Imaginarium + Yourviews: a incrível experiência omnichannel

Você acredita ser possível ver as avaliações de produtos feitas pelos clientes no e-commerce, nas lojas físicas? Pois nós estamos aqui para falar dessa nova experiência omnichannel que foi iniciativa de um dos nosso clientes, a Imaginarium.
Para quem não conhece, a Imaginarium é uma empresa referência em fun design, que oferece produtos desenvolvidos com design inovador e divertido, para surpreender como presente ou facilitar as tarefas do dia a dia de maneira criativa.

Visitamos a loja Imaginarium do Shopping Iguatemi, em Florianópolis, onde juntos realizamos nosso primeiro teste dessa nova experiência.
A ideia é que os clientes ao observarem os produtos nas prateleiras, possam ver as avaliações de pessoas que já compraram aquele produto, de maneira fácil e rápida.
Como? É simples! Através de um QR code que fica ao lado do produto.
Basta o consumidor ler o QR code com seu celular e automaticamente aparecerá na tela uma página com todas as informações e reviews feitas pelos clientes.

O QR code é um código de barras utilizado para armazenar URLs que será direcionada para um site, conforme mostra a foto abaixo:

 

produto-imaginarium-com-tag-qr-code-experiência-omnichannel


Quando nos referimos às compras online, as avaliações se tornam essenciais para passar mais credibilidade sobre o produto e principalmente sobre a loja virtual. De acordo com dados fornecidos pela Nielsen, 92% dos consumidores confiam na palavra de outros consumidores, agregando mais valor para a opinião de quem já comprou o produto do que para qualquer outro tipo de publicidade feita pela própria marca.

Um dado de uma de nossas pesquisas revela que 75% dos consumidores são motivados pela experiência de compra de outros clientes, mostrando que a avaliação de quem já experimentou um determinado produto passa muito mais credibilidade para o consumidor do que uma propaganda. O anunciante é “suspeito” ao falar sobre o próprio produto pois sua intenção é promover a compra.


 

Mas, e se pudermos trazer essa mesma credibilidade para o cliente que está ali, presente na loja física?
Provavelmente você já visitou alguma loja e deixou de comprar algum produto porque ficou em dúvida em relação à funcionalidade, qualidade e durabilidade ou pela falta de recomendações, já que ao estar dentro da loja só é possível escutar o discurso de venda do vendedor.

Queremos proporcionar aos consumidores uma melhor experiência de compra, que consiste na “economia” de tempo e trabalho que o cliente teria ao ter que entrar na loja virtual, pesquisar pelo produto de interesse e assim conseguir ter acesso às avaliações e recomendações, reduzindo esses passos em apenas um: a leitura do QR Code.

Além disso, trazer essa mesma credibilidade para o cliente que está presente na loja física é um diferencial, ajudando no argumento do vendedor dentro da loja física, que incentiva os consumidores a conhecerem as opiniões sobre determinado produto.

Aproveitando a oportunidade, entrevistamos a Imaginarium para saber um pouco mais sobre esse novo projeto:

 

Yourviews: Essa iniciativa da marca foi muito inovadora, assim como os produtos de vocês. Qual a expectativa da marca em relação a essa nova experiência omnichannel?
Imaginarium: Estamos sempre pensando em como melhorar a experiência dos nossos clientes, unificando o mundo offline com online, pois acreditamos que não existe essa separação, já que nossos consumidores não se relacionam com um canal e sim com a Imaginarium, independente do canal de contato. Com esse pensamento procuramos parceiros que facilitem a troca de informação omnichannel, e a Yourviews é um parceiro que se encaixa nesse mindset.

Y: Como está sendo a parceria Imaginarium + Yourviews?
I: Assim que iniciamos a parceria, a Yourviews se mostrou aberta para desenvolver novas ideias e projetos com foco no cliente, e nada melhor para os nossos consumidores do que saber sobre a experiência de compra de outros consumidores. Com isso levamos os comentários que os usuários fizeram sobre os produtos na loja virtual para os produtos nas lojas físicas, integrando esses dois mundos, servindo como uma forte ferramenta de recomendação social dentro das lojas físicas e também como ferramenta de persuasão utilizada pelos vendedores.

Y: Vocês pretendem utilizar essa experiência em todas as lojas ou apenas em lojas específicas?
I: Estamos com o projeto piloto no ar em 3 lojas. Vamos analisar os resultados, fazer os ajustes necessários e apresentar para rede como uma nova ferramenta de recomendação e vendas.

A Amazon está investindo na experiência omnichannel através da criação de lojas físicas. Dentro da loja os usuários encontram tags com códigos digitalizados pelo App Amazon, que fornecem uma completa experiência digital Amazon em conjunto com a experiência tátil da loja física, etiquetas com informações sobre a avaliação do produto, comentários de clientes e número de avaliações, e por fim, pagamentos realizados pelo App Amazon através do QR code do produto.
Essas lojas são os laboratórios experimentais da Amazon, que surgiram com a finalidade de misturar experiências digitais e físicas, investindo no desenvolvimento de novos conceitos para moldar a nova geração do varejo.


E você, tem em mente algum projeto diferente? Compartilhe com a gente!


Thaysa Coutinho

Thaysa Coutinho

Analista de Marketing, formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero, responsável pela gestão de conteúdo da Yourviews.

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