Social Mobile Commerce: oportunidade e desafios

Social Mobile Commerce

Com o crescimento das interações tecnológicas com dispositivos móveis, os e-commerces precisam planejar ainda mais seus passos estratégicos. Para se destacar dos concorrentes, descubra neste artigo oportunidades e tendências que podem ajudar sua loja virtual no relacionamento com seus clientes, no desenvolvimento de estratégias e no aumento de vendas, investindo em Social Mobile Commerce.

 

Você já conhece bem o conceito de Social Mobile Commerce? Caso ainda não tenha ouvido falar ou tenha dúvidas, saiba que ele trata da realização de vendas com a ajuda de lojas virtuais presentes nas redes sociais, mas com uma adaptação especializada para clientes que realizam acesso com a ajuda de dispositivos móveis.

 

Com o novo perfil do consumidor, que busca soluções e respostas rápidas, passa a maior parte do dia conectado em seu celular e sempre interage nas redes sociais, reunir todas estas formas de utilização e torna-las uma oportunidade de vendas faz toda a diferença nos resultados.

 

Crescimento do Social Commerce no Brasil

Social commerce

Em todo o mundo agregar as redes sociais às estratégias de marketing voltadas para vendas é um caminho cada vez mais utilizado e no Brasil não é diferente. Já há estimativas de que esta modalidade do comércio eletrônico já tenha movimentado cerca de R$ 100 milhões por ano.

 

Além disso, até 2018, o crescimento deverá atingir a marca de R$ 1,8 bilhão em transações, o que traz números muito animadores para o mercado, mesmo correspondendo a apenas uma pequena fatia, cerca de 6%, de todo o mercado de comércio eletrônico.

 

Bom desempenho do Mobile Commerce no Brasil

mobile marketing

Também conhecido como m-commerce, a tendência de vendas utilizando dispositivos móveis já é um fato cada dia mais em ascensão no país e é impulsionado especialmente pelos novos consumidores mais jovens.

 

Com idade entre 18 e 34 anos, esta geração de consumidores brasileiros vem ajudando a impulsionar o m-commerce nacional. Como apurou uma pesquisa realizada em parceria pelo Paypal e o Instituto Ipsos, 59% dos que experimentaram comprar com o m-commerce no Brasil pertence a esta faixa etária.

 

Social + Mobile: mais oportunidades que o Social Mobile Commerce traz

social mobile marketing

Entendendo um pouco sobre o potencial do mercado e os avanços que os formatos de vendas via redes sociais e mobile vêm conquistando, fica ainda mais fácil entender como esta junção pode ser ainda mais lucrativa para sua loja virtual, não é mesmo?

 

Diante destas vantagens e de tantas oportunidades de crescimento, com o número de brasileiros que utilizam celular crescendo sem parar, é importante conhecer os principais desafios que sua loja virtual enfrentará para se preparar e criar uma estratégia de Social Mobile Commerce estruturada.

 

Desafios do Social Mobile Commerce

 

Agilidade no atendimento

É preciso garantir que o cliente não tenha dificuldades em nenhuma das etapas, desde o carregamento da página, até o fechamento da compra.

 

Para superar este desafio é preciso priorizar a utilização de canais eficientes de comunicação que sejam dinâmicos, além de testar a qualidade e o desempenho do site regularmente.

 

Gerenciamento de pagamentos móveis

Como o objetivo de conversão é a meta principal, será preciso simplificar o processo de compra, para isso podem ser adotadas práticas como o cadastro e login em poucos toques e até mesmo a inclusão de sistemas de pagamento como os disponibilizados pela Amazon, Paypal, PagSeguro e outras empresas que simplificam o processo de pagamento para quem já é cadastrado.

 

Eficiência na integração de canais

Por estar presente em diferentes canais e completamente adaptado a se comunicar utilizando todos eles, o cliente também espera encontrar produtos e lojas do seu interesse nestes mesmos espaços virtuais.

 

Diante disto, seu e-commerce precisa integrar as operações e padronizar a condução do atendimento em todo o ambiente virtual, para manter o padrão de qualidade e a uniformidade das informações. Analise quais os canais são mais utilizados por seus clientes, estude-os e crie estratégias segmentadas.

 

Qualidade na gestão de relacionamento

O bom atendimento é a chave para a sustentabilidade de todo e-commerce e mantê-lo em equilíbrio sempre será um grande desafio. No universo do Social Mobile Commerce, por contar com a facilidade de monitoramento dos dados de seus clientes, aproveite para analisar estas informações.

 

Com estes dados analisados, invista na construção de relacionamento com seus clientes, se desejar aprimorar ainda mais o relacionamento, aproveite os recursos de ferramentas como a Yourviews que, através do incentivo aos reviews, permite uma aproximação maior com o cliente e ainda ajuda na recompra.

 

Para continuar acompanhando mais sobre as tendências do mercado mobile e as oportunidades que podem ser aproveitadas pelo seu e-commerce, continue acompanhando nossa série de conteúdos deste mês. No próximo artigo, dicas sobre integrações estratégicas para m-commerces.

 

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