M-commerce no Brasil: como aproveitar o futuro das lojas virtuais?

m-commerce

 

Você realmente sabe como tirar proveito do m-commerce no Brasil? Pois bem, caso você ainda não tenha se preocupado com isto, saiba que já está muito atrás de diversos concorrentes. Para tirar esta diferença ou aprimorar ainda mais suas estratégias, confira as dicas que separamos neste artigo.

 

 

O universo mobile vem transformando ainda mais a interatividade entre clientes e empresas. Com consumidores cada dia mais dinâmicos e exigentes, comprar através de um m-commerce é uma das opções de que mais cresce, alavancando ainda mais o interesse e a necessidade de e-commerces pelo m-commerce no Brasil e torna o investimento neste formato de loja, uma verdadeira necessidade para todos os donos de lojas virtuais.

 

Expansão Mobile

revolução m-commerce

Atualmente o m-commerce no Brasil possui vendas que correspondem a 15% do mercado virtual. Embora esta participação total nas vendas ainda seja relativamente pequena, o seu ritmo de crescimento e potencial de alcance são fatores que saltam aos olhos de quem trabalha neste setor.

 

De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo Pay pal em parceria com a Ipsos, o crescimento do m-commerce deve alcançar a média de 17% ao ano até 2016, somando o total de evolução de 46% entre os anos de 2013 e 2016.

 

Grande parte destes avanços se deve à popularização do acesso a smartphones, uma tendência que não apresenta chances de retroação, especialmente porque os consumidores mais jovens estão cada dia mais adaptados e dependentes desta tecnologia.

 

No Brasil, este público mais jovem, com idade entre 18 e 34 anos já é responsável por 61% das compras no m-commerce e já representa 40% do total de clientes do comércio eletrônico.

 

Se você ainda não sabe como aproveitar as oportunidades deste valioso nicho, ou se vem investindo na construção e gestão do seu m-commerce, mas quer descobrir como potencializar o desempenho das suas vendas, confira as dicas que nossos especialistas da Yourviews separaram para você.

Opções estratégicas para investir em m-commerce no Brasil

m-commerce no Brasil

Mobile Sites

Seu site móvel é a base de qualquer estratégia. Ele deverá oferecer suporte para os clientes, entregar informações úteis, estar preparado para receber grandes volumes de transações, direcionar para o seu aplicativo, caso seja necessário e entregar soluções completas, sem necessidade de recorrer a outros canais, por isto, sempre invista em usabilidade e conteúdo relevante.

 

Apps Móveis / Apps de Marca

O segundo passo depois do site é investir em apps móveis, esta é uma das estratégias mais usadas por quem investe em m-commerce, os apps tem como missão elevar o nível de interatividade com os clientes.

 

O mais importante para ter sucesso nessa estratégia, é criar um app que sirva não somente para a venda, mas que se preocupe com os interesses do cliente e permita uma interação além da compra.

 

Também invista em integrações com sistemas de backend, mecanismos de recomendação, processamentos de pagamento eficazes e sistemas de segurança confiáveis.

 

Anúncios para Celular

Não basta criar anúncios e publica-los em sites populares. Para ter sucesso nessa estratégia, fique atento à segmentação do seu público, para criar campanhas que redirecionem com eficiência para seu m-commerce ou aplicativos.

 

Cupons Móveis

Uma técnica que sempre atrai clientes, investir em cupons pode não surtir efeitos caso o consumidor tenha barreiras ou muitas regras para controlar e acessar seus cupons. Uma boa alternativa para quem possui loja física e virtual é criar campanhas que ofereçam cupons de desconto ao cliente quando ele está no local para comprar.

 

Outra alternativa interessante é investir na participação de aplicativos que fornecem descontos de múltiplas marcas, pois como facilitam o acesso e controle dos cupons, tendem a ser mais procurados pelos clientes.

 

Concursos Móveis

Muito tradicional e eficiente, a criação de concursos para participação nos dispositivos móveis é uma ótima saída. Ela ajuda a divulgação orgânica e viral, além de melhorar o engajamento com suas mídias sociais e site. Para ter sucesso, crie regras simples e selecione uma recompensa ou prêmio interessante, que ajude na motivação da participação.

 

Mensagens SMS

O marketing com mensagens SMS é uma alternativa a ser considerada. Podem ser aplicadas ações alternativas como enquetes, concursos, respostas automáticas, além de muitas outras opções. Para ter um verdadeiro sucesso, é importante ter cuidado para manter clara a diferença da sua comunicação com spams irritantes.

 

Como tornar seu m-commerce um campeão de vendas

m-commerce Brasil vendas

Embora as configurações e os diferenciais tecnológicos sejam importantes, o primeiro grande passo a ser dado é não focar apenas nestas etapas, mas especialmente na abordagem de marketing móvel ideal para os seus clientes. Você poderá conquistar bons resultados realizando:

 

  1. Anúncios integrados ao serviço de vendas
  2. Ofertando descontos no mobile para compra na loja
  3. Disponibilizando informações claras sobre como chegar até sua loja, incluindo sistema de localizador, endereço e telefone, por exemplo.
  4. Permitindo que o cliente se inscreva no site ou no aplicativo para receber informações sobre a marca, pontos de venda e promoções.
  5. Oferecendo recursos confortáveis para o usuário, focando na usabilidade e acessibilidade (Não deixe de testar a velocidade do site mobile com o PageSpeed)
  6. Otimizando a tecnologia e a comunicação, para que sua página carregue rápido e transmita informações claras.
  7. Garantindo o redirecionamento do site tradicional para o site mobile e vice-versa.

 

Aprender ainda mais sobre o assunto e aproveitar todas as vantagens do m-commerce no Brasil, continue sua leitura com o artigo “Aprenda a montar estratégias mobile para seu e-commerce“.

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