O avanço e as estratégias para o m-commerce no Brasil

m-commece no Brasil

Os avanços da interação mobile entre clientes, marcas e lojas é notável e já se tornou um caminho, irreversível. Diante disto, é preciso conhecer melhor o mercado para aproveitar as oportunidades e criar as estratégias certas. Neste artigo você verá dados sobre o m-commerce no Brasil e dicas estratégicas para aproveitar este mercado em ascensão.

 

Muitos são os dados que comprovam os avanços do mercado mobile na economia nacional, especialmente no que diz respeito ao m-commerce no Brasil.

 

O estudo “State of Mobile Marketing”, da Criteo, constatou que no primeiro trimestre de 2015, 14% das compras online foram realizadas via mobile, o que reforça o desenvolvimento e amadurecimento do m-commerce no Brasil.

 

Além deste estudo, outra pesquisa, que apresenta um levantamento sobre o mercado em 2014, realizada pela Pagtel, empresa de pagamentos móveis, em parceria com a Mobi.life, especializada em dispositivos móveis, apontou que 70% dos brasileiros já realizaram compras via celular ou tablet.

 

O m-commerce no Brasil e a liderança entre os latinos

Mais uma pesquisa sobre o mercado mobile, desta vez realizada com milhares de entrevistados em diversos países e divulgada pelo site Groupon, de compras coletivas, mostrou que entre os países latinos entrevistados: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México, somos líderes com a maior taxa de compra via mobile.

 

Enquanto nestes cinco países juntos a média de compras por dispositivos móveis é de 15,6%, individualmente, o m-commerce no Brasil supera esta média, apresentando a maior proporção de compras via celular, com um índice de 20,6%.

 

Além do Brasil, a média dos demais países entrevistados segue a seguinte ordem: México, em segundo lugar com 19,7%; seguido pela Colômbia, com 17,2%; logo após o Chile, com 12,8% e por fim a Argentina, com o menor índice de compras online via celular, com apenas 8%.

 

Porque seus clientes compram mais via mobile?

comprando pelo celular

A pesquisa divulgada pelo Goupon também apresentou outros dados sobre o mercado do m-commerce, entre eles estão os principais motivos para que os clientes comprem online.

 

Entre as principais razões para o fortalecimento do m-commerce foram indicados:

 

  • Os preços mais atrativos, para 76,6% dos entrevistados
  • A conveniência e praticidade, para 63,5%
  • A facilidade de compra, para 52,9%
  • Possibilidade de encontrar produtos diversos, para 44,7%
  • Variedade de lojas e produtos disponíveis online, para 30,4%
  • Segurança dos sistemas de m-commerce para 22%

 

Como conquistar clientes e vender mais com m-commerce?

vender mais mobile

Nós da Yourviews separamos pelo menos 3 dicas estratégicas para ajudar sua loja virtual a alcançar este público adaptado à realidade do m-commerce. Será possível alavancar seus resultados de vendas através do mercado mobile realizando ações como:

 

1.      Investindo em uma otimização completa

 

Ter um design responsivo é muito mais do que checar se seu site está formatado para o tamanho da tela de tablets e celulares e se o tempo de carregamento da página está satisfatório.

 

Para vender mais com ajuda do m-commerce, estas verificações acima são apenas o começo do processo. Um site verdadeiramente otimizado e eficiente para seus clientes precisa atender a todas as necessidades deles.

 

  • Crie estratégias e planejamentos de marketing direcionados ao mobile,
  • Identifique as razões e momentos em que os clientes acessam seu m-commerce
  • Torne sua navegação móvel ainda mais intuitiva
  • Forneça a seus clientes a mesma funcionalidade que nos sites tradicionais (acompanhamento de pedidos,
  • Crie calls-to-action simples
  • Facilite o caminho de compra do cliente

 

2.      Segmentando suas campanhas de marketing para o m-commerce no Brasil

 

Você pode começar criando anúncios específicos para clientes que acessarem sua ferramenta mobile. No próprio Google Adwords você pode selecionar canais populares para quem acessa via celular ou tablet e avaliar o ranking de palavras-chave segmentando também este nicho.

 

Outra solução é integrar anúncios em veículos off line, para captar clientes para o fechamento de vendas via m-commerce. Para isto você pode usar recursos estratégicos como o QR Code, por exemplo.

 

Você pode distribuir um único anúncio em um jornal ou revista, incluindo um QR Code. Assim ​​que este for acessado por meio do aplicativo certo, via celular ou tablet, o cliente poderá até mesmo baixar um catálogo inteiro em seu telefone.

 

Esta pratica permite a realização de compras diretamente pelo dispositivo. Uma tecnologia que poderá transformar qualquer anúncio em um canal de vendas diretas, acessível em qualquer lugar ou momento.

 

Além destas duas modalidades também podem ser implantadas estratégias utilizando:

Ações com advergames – utilizando publicidade de gamificação, criando jogos para atrair, envolver e conquistar novos clientes.

Ações de marketing de proximidade – para quem possui, além do e-commerce uma loja física, é possível utilizar tecnologias como o bluetooth e wi-fi para encaminhar ações promocionais aos clientes dentro de determinado raio de ação, encaminhando textos, sons, fotos ou indicando softwares relacionados aos seus negócios.

 

3.      Personalizando o monitoramento do seu m-commerce

 

Acompanhar seus resultados sempre será fundamental para manter os negócios no rumo certo. Além de checar o desempenho de suas ações, este monitoramento segmentado permitirá encontrar insights valiosos e também permitirá a definição de novas estratégias.

 

No próprio Google Analytics, a ferramenta de monitoramento mais conhecida e utilizada no país, há relatórios que indicam o desempenho das versões mobile tanto do seu site, quanto sobre os dispositivos mais usados pelos clientes.

 

Com a ajuda dele é possível configurar:

  • Relatórios personalizados,
  • Metas de conversão para as vendas realizadas pelo seu m-commerce (indicando o respectivo domínio móvel)
  • Rastrear eventos que ocorram via dispositivos móveis
  • Definir funis de compras mobile para identificar o ciclo do relacionamento de seus clientes no contexto móvel.

 

Se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre este assunto e estratégias para manter seu e-commerce competitivo? Continue acompanhando nossa série de conteúdos sobre “Dicas estratégicas para um E-commerce de sucesso”.

 

Nosso próximo artigo falará sobre como escolher as melhores soluções de pagamento para sua loja virtual. Continue lendo…

 

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