Guia prático para lançar a promoção de Natal do seu e-commerce

 

promoção de natal no seu e-commerce

O final de ano já chegou, não é mesmo? E apesar disto simbolizar o fim de mais um ciclo, para donos e gestores de e-commerce este período não é época para descanso, muito pelo contrário, ele representa uma grande oportunidade e se você quer tirar o máximo de proveito deste período, confira dicas para lançar a promoção de Natal do seu e-commerce.

 

 

De acordo com dados divulgados pelo e-bit, as vendas de Natal de 2014, realizadas de 15 de novembro a 24 de dezembro, renderam um faturamento de R$ 5,9 bilhões, conquistando um crescimento de 37% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

 

Dados como este comprovam o potencial de lucratividade deste período, onde além do total vendido, também costuma aumentar o tíket médio das compras, o que é uma oportunidade que também alcança pequenas e médias lojas virtuais lançarem a promoção de Natal do seu e-commerce.

 

Passo a passo para lançar a promoção de Natal do seu e-commerce

 

O grande segredo para conquistar mais vendas durante o fim de ano, focando no Natal é estabelecer datas principais para suas ações promocionais, criando e mantendo sua demanda de clientes interessada e interagindo com suas ofertas.

 

Para manter a qualidade e o controle do lançamento da promoção de natal do seu e-commerce, você pode utilizar este passo a passo:

 

1-     Faça o planejamento inicial da sua campanha promocional

 

Apesar de ser imensamente lucrativo, o Natal também é um período muito competitivo e lançar campanhas sem o mínimo de planejamento prévio, acabará refletindo resultados abaixo do que espera.

 

  • Comece criando um calendário de atividades
  • Reavalie seu público, a identidade e o perfil das personas
  • Formate campanhas com apelos direcionados para cada persona
  • Crie ofertas que ofereçam facilidades além de preços
  • Selecione os apelos emocionais que utilizará em suas promoções

 

2-     Atualize o layout da sua página

 

Adapte o layout da sua página, das landing pages, dos banners e demais recursos visuais integrando-os com o tema das festas de final de ano. Aproveite para criar peças visuais voltadas especificamente não apenas para o Natal, mas para suas principais datas de promoção definidas em seu planejamento inicial.

 

3-     Intensifique suas ações de vendas

 

Com os passos anteriores organizados, selecione os canais que utilizará para promoção: blogs, e-mail marketing, Facebook Ads, PPC (Google AdWords), Mídias sociais, etc.

 

 

Esteja certo de que não precisa utilizar todos os canais, para facilitar o processo, cheque onde as personas mais valiosas para sua loja virtual interagem com maior frequência e foque nestes principais canais, pois serão eles que farão a diferença no desempenho das ações de vendas.

 

4-     Atualize as medidas de segurança de seu site

 

Se prevenir contra cibercrimes e outras modalidades de fraudes também é fundamental para quem quer vender mais tanto na promoção de Natal do seu e-commerce quanto em qualquer outra época do ano.

 

Para fazer isso, verifique a validade do SSL (Security Sockets Layer) do seu site, mantenha-o sempre em dia e apresente as informações necessárias para comprovar segurança para seus clientes, como selos e certificações de segurança.

 

Além disso, também não abra mão de integrar sua página a sistemas de detecção de fraudes, para evitar riscos como compras fraudulentas e altas taxas de chargebacks.

5-Teste periodicamente a usabilidade da página

 

Além de todas as etapas acima, acompanhar a usabilidade da sua página para garantir que o usuário tenha uma boa experiência de compra, também é muito importante.

 

Para não perder vendas durante a promoção de Natal do seu e-commerce e até mesmo em outras ocasiões, programe datas para verificações periódicas do desempenho da versão mobile, para verificação do check out e acesso a outras áreas importantes e fundamentais para a conversão em vendas.

 

Bônus: Sugestão de Datas de Ofertas Especiais

 

Como dica adicional deste post, sugerimos um pequeno calendário de datas com ofertas especiais para incluir na primeira etapa do seu planejamento. Nestas datas você poderá realizar ações promocionais segmentadas para impulsionar a promoção de Natal do seu e-commerce.

 

Data 1: Apresentação Especial de Natal

Faltando 10 dias

(14 de dezembro)

 

Neste dia, muitos varejistas intensificam suas campanhas de vendas, motivados pela contagem regressiva para o Natal.  A sugestão nesta data é apresentar com mais intensidade suas melhores ofertas e os produtos intitulados como “Carro-chefe” do Natal.

 

Data 2: Dia do frete Grátis

Faltando 7 dias

(18 de dezembro)

 

Aproveite para capturar os atrasadinhos, que não realizaram suas compras com antecedência, criando ações onde o grande diferencial pode ser a isenção do valor do frete.

 

 

Data 3: Super Fim de semana

Último fim de semana antes do Natal

(19 e 20 de dezembro)

Aproveite para criar um evento comercial que traga como solução a praticidade de fechar as compras antes do Natal com comodidade e praticidade, atraindo compradores de última hora. Sempre que possível, estabeleça parcerias com o serviço de frete para tentar surpreender esses clientes antes do tão esperado feriado.

 

 

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