Dicas de Estratégias para Prospectar Clientes para sua Loja Virtual

 

estratégias para prospectar clientes

As oportunidades do e-commerce são inúmeras, mas para que pequenas e médias lojas virtuais conquistem seu espaço ao sol é preciso investir em estratégias para prospectar clientes. Para descobrir como dar um passo além, ajudando sua loja virtual a gerar mais resultados, acompanhe as recomendações deste post.

 

 

Delimite seu mercado e público

 

Para estar pronto para encarar e vencer tantos concorrentes, é preciso agir estrategicamente. Ao invés de bater de frente com as grandes lojas, oferecendo produtos variados demais, selecione um público mais específico, escolhendo um nicho e segmentando os produtos e ofertas.

 

Com esta delimitação, será muito mais fácil dominar uma fatia importante do mercado, elaborar ofertas, campanhas e aprimorar a linguagem da comunicação que manterá com seus clientes.

 

Para ajudar nesta etapa, você pode experimentar:

  • Realizar pesquisas de mercado contratando empresas especializadas

·        Refinar o interesse dos clientes baseando-se em pesquisas na internet com a ajuda de ferramentas como o Google Trends e o Übersuggest

 

 

Ofereça experiências personalizadas

 

Lojas que mostram aos clientes que compreendem e estão sintonizadas com seus gostos e interesses, deixando claro que conhecem e que estão disponíveis para proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes, conquistam o respeito e a preferência deles.

 

Para realizar esta etapa em seu e-commerce, pode-se usar a ajuda da aplicando recursos como:

  • Uso de Softwares CRM que armazenam dados dos clientes e ajudam a aprimorar o contato, campanhas e ofertas futuras;
  • Criação de campanhas de remarketing, que permitem a reapresentação da oferta para clientes que visitaram seu site ou abandonaram carrinhos;
  • Login vinculado a redes sociais, simplificando o cadastro em sua loja e facilitando o momento do check out.

 

Criação de campanhas de content marketing

 

Aproveite para criar estratégias que envolvam conteúdos úteis e relevantes, pois quando um cliente estiver em busca de uma resposta ou solução de problema, por exemplo, poderá encontrar o que procura com sua ajuda.

 

A solução poderá estar no site da sua loja e a partir desta resposta que ele tanto precisa, este conteúdo poderá ser útil ajudando também no direcionamento para seus produtos, incentivando a compra.

 

Para inserir conteúdo em suas estratégias para prospectar clientes, experimente:

  • Criar um planejamento estruturado para definição eficaz de palavras-chave, usando ferramentas como o Planejador de palavras-chave do Google AdWords
  • Produzir séries de conteúdos em um blog vinculado à sua página
  • Produzir vídeos, tutoriais e estimular conteúdos colaborativos com dicas de uso de seus produtos

 

Incentive o conteúdo espontâneo e colaborativo

 

Atraia mais consumidores com a ajuda de quem já se relacionou com sua loja, para isto, utilize as avaliações de seus clientes a seu favor, pois estes reviews ajudam a comprovar a experiência da sua loja virtual, o nível de seu relacionamento com os clientes, além de contribuir para dar maior credibilidade para sua loja.

 

Para incentivar a produção de reviews e gerencia-los com mais eficiência você pode:

  • Integrar suas redes sociais ao site do seu e-commerce, para publicar as atualizações de seus clientes diretamente em sua página.

 

  • Utilizar ferramentas especializadas como a Yourviews, que oferece suporte para acompanhar todas as transações de vendas, estimulando a participação dos clientes e simplificando a gestão de todas as respostas.

 

Invista na captação via mobile

 

Como o acesso à internet utilizando dispositivos móveis cresce cada vez mais, é indispensável considerar a criação de campanhas especializadas para o acesso móvel.

 

Para manter sua loja competitiva, você precisa oferecer serviços móveis de fácil acesso, para isto, analise as áreas do seu site com maior acesso e simplifique o acesso delas também na versão mobile.

 

Como boas práticas para criar estratégias para prospectar clientes, aproveite para:

  • Analisar a necessidade ou não de desenvolver um aplicativo de compras personalizado, com base no tamanho do seu mercado e perfil do público

 

  • Simplificar as etapas da versão do seu check out móvel, minimizando a quantidade de dados a serem digitados e de etapas de preenchimento

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *