, contando com uma gama de opções que em geral oferece garantias significativas de qualidade na entrega.

Disponibilidade para maior variedade de fornecedores

Com o Drop Shipping, sua loja virtual também pode trabalhar com fornecedores diversos, entregando produtos semelhantes, mas de marcas diferentes, o que dará ao cliente a chance de comparar diversos itens e marcas, para fazer a melhor escolha, tudo no mesmo lugar.

 

As desvantagens de trabalhar com Drop Shipping

dropshipping desvantagens

Como nem tudo são flores, além de tantas vantagens, este sistema de gestão logística também apresenta pontos que não são tão positivos assim, então para ter certeza sobre sua decisão final, sobre atuar ou não com este modelo, confira os pontos críticos de adotar esta prática.

 

Menor autonomia

Como as etapas de separação e envio dos produtos acabam sendo delegadas, o gestor do e-commerce não possuirá mais controle sobre a forma como estas são realizadas, estando, portanto, sujeito ao risco de queda na qualidade e personalização neste processo.

 

Menor controle do estoque

Caso as informações sobre o estoque da empresa fornecedora estejam desatualizadas, haverá o risco de que o cliente selecione a mercadoria e só ao final da compra receba a confirmação de que o produto está indisponível, gerando assim uma frustração na experiência de compra.

 

Restrição na gestão de problemas

Caso o vendedor entregue completamente suas operações a empresa parceira para realização de Drop Shipping, deixando de investir em ferramentas e no acompanhamento do andamento de cada pedido, caso haja problemas como extravio e atrasos na entrega, o diálogo com o cliente poderá ficar restrito e atrasar a tomada de providências para solucionar as questões envolvidas e isto pode causar danos à imagem da loja.

 

Cuidados extras com produtos importados

Para atuar com Drop Shipping comercializando produtos importados, a seleção do fornecedor deverá ser muito criteriosa, isto porque há barreiras como os procedimentos alfandegários que podem atrasar a entrega e gerar insatisfação nos clientes.

 

Além disso, no caso de retenção do produto, há custos extras e procedimentos burocráticos que deverão ser cumpridos e podem retardar ainda mais todo o processo.

 

Alta competitividade

Como este modelo de negócio é muito popular, há uma relativa saturação no mercado que exige do gestor da loja virtual um empenho ainda maior para obter destaque diante de seus concorrentes.

 

Tendo em vista que os produtos estão sendo oferecidos por muitas lojas, além da disponibilidade dos produtos, também é preciso realizar uma estratégia eficiente de precificação para garantir boas margens de lucro.

 

Conclusão

 

Não há dúvidas de que o Drop Shipping é uma excelente estratégia para gerenciar melhor a logística de e-commerces, além de reduzir significativamente custos em diversas etapas da operação, no entanto, para que esta prática se torne realmente vantajosa, é preciso adotar cuidados como:

  • Escolher os parceiros certos
  • Direcionar corretamente suas campanhas de marketing
  • Manter uma comunicação clara, efetiva e eficiente com seus clientes
  • Considerar todos os riscos envolvidos e se preparar para superá-los

Com a escolha correta e as devidas precauções, é possível sim aproveitar as vantagens e facilidades logísticas oferecidas pelo Drop Shipping e alavancar seus resultados.

 

Continue se especializando em como desenvolver uma logística competitiva lendo os próximos artigos da nossa série especial deste mês. O próximo artigo falará sobre Gerenciamento financeiro do e-commerce. Continue lendo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *