Gestão de reviews e relacionamento com clientes para alavancar resultados

 

GESTÃO DE REVIEWS

Quer descobrir como aprimorar a relação com seus clientes e gerar ainda mais resultados para o seu e-commerce? Neste post daremos dicas valiosas de como construir relacionamentos e fidelização através da gestão de reviews.

 

Se você ainda não está muito habituado com este termo, saiba que os reviews são as avaliações dadas pelos clientes sobre seu produto, loja, atendimento e todas as etapas ligadas ao relacionamento da sua loja com ele. Esta avaliação atualmente é uma das formas mais utilizadas pelos internautas tanto para se comunicarem com as empresas, quanto para consultarem opiniões de terceiros, usando-as como fonte de informação para a decisão final de compra.

 

Com este e tantos outros canais e alternativas de espaços para interagir na internet, o consumidor que compra online hoje não somente pesquisa, recebe informações e acessa conteúdos sobre tudo o que lhe interessa, mas também produz informação e opiniões sobre tudo e a qualquer momento.

 

Com esta nova dinâmica de comunicação e de consumo ainda mais dinâmico, ter um e-commece que se dedica a investir na construção de relacionamento com os clientes, e está atento a ouvir sua opinião passaram a ser estratégias de gestão fundamentais.

 

Uma das formas mais eficientes para facilitar este diálogo e gerar confiança é investindo na Gestão de reviews. Isto porque estas avaliações que vão muito além da simples pontuação e marcação de notas, também podem ajudar no desempenho SEO do seu site, na captação de novos clientes, além de trazer muitos outros benefícios.

 

A gestão de reviews incentiva mais compras em e-commerces

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Conforme dados divulgados pelo e-Bit, 75% dos consumidores tendem a confiar mais nas avaliações feitas por outros clientes e consideram estas informações como “importantes” ou “muito importantes” para sua decisão de compra.

 

Além disso, também há dados que comprovam que os consumidores tendem a seguir recomendações, especialmente quando passadas por pessoas mais próximas, como amigos, pois entre os pesquisados, 92% afirmou confiar na opinião e recomendações destas pessoas.

 

Com tanto grau de influência exercido através da opinião de outros consumidores, caso você ainda não tenha certeza se deve ou não investir na gestão de reviews, saiba que o levantamento também comprovou os resultados positivos conquistados pelas lojas virtuais que investiram nesta estratégia.

 

Os dados apontaram que, dos lojistas que investiram na gestão de reviews como diferencial para aprimorar o relacionamento com os clientes e as estratégias de divulgação dos produtos, 42% constataram que houve aumento no valor médio de seus pedidos, mesmo com a presença de avaliações negativas.

 

Como montar uma estratégia de gestão de reviews?

estratégia online

Para que os reviews se tornem um valioso artigo estratégico para sua loja virtual, é preciso criar um ciclo que estimule o cliente a interagir com seu e-commerce.

 

Embora à primeira vista não pareça um trabalho fácil, ter que contatar cada um dos clientes e criar estímulos para esta interação, saiba que com a ajuda de uma ferramenta especializada como a da Yourviews é possível automatizar boa parte do processo e realizar a gestão de reviews com eficiência.

 

Como funciona a Yourviews?

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A ferramenta de reviews da Yourviews funciona através de três modelos principais de atuação: os reviews de produtos, os reviews da loja e a sessão de Perguntas e Respostas.

 

Reviews de produtos

Sempre que sua loja virtual fechar uma compra e o cliente receber seu pedido em casa, após a confirmação da entrega a Yourviews encaminhará uma solicitação para que ele avalie a mercadoria.

 

Todas as avaliações são encaminhadas para moderação do gestor do e-commerce, através do sistema Yourviews, para que caso haja algum problema a situação possa ser resolvida rapidamente.

Após a aprovação, o review é publicado na página do produto, fazendo com que assim nenhum feedback seja perdido e que a qualidade do relacionamento com o cliente permaneça a frente de tudo.

 

Reviews da loja

O processo é bem semelhante ao do review de produtos, sendo que após a finalização da entrega, o cliente recebe uma solicitação para avaliar o processo de compra, que inclui todo o suporte e atendimento fornecido pela loja.

 

Após o recebimento destas avaliações o gestor do e-commerce pode responde-las publicamente ou de modo privado e exibi-las em seu site, ajudando na conquista de maior credibilidade junto ao mercado e aos clientes.

 

Perguntas e respostas

Para otimizar a página sobre os esclarecimentos de dúvidas dos clientes e mante-la atualizada e otimizada, sempre que surgirem novas dúvidas, o sistema da Yourviews encaminha para o painel administrativo do gestor do e-commerce.

 

Além de consultar tudo de forma prática, no mesmo lugar e responder às questões, ele poderá enviar um e-mail de resposta para o cliente, encaminhar para outros compradores com a mesma dúvida e atualizar o sistema automaticamente, incluindo esta questão e garantindo respostas mais rápidas a cada dia, para cada cliente que consultar seu site.

 

Por que vale à pena investir na gestão de reviews

GESTÃO DE REVIEWS

De acordo com um levantamento realizado pela Yourviews, a maioria dos clientes que começaram a adotar práticas de gestão de reviews começaram a notar resultados ainda mais positivos.

 

Entre eles, a média de aumento de vendas chegou a 39%, o tícket médio subir 4% e ainda foi possível notar melhoras no desempenho de recompras, que também cresceu 50%, o que comprova a geração de ainda mais fidelização e engajamento de clientes com sua marca e seus produtos.

 

Outras vantagens que podem ser conquistadas e dados sobre a gestão de reviews estão disponíveis neste infográfico exclusivo da Yourviews. Clique aqui para fazer download.

 

[imagem infográfico]

 

Gostou de saber mais sobre a gestão de reviews e de como ela pode ajudar no desempenho estratégico da sua loja virtual? Não perca o último conteúdo da série de gestão estratégica que estamos divulgando este mês.

 

O último artigo desta série falará sobre Soluções inovadoras para gestão e estratégia de e-commerces, continue acompanhando…

 

 

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