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A influência da Geração Z no comércio eletrônico

O comércio eletrônico alcança diversos tipos de públicos, mas dentre todos, o que se destaca é a Geração Z. Formada por jovens com, no máximo, 24 anos, que já nasceram conectados com smartphones e tecnologias na palma da sua mão.

 

Este público, pode não ser o de maior poder aquisitivo, já que parte ainda está ingressando nas responsabilidades da vida adulta e a maioria ainda é estudante. Apesar disto, é o público com opinião e poder de influência mais forte sobre as demais gerações.

 

Os jovens da Geração Z se relacionam de forma dinâmica, não se prendem a marcas, mas sim, a benefícios. Eles estão conectados aproximadamente 10 horas por dia, utilizam muito as redes sociais, ajudam e influenciam a decisão de compra familiar.

 

Como a Geração Z influencia o comércio eletrônico?

Exigem comunicação inovadora

 

Guiada pelas necessidades e hábitos de utilizações da Geração Z, o comércio eletrônico precisa adequar sua linguagem, investindo em conteúdos claros, objetivos e dinâmicos. 

 

Estimulam o uso de dispositivos móveis

 

De acordo com pesquisa da Mobile Marketing Association, em parceria com o IBOPE Nielsen Online, 38% dos adolescentes brasileiros preferem acessar a internet em dispositivos móveis. Como esta geração utiliza preferencialmente smartphones e tablets, as lojas virtuais precisam investir e aperfeiçoar suas páginas tornando-as responsivas.

 

Cobram melhor atendimento

 

 

Estes jovens consumidores se atualizam constantemente e também são muito críticos, por isto, o comércio eletrônico precisa divulgar seus novos produtos com eficiência e manter alto nível no atendimento, pois eles não poupam críticas e reclamações quando insatisfeitos.

 

Incentivam compras online e uso de mídias sociais

 

Outra pesquisa, realizada pela investidora americana Piper Jaffray, nos Estados Unidos, apontou que 78% dos adolescentes entre 12 e 17 anos já compram pela internet, além disto, preferem mídias sociais onde podem colaborar e consultar opiniões e avaliações.

 

Opinam, compartilham e influenciam decisões

 

Com esta preferência pela interação online e habilidades para pesquisas, eles acabam não apenas comprando para si, mas também interferindo na decisão final das compras da família, e embora não sejam responsáveis financeiros das compras no comércio eletrônico, em muitos lares, são os membros da Geração Z quem efetivam as transações.

 

5 dicas para conquistar a Geração Z

Estes jovens que nasceram a partir de 1990, aprenderam suas primeiras palavras ao mesmo tempo em que utilizavam smartphones e dispositivos móveis, para conquistar este público seu comércio eletrônico poderá seguir estes 5 passos abaixo:

  • Seja original e criativo – Foque na construção de vínculos reais com seu público. Esta geração está sempre à procura de novidades e se destaca o comércio eletrônico que conseguir prender sua atenção.
  • Manifeste consciência sócio-ambiental – A Geração Z é muito engajada. Empresas com consciência ambiental, que participam ou estimulam uma corrente em prol de boas causas se destacam para eles.
  • Invista em comunicação visual – Exponha seus produtos de forma diferenciada, com imagens dinâmicas com qualidade, vídeos demonstrativos e até mesmo vídeos de utilização postados por clientes.
  • Invista em experiências colaborativas – faça com que seu e-commerce facilite a interação. Cadastro de avaliações, opiniões e interação entre clientes são ótimas opções. A Yourviews, tem uma solução ideal para isto.

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