SEO e os conteúdo gerado por usuários

SEO e o conteúdo gerados por usuários

Como o conteúdo gerado por usuários (UGC) se tornou um aliado essencial no e-commerce

Mecanismos de busca, como o Google, adoram conteúdos novos e diversificados. Esta é a engrenagem que promove a busca orgânica e é aí que sua loja pode conseguir uma melhor posição no ranking de busca.

 

Pense nos maiores e mais visitados sites de hoje em dia: Facebook, Instragram, Youtube, Twitter, Wikipedia. O que eles têm em comum? Muito simples: conteúdo gerado por seus usuários. Estamos em um momento onde o social compõe uma parte enorme e importante do conteúdo da Internet.

E onde sua loja se encaixa aí? Esse é um problema antigo: a maioria das páginas dos seus produtos contém um texto padrão, descrevendo detalhes do mesmo, como escrito pelo fornecedor. Raramente, no entanto, essa descrição é diferente daquela dos seus concorrentes. E se há algo que o Google odeia é conteúdo repetido e duplicado.

Diversos e-commerces utilizando a mesma descrição de produto.
Diversos e-commerces utilizando a mesma descrição de produto.

 

E o que o Google mais gosta? Juntando os dois primeiros parágrafos chegamos a uma resposta simples: conteúdo rico, real e único. Editar todas as descrições de todos os seus produtos, no entanto, é um trabalho muito dispendioso. Gastar recursos numa tarefa destas é impensável.

 

Entra nesse momento o Conteúdo Gerado pelo Usuário (ou, do inglês, User Generated Content – UGC), que é tudo aquilo que seus usuários escrevem sobre sua loja ou seus produtos. O exemplo mais comum são as Avaliações (ou Reviews) dos Produtos: quando um cliente decide dizer o que achou sobre o produto que comprou, dizendo detalhes de uso, pontos positivos e negativos e fazendo recomendações, ele está gerando conteúdo exclusivo para a página do seu produto. Quando o Google verificar este conteúdo, entenderá que seu site está “vivo” e continuamente gerando conteúdo útil para a comunidade – sem dúvida dando um posicionamento melhor no ranking de buscas.

 

A Yourviews acredita fortemente que este tipo de conteúdo é o futuro da internet e oferece uma gama de ferramentas para seu e-commerce se tornar uma comunidade ativa e viva, com usuários gerando conteúdo relevante e imprescindível em sua loja.

 

Além disso, também apoiamos boas práticas de atendimento e investimentos no relacionamento com o usuário para proporcionar atendimento e experiências personalizadas. Para aprender mais sobre o assunto,  também leia nosso artigo “Feedback pós-vendas pode render mais lucros“.

2 comentários em “SEO e o conteúdo gerados por usuários

  1. Como o conteúdo dos reviews é inserido pela Yourviews nas páginas de produto, e principalmente, como esse conteúdo é indexado pelos mecanismos de busca?

    1. Olá Claudio,

      A inserção é através de Javascript. A Yourviews fornece um código que é colocado na loja para exibição das avaliações.
      A indexação é feita normalmente pelo Google, que entende que o conteúdo das avaliações – embora venham do Javascript – pertencem à loja, e dá peso adequado ao e-commerce. Por exemplo, busque o trecho “ficou ótima no meu corpo uso manequim 38 e a numeração P” (que é um pedaço de uma avaliação) no Google e veja que ele aponta para um de nossos clientes 😉

      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *