Saiba como escolher o melhor Gateway de pagamento para seu e-commerce

 

GATEWAY DE PAGAMENTO

Você sabe o que deve considerar antes da escolha das melhores soluções de pagamento para sua loja virtual? Caso tenha dúvidas, neste artigo você entenderá um pouco melhor sobre Gataway de pagamento, o que deve considerar antes de escolher e muitas outras informações úteis.

 

 

O gateway de pagamento é um dos serviços mais importantes e de escolha mais delicada para que o e-commerce possa dar certo. Diretamente ligado à parte financeira e de prevenção à fraudes, fazer a escolha errada ou gerir este serviço de forma inadequada pode prejudicar muito sua loja virtual.

 

Um pouco mais sobre gateway de pagamento?

 

O gateway de pagamento é formado por um sistema que realiza todos os processos de transferência, controle, envio e recepção de informações das transações de cartão de crédito. Ele utiliza conexões seguras com a internet e disponibiliza toda uma infraestrutura que permite ao gestor do e-commerce aceitar e acompanhar diversas formas eletrônicas de pagamento.

 

Há pelo menos duas formas de implementar um gateway de pagamento ao seu site: uma delas é conduzindo seu cliente para um site externo, onde será processado o cartão ou a outra opção de pagamento de compras. A outra modalidade permite o processamento junto ao API (Application Program Interface), integrado ao servidor da loja, não sendo necessário o login e cadastro em sites externos.

O que considerar na escolha do seu Gateway de Pagamento

 

Há uma série de recurso e serviços disponibilizados pelo Gateway de pagamento, mas para não adianta escolher a maior quantidade de serviços. É preciso considerar quais são as melhores alternativas que contemplam as necessidades da sua loja virtual, por isto considere:

 

Compatibilidade com o carrinho

É crucial verificar a compatibilidade com o sistema existente na sua loja online, especialmente se você já comprou e instalou o software de seu e-commerce.

 

PCI Compliance

O gateway de pagamento que escolher deve estar de acordo com as normas PCI (PCI-DSS) ou usar uma fonte confiável para atender aos padrões requisitados, para garantir a segurança das suas transações.

Se deseja saber mais sobre PCI Compliance acesse aqui.

 

Cartões e divisas suportados

Uma das informações mais básicas a considerar é quanto aos tipos de cartões de crédito que o sistema poderá processar. Caso pretenda internacionalizar sua loja, também verifique os suportes para moedas ou cartões de bandeiras internacionais e outras formas de pagamento com cotações em moedas estrangeiras.

 

Qualidade do atendimento e suporte

Sempre verifique se o gateway de pagamento que está analisando disponibiliza ferramentas de gestão para a revisão do balanço e da história da conta do cliente. Além disso, teste as centrais de suporte e atendimento para avaliar a qualidade e agilidade no esclarecimento de dúvidas.

 

Detecção e prevenção de fraudes

Um bom gateway de pagamento pode oferecer ferramentas automatizadas para ajudar a combater fraudes em compras com cartão de crédito. Este suporte deve ser capaz de identificar operações suspeitas e garantir suportes como o Sistema de Verificação de Endereço (ou AVS – Adress Verification System), que ajuda a garantir que o endereço da fatura do cartão de crédito do cliente está correto e compatível com o do cadastro do emissor do cartão de crédito.

 

Caso a opção de gateway de pagamento escolhida por você não tenha um sistema anti-fraude em seu pacote de serviços original, mas atenda as demais necessidades do seu e-commerce, saiba que poderá  contratar serviços adicionais que complementem este recurso. Uma das opções disponíveis no mercado é o ClearSale.

 

Os custos no contrato de Gateway de pagamento

As taxas podem variar muito entre um serviço e outro, além disso, caso deseje incluir pacotes adicionais, isto também poderá interferir nas despesas do contrato. Em geral, as taxas mais comuns que você deve conhecer antes de contratar um gateway de pagamento para sua loja virtual são:

  • Taxa de activação do serviço– Geralmente ela é paga uma única vez, e graças à concorrência do mercado, é passível de negociação.

 

  • Mensalidade ou anualidade – Este valor, em muitos casos, se baseia no número de transações  processadas pelo gateway de pagamento. Com operações em volumes maiores, também é possível negociar descontos.

 

  • Taxa por transação– Em geral, é cobrado um percentual em cima de cada uma transação. Compare estes valores para verificar qual é mais vantajoso para seu e-commerce.

 

  • Taxas de retirada– Não é uma regra, mas podem ser cobrados valores no momento da transferência dos fundos para sua conta bancária.

 

  • Taxas de estorno (Chargeback)– São despesas geradas quando há devolução de dinheiro a um cliente. Os chargebacks acontecem quando há contestação de cobrança nos cartões de crédito por parte do cliente.  Sempre que isto ocorrer, você será responsável pela devolução integral do estorno e por isto, o gateway de pagamento também poderá cobrar uma taxa fixa sobre este estorno.

 

Atenção ao contrato e às prestadoras

 

Para a decisão final, não deixe de ler detalhadamente o contrato do prestador de serviços de gateway de pagamento. Analise com calma e antecedência todos os serviços que serão cobrados e qual os valores.

Não abra mão de poder contar com um helpdesk e suporte técnico gratuitos e não se prenda a um fornecedor que cobra uma taxa de rescisão caso opte por mudar de fornecedor de serviços.

Para finalizar sua decisão, sem arrependimentos, simule o número de transações mensais para calcular melhor seus custos. Não deixe de verificar as garantias de segurança nas transações, negocie taxas e tire todas as suas dúvidas antes de finalizar o contrato.

 

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