Ferramentas mobile para aumentar as vendas da sua loja

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O acesso à internet via dispositivo móvel não para de crescer, por isto, é preciso checar a eficiência dos seus canais virtuais para ter certeza se sua loja virtual está preparada para atender seus clientes e vender mais. Confira as dicas de ferramentas que separamos para ajudar nesta missão.

 

 

O número de acessos à internet via dispositivos mobile segue crescendo, de acordo com a última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE no primeiro semestre deste ano.

 

A pesquisa mostrou que 49,4% da população (acima de 10 anos de idade), correspondente a 85,6 milhões de brasileiros, tinham usado a internet, pelo menos uma vez, no período de referência da pesquisa.

 

Deste total, 45,3%, equivalente a 78,3 milhões de pessoas, afirmou ter acessado a rede via computador, o que mostra que a grande maioria, 54,7% já realiza acesso preferencialmente mediante dispositivos móveis.

 

Atento a este movimento, o Google, gigante da internet, também alterou diversas regras no primeiro semestre de 2015 priorizando sites de empresas que se prepararam para este novo perfil de acesso via mobile que seguirá crescendo por muitos anos adiante.

 

Com tantas melhorias aplicadas, tanto você quanto seus principais concorrentes já devem ter se preparado e lançado versões de sites responsivos, não é mesmo? Mas será que além da versão responsiva você tem checado o desempenho dela e avaliado o impacto que a mesma pode exercer sobre as vendas?

 

Ferramentas mobile para melhorar seu site e ajudar nas vendas

Antes de converter uma venda, o passo inicial precisa considerar a usabilidade e eficiência da versão mobile da sua loja virtual. Para avaliar a eficiência do seu site nesta missão e conseguir dicas de melhorias estratégicas experimente usar as seguintes ferramentas mobile:

 

Google’s Mobile-Friendly Test

Esta você já deve conhecer e provavelmente ter realizado pelo menos um teste. Ela fornece esta informação de forma bem simples, com um resultado bem intuitivo.

 

PageSpeed Insights

Esta solução, que também pertence ao Google, oferece uma análise um pouco mais detalhada do seu site e ainda permite comparar o desempenho da versão para desktop e mobile e ainda fornece dicas de melhorias a serem feitas.

 

W3C mobileOK Checker

 

O World Wide-Web Consortium (W3C) é uma das ferramentas mobile que fornece informações mais técnicas e detalhadas. Ela apresenta recomendações sobre como melhorar os aspecto do padrão W3C da sua loja virtual, indicando o que não está sendo seguido.

 

Além da análise, ele também mostra notas, que representam o grau de cada problema presente em seu site.

 

HubSpot’s Marketing Grader

Esta é uma das ferramentas mobile disponibilizadas pelo Hubspot. Ela é capaz de checar se seu site é amigável aos olhos de quem o acessa através de um smartphone, mas não se limita a isto.

 

Além desse recurso, também é disponibilizado um relatório de blogging, social media, SEO e geração de leads a partir do seu domínio.

 

Mobile Test Me

Uma das ferramentas mobile gratuitas que permite uma simulação de navegação mobile. Para testá-la é preciso se registrar.

 

Um dos pontos mais interessantes é poder acessar simulações através de diversos dispositivos, como Kindle ou Iphone 6 e até mesmo utilizando modelos mais antigos como o Blackberry qwerty.

 

Com ela você testa exatamente a usabilidade do seu cliente e pode realizar pequenas melhorias que causarão grande impacto nas vendas.

 

Chrome DevTools

Esta dica será ainda mais especial para desenvolvedores e membros de sua equipe responsáveis por criam sites.  Ainda em produção é possível testar suas criações, simulando situações de compras e buscas por produtos.

 

Com ele você consegue diagnósticos sobre velocidade, usabilidade e outras características do seu projeto. Basta acessar através do menu do navegador Chrome, na rota: Mais ferramentas > Ferramentas do desenvolvedor.

Lembre-se sempre, que uma versão responsiva bem testada e adaptada é fundamental para ter bons resultados. Não utilize estas ferramentas apenas uma vez. Estabeleça ciclos e rotinas de testes periódicos para manter a qualidade do acesso e destacar os produtos da sua loja virtual, otimizando os resultados das vendas.

 

Quer saber mais informações sobre como vender mais em sua loja virtual? Acompanhe nosso próximo artigo sobre como construir relacionamentos e confiança para vender mais.

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