A América Latina vem se destacando no cenário mundial de lojas virtuais e o e-commerce brasileiro é um dos grandes responsáveis por este resultado e alto desenvolvimento, isto porque conforme relatório da eMarketer, todos os países latinos juntos devem vender mais de 47 bilhões de dólares ainda em 2015.
Entenda o porque deste desempenho e como aproveitar as oportunidades para sua loja virtual
Deste total em vendas, somente o e-commerce brasileiro deve representar 19,79 bilhões de dólares, o que corresponderá a 41% do faturamento total da região. Uma marca que, sem dúvida alguma, coloca o país em posição de liderança no setor.
O mesmo estudo da eMarketer também indica o tamanho do mercado, para isto ele utiliza dados como o potencial de clientes. No Brasil, por exemplo, onde há atualmente 49,7 milhões de consumidores, até 2019 o crescimento superará a marca de 84,75 bilhões de dólares de faturamento.
O sucesso do e-commerce nos últimos 20 anos
Não é de hoje que o e-commerce brasileiro acumula bons resultados. Este bom desempenho possui um histórico positivo no país há pelo menos 20 anos, quando começaram as operações no país e desde então não parou de crescer.
Ao longo dos anos, com a evolução da tecnologia por trás da internet, a democratização do acesso, permitindo a conexão em todas as camadas sociais e a grande expansão do acesso via mobile, o e-commerce foi se tornando ainda mais popular e bem aceito pelos consumidores.
Sobre o cenário para os próximos anos de desenvolvimento, há especialistas que apontam o grande destaque do mercado virtual, especialmente do e-commerce brasileiro, onde seu potencial pode ser ainda maior aliado ao mercado de vendas físicas.
André Shinohara, especialista em e-commerce, considerado um dos pioneiros do e-commerce brasileiro, que já atuou junto a grandes empresas como Submarino, Phillips, Privalia e FastShop, por exemplo, declarou:
“Com a evolução de serviços e de ferramentas de data mine, o que eu enxergo e imagino é que nós teremos uma conversão entre canais físicos e virtuais cada vez maior. Vai chegar um momento em que as pessoas vão usar de fato a loja física como experimentação e a loja online como serviço de captura e entrega de produtos e vice e versa”, declarou durante uma entrevista ao observatório ecommece Brasil.
Como o desempenho do varejo físico melhora com ajuda do e-commerce brasileiro?
Confirmando a tendência percebida por Shinohara, a pesquisa realizada pelo SpendingPulse constatou o crescimento do varejo online, seguindo na contramão das quedas das vendas realizadas por lojas físicas.
A pesquisa comprovou que nos primeiros sete meses de 2015 o e-commerce brasileiro avançou entre um e dois dígitos, tendo como resultado mais baixo, o do mês de junho, com apenas 4,1% de crescimento.
Em contrapartida, o varejo off line, durante o mesmo período teve resultado negativo em praticamente todos os meses, com resultados positivos apenas em janeiro, com 0,5% de crescimento e em março com 4,1% de alta, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Investimentos de varejo off-line combinado com o e-commerce brasileiro para melhorar resultados
Algumas das alternativas para driblar a crise e não perder vendas tanto no varejo online quanto no off-line é investindo em promoções e combinando-as entre os diferentes canais. Uma das alternativas práticas é utilizando os cupons de desconto.
Com a ajuda de ferramentas online, como o CupoNation, por exemplo, uma plataforma que apresenta ofertas e cupons de desconto, muitos varejistas vêm conseguindo estimular seus clientes a comprarem com apelos especiais de promoção.
Um balanço realizado pela própria empresa, analisando os períodos de janeiro a julho de 2015 registrou um aumento de aproximadamente 41% no número de usuários que acessaram o CupoNation.
“Identificamos um aumento no interesse por cupons de desconto que parte desde consumidores até varejistas.” Afirmou Maria Fernanda Antunes Junqueira, co-fundadora e CEO do CupoNation.
“Para os consumidores é uma forma de poder continuar consumindo de forma mais econômica. É possível encontrar ótimas oportunidades de compras em sites de cupons de desconto”, acrescentou a executiva.
O crescimento do e-commerce brasileiro de acordo com o Relatório webshoppers 1º semestre 2015
Para ficar ainda mais seguro e otimista com relação aos investimentos em lojas virtuais, saiba que há pelo menos 10 estatísticas positivas apresentadas pelo relatório semestral da webshoppers que afirmam o momento positivo para investimentos. Os principais dados são:
- O e-commerce brasileiro cresceu 16% em comparação com 2014
- O Faturamento total no semestre foi de R$ 18,6 bilhões
- O Tíket médio do e-commece brasileiro cresceu 13% no primeiro semestre
- Os clientes gastaram em média R$377 em compras
- 10,1% das compras foram feitas por dispositivos móveis
- Atualmente mais de 17,6 milhões de consumidores fizerem pelo menos uma compra
- 54,2% de compras tiveram pagamento à vista
- Apenas 3,59% das compras foram parceladas em 11x
- Tempo de exposição mensal, que os usuários passaram na internet foi de 19h38min
- O número de pedidos foi de 49,4 milhões, um aumento de 2,5%
Se interessou pelo assunto e quer saber ainda mais como aproveitar as oportunidades do e-commerce brasileiro e aumentar suas vendas? Continue acompanhando nossa série de conteúdos deste mês sobre estratégias de vendas. Em nosso próximo post, confira dicas sobre como vender mais com ajuda das redes sociais.