Dicas para preparar seu e-commerce e vender mais na Black Friday

vender mais na black friday 2015

Está chegando a Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo online. Para aproveitar esta grande oportunidade nas vendas é preciso se preparar! Confira neste artigo as dicas da Yourviews para deixar seu e-commerce pronto para vender mais na Black Friday.

 

 

Neste período de vendas intensas no final do ano com grandes datas como a Black Friday e o próprio Natal, é hora de lucrar, mas para isto, também é preciso se planejamento e estratégia, pois a demanda de acessos e compras chega a triplicar em alguns tipos de e-commerces.

 

Esta organização prévia envolve: o abastecimento antecipado de estoques, a realização de testes no site, a verificação de usabilidade, cuidados com a hospedagem, além de muitas outras medidas.

 

Primeiros passos para vender mais na Black Friday

Estratégias de marketing

Para começar, o planejamento inicial inclui o desenvolvimento de estratégias de marketing criativas para chamar a atenção de seus clientes. Você precisa definir como irá prospectar, escolhendo entre alternativas de ofertas como: descontos, entrega de cupons e formatos de campanhas.

 

Atenção à usabilidade da loja virtual!

Neste momento, qualquer dificuldade encontrada em sua página, durante o momento do acesso pode acabar gerando perdas enormes, por isto, todo cuidado é pouco, especialmente com o carregamento da página.

 

Processos de compras lentos, mensagens de erros, demora no carregamento de imagens e cadastros muito detalhados, com excesso de informações tendem a espantar clientes, por isto, comece a se prevenir contra estes riscos a partir de agora!

 

Sugestões de testes para preparar seu e-commerce para a Black Friday

 

Entre os testes iniciais necessários para se certificar de que está preparado estão:

Teste de carregamento web

Serve para verificar o limite de acessos que o site pode suportar. Ele utiliza um volume de usuários virtuais para aumentar o nível de estresse sobre o servidor, em determinados intervalos de tempo.

 

Com a ajuda dele é possível medir o total de consultas bem sucedidas feitas no site e o total de sessões com falhas.

 

Teste de cenário de carregamento

Apesar da semelhança no nome, este teste acrescenta maiores volumes de usuários ao teste anterior, simulando o processo de compras, com itens dentro do carrinho.

 

Assim ele consegue verificar o que realmente acontece em cada transação. Com isto, é possível receber informações discriminadas sobre o passo a passo realizado e os problemas encontrados.

 

Teste de vulnerabilidade 

Nesta verificação é possível analisar a infraestrutura web e assim diagnosticar pontos fracos. Além da identificação destes riscos, há também uma classificação dos níveis de gravidade, o que auxilia seu e-commerce a verificar a eficiência do seu firewall.

Cuidados adicionais que sua loja virtual não pode esquecer!

 

Preparação do Back office

É preciso estar atento às integrações com ERP e à aprovação de pedidos. Garantir esta aprovação instantaneamente é o que permitirá seu e-commerce vender mais na Black Friday. Não se esqueça que priorizar os recursos do processo de compra e garantir boas experiências é fundamental neste período.

 

Dedicação na Hora “H”

Às vésperas, no dia seguinte e especialmente no grande dia da promoção é preciso ter foco total nas atividades do seu e-commerce. Organize com pelo menos 30 dias de antecedência a escala de trabalho da sua equipe, para não deixar as operações sem monitoria.

Atendimento e pós venda

Apesar do foco ser a grande sexta-feira de ofertas, os cuidados no dia seguinte não podem ser deixados de lado. Com muitas vendas, as chances de ter problemas com seus clientes também aumentam.

 

O que fará a diferença para que sua loja virtual entre para a lista das mais reclamadas ou para a lista do sucesso será a disposição para solucionar problemas e a capacidade de atender bem.

 

Se você se interessou por este assunto e quer conhecer mais estratégias de vendas para e-commerce, acompanhe os artigos anteriores desta nossa série de conteúdos que tratou sobre dicas de vendas.

 

Aproveite para acompanhar também a série de conteúdos do próximo mês, que falará sobre temas ligadas à Gestão completa para e-commerces competitivos.

 

 

 

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