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Como incentivar seu cliente a avaliar seus produtos?

Cada vez mais vem se discutindo sobre a importância de exibir avaliações no e-commerce, principalmente por elas representarem confiança e influenciarem a compra online. Tendo isso em mente, você já parou pra pensar se está investindo corretamente na coleta de reviews para o seu e-commerce?
Ou se você sabe incentivar seus clientes a avaliarem seus produtos?

 

Se a resposta for não, recomendo que você continue lendo esse texto.

Já está enraizado em nosso comportamento o ato de ler avaliações antes de efetuar uma compra online, seja porque temos dúvidas em relação ao produto, seja porque queremos nos certificar de que estamos fazendo uma escolha certa, ou até mesmo para saber mais sobre a experiência de outros consumidores.

Porém, infelizmente, não é um hábito muito recorrente para os consumidores escreverem avaliações. Não se compararmos com o hábito de ler avaliações.
Então como podemos incentivar o consumidor a avaliar o seu produto?

A primeira coisa que você deve sempre ter em mente é: oferecer uma boa experiência ao usuário logo que ele entra na sua loja, é o ponto de partida para ele querer falar bem de você.

 


Então se atente. Faça uma análise do seu site, verifique se ele é intuitivo, se oferece uma navegação fácil e rápida, se as imagens estão demorando muito para carregar, se contém todas informações necessárias dos produtos.
Verifique também se ele é responsivo e se o processo de checkout não exige mais informações do que o necessário.

Sabe aquela famosa frase do “menos é mais”? Então, ela nunca sai de moda.

O segundo ponto de atenção, é a comunicação utilizada no e-mail de solicitação de avaliação: mostre para o seu cliente que a avaliação dele é importante!


Redigir um e-mail simples e breve, mostrando o quanto a avaliação dele é importante para contribuir com outros usuários e também para a própria marca, passa a sensação de que você valoriza a opinião do seu cliente.
Ah, não se esqueça também de agradecer pela escolha de comprar na sua loja.

A terceira dica é: ofereça cupons de descontos!

 

 

Agora que você já redigiu um e-mail simples e direto, expressando para seu cliente sua gratidão pela compra, aproveite para informá-lo que, ao avaliar ele ganhará um cupom de desconto para a próxima compra.

Não precisa ser necessariamente um cupom de desconto, podem ser pontos de fidelidade por exemplo. O que eu quero dizer com isso é que, pensar em algo que recompense o seu cliente por deixar uma avaliação do seu produto é importante, pois além de incentivar, irá ajudar na retenção da clientela, que certamente retornará a comprar com o cupom concedido.

“Depois que você realizar sua primeira avaliação, iremos enviar um e-mail com um código de desconto de 10% em agradecimento”.

Temos um cliente que incentiva as avaliações dos consumidores, oferecendo descontos e condições especiais àqueles que avaliarem o produto em 4 e 5 estrelas, por exemplo.
Dessa maneira, o lojista consegue segmentar seus clientes e oferecer benefícios de acordo com a satisfação que o consumidor tem com a marca.

Oferecer um brinde ou promover um sorteio também pode ser uma ação interessante de incentivo!

Crie uma ação envolvendo avaliações, como um sorteio: “Ao deixar sua avaliação você estará concorrendo a um de nosso produtos da linha X”.
Selecione produtos que realmente agreguem valor para seu público, assim eles se sentirão incentivados a avaliar.

O segredo é ser criativo!

 


Pense em diversas maneiras que você pode engajar seus clientes e incentivá-los a avaliarem seus produtos, mas sempre de modo que eles se sintam realmente recompensados pela avaliação atribuída.


Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco! Contamos com uma equipe de Sucesso do Cliente que está sempre disposta a escutar e discutir ideias 🙂

 

Thaysa Coutinho

Thaysa Coutinho

Analista de Marketing, formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero, responsável pela gestão de conteúdo da Yourviews.

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