Sua loja virtual pode vender mais em cidades do interior

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Conheça as expectativas de crescimento das cidades do interior, entenda como isto beneficiará o mercado de varejo e prepare sua loja virtual para vender mais em cidades do interior.

O relatório “Capturando o Crescimento do Varejo no Interior do Brasil em Ascensão”, elaborado em parceria do The Boston Consulting Group (BCG)  com o CCCI (Centro de Insights do Consumidor), constatou uma grande chance para o varejo vender mais com o crescimento do mercado nas cidades do interior do país.

 

As regiões interioranas do Brasil estão em franco desenvolvimento e há expectativas de que até 2020, os consumidores que habitam estas regiões se tornem responsáveis por cerca de US$ 60 bilhões de novas compras.

 

De acordo com as estimativas, este volume de vendas deve ser responsável por mais de 45% do crescimento do setor varejista, e este crescimento não deve se restringir apenas às lojas físicas, com tantos clientes buscando produtos inovadores, qualidade e preço baixo, o e-commerce também pode se beneficiar muito com este crescimento

 

Porque seu e-commerce deve vender mais para o interior?

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A crise econômica vem desacelerando o consumo nas grandes capitais, mas por outro lado, esta queda também vem alterando positivamente o ritmo do consumo em cidades do interior.

 

De acordo com um estudo realizado pelo SEBRAE em 2014, o interior do Brasil, que conta 4,6 mil municípios e mais de 96 milhões de habitantes, equivalente a pelo menos 50% da população.

 

Esta população, por encontrar dificuldades para encontrar algumas variedades de produtos desejados nas lojas físicas, está se habituando cada dia mais a realizar buscas e compras pela internet, o que favorece muito o cenário de vendas para as lojas virtuais.

 

Outro dado que comprova este movimento foi apresentado por um mapeamento realizado pela Conversion, empresa especializada em Search Engine Optimization (SEO), que constatou um crescimento nas vendas de lojas virtuais para cidades do interior de São Paulo.

 

A pesquisa analisou cerca de 100 milhões de visitas em lojas virtuais em cidades como Campinas, Santos, Ribeirão Preto e Sorocaba. Além de verificar que elas estão entre as 10 maiores responsáveis pelo movimento do comércio eletrônico no estado, também foi identificado que o tíket médio das compras nestes municípios no último ano foi de R$ 320, acima da média em grandes capitais.

 

Para aproveitar este cenário promissor e conquistar mais vendas junto a este público, é preciso que sua loja virtual comece a focar nos clientes em cidades do interior, se preparando para se relacionar melhor com eles e para enfrentar os principais desafios desta expansão, estre eles, especialmente o desafio logístico.

 

Os desafios para vender mais no interior

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 Conhecer o perfil dos clientes e adequar as campanhas

 

Alguns dos negócios fracassam por não conhecerem adequadamente o perfil de seus clientes, especialmente quando começam a investir em regiões anteriormente pouco exploradas.

 

Para conseguir vender mais junto a clientes do interior, dedique um tempo para realizar uma pesquisa de mercado, para assim entender os padrões, preferências e comportamentos de compra dos consumidores do interior brasileiro e ofertar da forma certa e em momentos mais oportunos.

 

Além da pesquisa de mercado, não deixe de se aproximar do seu cliente do interior, investindo em ferramentas que ajudem na construção de relacionamento e na gestão da qualidade.

 

A ferramenta da Yourviews, por exemplo, poderá ser muito útil ajudando a coletar reviews e opiniões que servirão como informações estratégicas para aprimorar suas ações nesta região, além de trazer muitas outras vantagens. Para saber todas as utilidades e diferenciais, consulte aqui!

 

Atenção aos desafios logísticos

Com populações menos densas, organizar o sistema de entregas será, sem dúvidas, um dos maiores desafios para lojas virtuais iniciantes em regiões mais remotas, mas pode ser um esforço muito significante para ajudar a vender mais.

 

Para iniciar operações com segurança no mercado do interior, planeje bem os custos logísticos das operações. Comece a estudar as regiões nas quais pretende atuar, verifique as possibilidades de acesso a elas, estude a criação de parcerias logísticas e calcule bem os custos do frete para negociar com seus parceiros e oferecer a melhor vantagem possível aos clientes.

 

Estratégias para sua loja conquistar mais vendas no interior

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Planeje sua logística – Os clientes do interior consideram o prazo de entrega um dos diferenciais mais valiosos, por isto, investir em cuidados com a logística será indispensável.

 

Comece elegendo grupos de cidades próximas para analisar a concorrência, iniciar suas atividades e estruturar uma logística mais eficiente, firmando parcerias e diminuindo o prazo de entrega e as taxas cobradas.

 

Crie estratégias multicanal – Dependendo do porte da sua loja, pode ser interessante integrar o formato online com investimentos no off-line em algumas destas regiões.

 

Uma alternativa é investir na criação de showrooms e lojas conceitos. Você pode instala-las em cidades pólo ou com maior concentração habitacional, avaliando o raio de distância para as regiões que pretende alcançar.

 

Também abuse de estratégias com a ajuda das redes sociais, já que são praticamente uma unanimidade no acesso em qualquer região e além disso permitem o lançamento de campanhas direcionadas para regiões.

 

Você pode criar campanhas e promoções direcionadas e entregar ofertas especiais para clientes e seguidores das suas páginas sociais, oferecer bônus especiais e entregar cupons de desconto.

 

A criação e o uso de aplicativos para sua loja virtual vender mais também é outra opção de estratégia multicanal valiosa. Mesmo que não tenha recursos para criar seu próprio aplicativo, comece a analisar a opção de integração com aplicativos.

 

Há alternativas que entregam descontos, cupons, promoções e até mesmo integram sua loja virtual com as redes sociais. Analise alternativas de aplicativos para ajudar na divulgação da sua loja virtual como: Buscapé, Saleshub, Yourviews , MobFirst MPE, Mobo, entre outros.

 

Focando nestas ações estratégicas, ficará muito mais fácil de expandir sua atuação e vender mais!

 

Gostou deste artigo e se interessou pelo tema? Aproveite para ler os demais conteúdos da série deste mês sobre oportunidades e estratégias de vendas no e-commerce. Não deixe de acompanhar nosso próximo artigo que falará sobre como conteúdos personalizados podem ajudar sua loja virtual a vender mais.

 

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