Saiba como evitar erros que enfraquecem sua marca e seu e-commerce

Evitar erros da sua marca

Todo negócio, para se tornar bem sucedido, passa por um período com uma série de erros e acertos. E se você está construindo sua marca online, saiba que aprender com suas próprias falhas e com as dificuldades alheias é um bom caminho para o sucesso.

 

Aprender com o erro é uma prova difícil, porém, extremamente valiosa para diferenciar negócios imaturos dos sustentáveis. Ele não deve ser encarado como um ponto final, ao contrário, precisa ser usado como uma oportunidade de recomeçar e inovar processos, estimulando a criatividade, ao invés de ser encarado como um ponto final.

Principais erros de e-commerces e soluções possíveis

 

Escolha da plataforma inadequada

Muitas são as opções de plataformas disponíveis no mercado, e com isto, alguns lojistas podem se equivocar na escolha da ferramenta certa, selecionando um modelo padrão que não atende às necessidades do seu e-commerce.

 

ATENÇÃO: Apesar das diversas opções no mercado, não economize tempo com esta análise. A escolha da plataforma ideal para sua marca precisa ser criteriosa, por isto, analise itens como:

 

  • As demandas de layout que sua loja virtual precisa
  • A frequência e eficiência das atualizações
  • O sistema de integração com outras ferramentas
  • As funcionalidades de gestão oferecidas

 

Atendendo estas características, você terá certeza de que encontrou a plataforma ideal para manter sua loja virtual otimizada e funcional.

 

Logística problemática

logística da sua marca

Um dos maiores motivos de insatisfação dos clientes que compram em lojas virtuais está relacionado às dificuldades de logística e envolve problemas como entregas demoradas, dificuldade de acompanhamento de pedidos e falhas nas entregas.

 

ATENÇÃO: Qualquer uma destas razões pode arruinar a sua marca online e para ser bem sucedido e tornar a sua marca uma referência positiva, analise as opções de contrato com os correios, elabore planos de contingência para suprir dificuldades, planeje subsídios para agradar seus consumidores e também reveja suas condições de logística reversa. Outro ponto importante é a negociação que você faz com operadores logísticos: você sempre pode tentar melhorar seu contrato e baratear seus custos com frete – transportadoras possuem margem para essas negociações.

 

 

Baixo investimento no relacionamento com cliente

Apesar do perfil de compra do cliente off-line ser diferente do cliente online, todos prezam por um excelente atendimento. O cliente online ainda se torna mais desafiador por exigir mais dinâmica e agilidade, por isso, deixar de investir em canais de atendimento e no relacionamento com cliente pode trazer muitos prejuízos para sua marca.

 

ATENÇÃO: Muitas são as opções de canais de atendimento. Você pode escolher entre Chat Online, Central telefônica, redes sociais, e-mail, aplicativos e até mesmo outros meios mais modernos.

 

Entenda que você não precisa utilizar todas, seja prudente e opte pelos canais que realmente conseguirá dar conta. Informe horários de atendimento e prazos de resposta e cumpra-os para evitar frustrações.

 

Usabilidade problemática

Seu site precisa ser pensado para facilitar a procura e apresentar soluções e respostas facilmente para seus clientes. Um menu complicado, filtros de pesquisa mal elaborados, ausência de versões responsivas podem destruir sua marca e espantar clientes definitivamente.

 

ATENÇÃO: Incluir um layout clean e agradável, pôr informações e buscas intuitivas e investir na criação de páginas friendly mobile pode salvar o seu negócio e posicionar sua marca como referência, por isto, procure ajuda profissional para ajustar a estrutura de seu site e otimizar sua usabilidade e seus resultados.

 

Má reputação da sua marca

avaliação da sua marca

Por mais que sua loja virtual se dedique para conquistar novos clientes, manter os atuais é fundamental. Para ajudar nesta missão, uma das melhores formas é aprender a solucionar conflitos e resolver insatisfações, para evitar que seja criada uma má reputação equivocada da sua marca.

 

ATENÇÃO: Dedique-se a responder rapidamente as solicitações de dúvidas e seja solícito quando notar uma reclamação. Uma das formas inteligentes de gerenciar este risco e se tornar competitivo é investindo em um sistema de gestão de avaliações de clientes como o oferecido pela Yourviews.

 

Com ele você estimula a avaliação do produto, coleta opiniões sobre a loja, resolve problemas antes que eles se agravem, melhora o SEO da sua página e estimula a recompra. Experimente agora e comprove os resultados.

 

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