Logística no e-commerce: torne suas entregas um diferencial em 4 passos

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Mesmo encantando seus clientes com um ótimo site, layout otimizado, campanhas promocionais e preços incríveis, descuidar da logística no e-commerce pode acabar com tudo, gerando desconfiança e afastando o cliente definitivamente. Para não cometer este erro, confira as orientações e 5 dicas que separamos para tornar suas entregas um diferencial.

 

Atualmente, de acordo com um levantamento realizado pela ABCOMM, mais de 81% das lojas virtuais brasileiras, concentram suas operações logísticas com os correios, enquanto que 15% utilizam transportadoras privadas e apenas 5% contam com meios próprios para entregas.

 

Com esta prática, apesar da eficiência da entrega dos correios em todo território nacional, as chances de fazer com que seu negócio se diferencie dos demais nas operações logísticas são pequenas.

 

O mercado virtual em 2014 registrou 24% de crescimento e com isto vem atraindo cada vez mais empreendedores, por isto, para se destacarem, donos de lojas virtuais precisam tratar a logística no e-commerce como um dos processos mais importantes, focando em entregar muito mais do que simplesmente o produto.

 

4 diferenciais para tornar a logística no e-commerce um diferencial

 

É possível destacar sua loja virtual das demais, focando em pontos que desenvolvam objetivos principais como:

  • Atenção aos ciclos dos processos logísticos
  • Foco nas expectativas do consumidor
  • Transparência no cálculo e dados do frete
  • Parcerias competitivas
  • Uso de soluções inteligentes

 

Dentro destas propostas principais, separamos 4 recomendações e dicas práticas que trabalharão ajudarão na gestão da logística no e-commerce, tornando sua loja virtual muito mais competitiva e eficiente, são elas:

 

Invista na integração dos processos logísticos

cadeia logística

Antes mesmo da remessa final dos pedidos, os processos que fazem parte de toda a logística, como separação do produto e a embalagem do mesmo devem ser bem pensados e realizados de forma ágil e eficiente.

 

Para diferenciar sua logística no e-commerce, concentre-se na busca por soluções alternativas que tornem esta separação e encaminhamento mais ágil, diminua o intervalo do trânsito da separação até o envio e até mesmo crie uma embalagem personalizada.

 

Este cuidado, embora dê um pouco de trabalho no início, renderá uma ótima impressão para seus clientes, deixando claro para eles que sua marca e e-commerce se concentram na oferta de serviços atuando como nenhuma outra.

 

 

Como otimizar a integração deste processo?

 

Uma das formas de realizar esta integração de forma automatizada e inteligente é investindo em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), uma opção de sistema de informação que integra todos os dados das operações de sua loja virtual, organizando tudo em um único sistema.

 

Entre algumas sugestões de sistemas ERP, com boas soluções para o desenvolvimento da logística no e-commerce estão as ferramentas KPL Soluções e o Bling, compatível com lojas Magento.

Surpreenda seu cliente com algo mais

 

entrega-feliz

Com gargalos logísticos cada vez maiores e prazos de entrega cada vez mais longos apresentados por seus concorrentes, tenha certeza de que ao aprimorar suas práticas logísticas entregando muito mais do que o produto esperado, sua loja virtual se tornará uma referência muito positiva para seus clientes.

 

Entre as boas práticas indicadas por nós que podem te ajudar nesta missão estão:

 

A aceleração da entrega dos seus produtos, garantindo que os mesmos cheguem ao cliente com qualidade, antes da data limite para entrega indicada no site, surpreendendo pela agilidade.

 

A entrega com brindes ou ofertas especiais como bônus, em que você pode entregar pequenos artigos junto com o pedido do cliente, oferecer um cupom de desconto ou abatimento nas próximas compras, para ajudar na fidelização, por exemplo.

 

 

Forneça informações claras sobre o frete

 informações claras

Antes mesmo que o cliente chegue ao processo do check out, deixe claro para ele as vantagens, custos, isenções e demais informações sobre o frete e prazos para entrega do produto.

 

Algumas lojas erram ao fornecer esta informação apenas após o login ou cadastramento no site, se esquecendo que o cliente que entra em contato pela primeira vez com sua loja pode utilizar esta informação como critério decisivo para compra e ao se deparar com a necessidade de muitos passos a cumprir, pode acabar desistindo.

 

Para garantir uma informação clara e transparente, experimente deixar o cálculo do frete em área bem visível e de fácil acesso. Simplifique as regras da sua política de frete e também a exponha em uma área de fácil acesso em seu site.

 

Para facilitar a conversão do cliente você pode experimentar adotar práticas como:

 

  • Garantir frete grátis para compras acima de determinado valor
  • Oferecer prazo mais curto ou isenção de valores para regiões próximas
  • Disponibilizar alternativa de e-sedex ou similares em logísticas particulares para entregas mais rápidas

 

Experimente aplicativos para otimizar a logística no e-commerce

 aplicativos para entrega

Como otimizar os processos logísticos é um desafio constante, a procura por soluções e ferramentas complementares deve ser constante. Neste cenário, uma das melhores alternativas para garantir a otimização do processo logístico é a integração com aplicativos especializados.

 

Um dos disponíveis no mercado é o Shipfy, que permite um acompanhamento detalhado de todas as etapas do processo logístico. Com a ajuda dele, é possível realizar um rastreamento de pedidos em tempo real, monitorar diversas transportadoras integradas ao seu sistema além dos correios, gerenciar atrasos, estabelecer comunicação direta com os clientes também via SMS e muito mais.

 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre dicas relacionados à Logística no e-commerce? Continue acompanhando nossa série de conteúdos deste mês. O próximo artigo falará sobre Dropshipping. Confira!

 

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