Como calcular o ROI do seu e-commerce e medir os resultados

mensurar resultado do e-commerce

 

De nada adianta bolar uma ação super criativa para sua loja virtual, sem medir os resultados com eficiência. Para fazer isto corretamente é preciso calcular o ROI do seu e-commerce, traçar metas e acompanhar o desempenho com eficiência. Separamos dicas e recomendações especiais que podem ajudar muito a gestão e o desempenho da sua loja virtual.

 

Há inúmeras referências que permitem mensurar o resultado da sua loja virtual e com tantos indicadores disponíveis, pode ser difícil manter o foco para monitorar os dados certos, já que eles podem mudar de acordo com a fase do seu e-commerce e o plano de expansão desejado.

 

Um bom caminho para iniciar é definindo o ROI (sigla em inglês que se refere ao retorno sobre investimento), alcançado pelo seu negócio. Apesar dele parecer um cálculo complexo, é possível avaliar o calcular o ROI do seu e-commerce sob perspectivas diferentes. Você pode avaliá-lo:

 

Definindo metas principais

calcular o ROI com metas

Antes de qualquer coisa, é preciso saber onde se deseja chegar, e a melhor forma de fazer isto é determinando suas metas principais, deixando-as claras. Para saber exatamente como anda o resultado geral do seu negócio, comece determinando os objetivos principais que espera alcançar.

 

Entre as definições iniciais podem estar: aumento na sua audiência, ganho de visibilidade, aumento nas vendas ou qualquer outro objetivo principal, que reflita o que seu e-commerce realmente está precisando no momento. A partir disto, você estará pronto para a próxima etapa.

Mensurando KPI’s

KPI

Também conhecidos como indicadores de performance, os KPI’s devem ser o parâmetro inicial da sua avaliação. É importante entender que cada canal deve possuir indicadores personalizados e que nem sempre a conversão em vendas será o melhor indicador de sucesso.

 

Nas redes sociais, por exemplo, avaliar conversões em vendas pode não ser o melhor caminho, já que tradicionalmente as pessoas as usam para interação, sem o propósito de compra.

 

Apesar do facebook ter dado uma mãozinha, criando os botões de ação, neste caso, os KPI’s mais recomendados para avaliar o resultado desta mídia são: engajamento, interação, redirecionamento de tráfego, menções e alcance da audiência.

 

Alavancando seu tráfego online com gestão de links

trafego-qualificado

Uma boa estrutura de geração de links tem poder especial para ajudar seu e-commerce de diversas formas: no desempenho SEO, na captação de novos clientes, na captação de parcerias, no engajamento de clientes, além de muitas outras formas.

 

Comece aplicando melhorias na gestão dos seus links internos, para alavancar o desempenho das suas páginas, criando redirecionamentos com links em seus conteúdos e depois parta para um plano de geração de backlinks.

 

Os backlinks podem ser criados através de parcerias com valiosos players do nicho do seu e-commerce, através da produção de conteúdo informativo sobre seus produtos e até mesmo com a divulgação feita em mídias sociais.

 

Monitorando o funil de vendas dentro do seu site

funil-vendas-e-commerce

Após aumentar os acessos à sua página, com um projeto de gestão de links, o ideal para avaliar o resultado do seu e-commerce é elaborar e monitorar estratégias de funil de vendas.

 

O funil de vendas é basicamente o caminho que o cliente percorrerá até a concretização da compra. Para iniciar este processo você precisa já conhecer bem o perfil do público e entender características e hábitos comuns dos grupos de consumidores na mesma classificação.

 

Para iniciar isto de forma simples, experimente lançar campanhas com links personalizados (utilize a ferramenta bit.ly, por exemplo). Experimente criar um link personalizado para cada canal principal em que divulgar sua campanha.

 

A partir disto, você conseguirá monitorar a quantidade de cliques, identificar quais canais lhe rendem os melhores resultados e comparar o total de cliques com a conversão final em vendas, conseguindo calcular o ROI de suas campanhas para o resultado final.

 

Dicas de ferramentas para ajudar a calcular o ROI  do seu e-commerce

 

Além destes métodos de mensuração abordados acima, existem muitas outras soluções mais completas, com ferramentas mais estruturadas e mapeamentos mais detalhados de KPI’s que podem ajudar significativamente o desempenho do seu e-commerce.

Para planejamento estratégico

comScore: Excelente opção para ajudar com o planejamento de mídia online. Com ele é possível acompanhar a audiência e avaliar o perfil dos usuários que acessam o site. Com seus relatórios de desempenho fica mais fácil identificar inclusive, os veículos mais adequados para compra de mídia e realizar o acompanhamento de concorrentes.

Para mapeamento do resultado do site

Google Analytics: uma das referências mais utilizadas para avaliar dados como frequência de acesso, interações, origem paga, orgânica, além de outros dados. Ele permite o acompanhamento dos fluxos de navegação e interações dentro de site e hotsites e também possui relatórios que ajudam na definição e acompanhamento do funil de vendas de seus clientes.

 

Para monitorar Mídias sociais

Facebook Insights: Disponibilizada pelo próprio Facebook, estes relatórios facilitam a gestão corporativa, permitindo o acompanhamento do alcance de todas as ações, interações e performances de cada uma das publicações.

 

Seekr: Outra fonte de informações para mensurar o resultado das redes sociais, ele controla as interações, mapeia menções espontâneas, além de outras funções.

 

Para verificar desempenho offline

Intelimidia: Serviço de tracking de telefone, que permite avaliar a performance de campanhas off-line, realizando a medição do volume de ligações geradas a partir de determinado anúncio/veículo.

 

Para estimular conversão

 

Yourviews: Uma ferramenta inovadora, que através do estímulo aos reviews, permite um gerenciamento aprofundado da qualidade de todo o processo de compra, disponibiliza painéis de gestão personalizáveis e proporciona melhoras na taxa de conversão, recompra e geram maior confiança na marca.

 

Quer entender melhor sobre os benefícios de acompanhar a qualidade do seu e-commerce? Acompanhe também as dicas estratégicas que separamos no post “Como turbinar seu e-commerce para vender mais“. Além disso, experimente grátis uma ferramenta completa que permite gerenciar o relacionamento com seus clientes e estimular a conversão, Fale com os consultores da Yourviews e experimente esta ferramenta agora mesmo!

 

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