Dicas para implantar automação de marketing

 

A automação de marketing é um passo chave para quem já investe ou pretende investir em ações de Marketing Digital. Ela é uma solução que simplifica todo o processo de gestão e com as configurações corretas, garante a geração de resultados ainda maiores, devido sua grande eficiência para classificação e acompanhamento de dados estratégicos.

 

Se você deseja entender um pouco mais sobre as vantagens da automação de marketing e quer aprender como planejar e implantar um sistema de automação de marketing, continue lendo este post.

 

O que fazer antes de implantar um sistema de automação de marketing

 

Antes de implantar a automação de marketing, é fundamental investir em um planejamento detalhado, que garanta a definição mais precisa possível de uma estratégia que conecte seu negócio com seus clientes da forma correta.

 

Embora não exista um modelo pré formatado que sirva com eficiência para todos os tipos de negócio, há algumas regras gerais que podem ser seguidas para ajudar na formação de um plano estratégico eficiente. São elas:

 

  • Analisar o ambiente de marketing
  • Entender e definir clientes (perfil \necessidades \ oportunidades)
  • Analisar a concorrência
  • Definir estratégias e ações
  • Defina um cronograma

Criando um plano de automação de crédito

Com um planejamento estratégico estruturado, seu e-commerce poderá iniciar a construção de um sistema de automação, integrando redes sociais, email marketing e gatilhos de ativação acionados durante a navegação do cliente em seu site. Para iniciar esta integração, comece com as seguintes etapas:

1.Definição das principais estágios do funil de vendas (fluxos)

O lead gerado, antes de receber a oferta de um produto ou serviço diretamente, passará por uma jornada até o processo de compra, logo. Ele deverá ser trabalhado e amadurecido.=, seguindo por alguns dos estágios como por exemplo:

  • Descoberta
  • Identificação do problema \ necessidade
  • Aprendizado
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra

 

Durante esta definição, é importante cuidar para que a definição destas etapas não tenha mais etapas do que o ciclo total de vendas.

 

  1. Definição dos gatilhos de entrada para cada um dos fluxos e as listas de segmentação

 

Os gatilhos são as informações ou marcos que serão responsáveis por ativar e identificar as etapas pelas quais os leads passarão. Eles conduzirão o avanço da jornada até a compra.

 

Já as listas de segmentação são importantes para organizar os grupos de leads, ajudando no direcionamento para cada gatilho e etapas futuras de ação.

 

  1. Definição dos tipos de conteúdo para cada etapa

Toda ação de automação de marketing é aliada a um plano de produção e distribuição de conteúdo de qualidade, logo, é importante selecionar claramente quais conteúdos os leads receberão em cada uma das etapas do funil, considerando-se o amadurecimento do lead ao tema abordado pela empresa.

  1. Definição dos passos para cada fluxo

Sempre que o lead for ativado em uma das etapas definidas anteriormente, podem ser enviados alertas para os gestores das carteiras de clientes e sincronizadas ações de resposta aos clientes. Também é interessante definir intervalos de tempo para realização destas respostas automáticas.

  1. Elaboração dos modelos de E-mail

Com todos os passos anteriores alinhados, outra etapa importante é criar campanhas de e-mail marketing correspondentes para todas estas etapas, construindo assim um fluxo completo e consistente, mas sem excesso.

Ferramentas de automação de marketing para e-commerces

Para fazer com que este planejamento entre em operação tornando mais fácil a gestão de relacionamento com clientes e melhorando o desempenho das vendas, podem ser utilizadas algumas opções de ferramentas como:

Sales Autopilot

É uma ferramenta que oferece uma série de funções muito úteis para uma loja virtual. Ela possui um sistema de CRM, permite gerenciar campanhas de e-mail marketing,  cria landing pages, promove testes A/B, além da opção de integração com o ERP e sistemas de call center.

Socedo

Esta plataforma permite a automação com mídias sociais e é uma alternativa para ajudar na geração e nutrição de leads, ajudando a tornar fãs e seguidores em clientes da sua loja virtual. Ele também em oferece informações sobre o usuário, até o estágio de amadurecimento para efetivação de uma compra.

Mail Chimp

É um software popula que se destina à gestão de campanhas de e-mail marketing, permitindo a programação do envio de e-mails, realização de testes A/B e também conta com opções de relatórios análise detalhada de cada campanha enviada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *