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Design UX: como a qualidade da experiência do usuário pode ajudar nas vendas

Você já conhece o Design UX ? Ele é um dos campos que vem se tornando essencial para o desenvolvimento de produtos e negócios digitais, mas ainda é um mistério para muitos, por ser considerado um conceito muito novo de trabalho na web.

 

Esta novidade traz consigo o retrato de uma evolução tecnológica e inúmeras oportunidades. Quer conhecer e aproveitar melhor todas elas, adaptando ao seu e-commerce? Continue acompanhando este artigo.

O que é design UX ?

A tradução literal e objetiva deste termo significa “User Experience Design”, o que em português, literalmente significaria Design para Experiência do Usuário, tornando claro que cabe também ao designer a construção não apenas de um visual atraente, mas de um visual que foque também na maior qualidade na experiência e no relacionamento do cliente com este design.

 

Esta qualidade na experiência pode estar refletida no aumento da utilidade, na usabilidade, na eficiência e simplificação da utilização pelos clientes que entram em contato com as páginas, tornando o acesso mais amigável, dinâmico e atrativo, além dos atributos visuais; focando especialmente na interação do usuário com os produtos ou serviços oferecidos.

 

“Enquanto o design visual foca apenas em como o produto parece, no design UX  o foco é em como o cliente se sente com este produto.”

 

No entanto, é preciso estar atento ao fato de que tão importante quanto a interação com o consumidor \ cliente, no design UX também são considerados e alinhados os objetivos do negócio, suas metas e aspectos estratégicos.

Benefícios de investir na experiência do usuário

Caso seu negócio digital ainda não esteja investindo em design UX, saiba que está deixando de lado muitas oportunidades especiais de desenvolvimento. Entre os principais benefícios conquistados com a aplicação desta técnica estão:

 

  • Melhoria na experiência do usuário com o produto
  • Aumento da aceitação de produtos pelos clientes
  • Maior compreensão (internamente) sobre as metas e o contexto de desenvolvimento da empresa\negócio
  • Facilitação da projeção, criação e desenvolvimento de novos produtos\serviços
  • Resolução de problemas e necessidades dos usuários\ clientes
  • Maior clareza nas ofertas, facilitando a compreensão dos clientes

Dicas e ferramentas para construir e avaliar o design UX do seu e-commerce

A base de um design UX de sucesso inclui uma série de etapas que merecem atenção. Para simplificar o processo, há pelo menos 3 regras fundamentais que podem ser seguidas até mesmo por donos e gestores de negócios menos experientes:

 

  • A realização de pesquisas com o usuário
  • A construção do novo design UX
  • Realização de testes de desempenho

 

Tanto quem deseja traçar um plano estratégico para a reformulação de seu site, optando fazer tudo sozinho como quem pretende alinhar as expectativas e detalhes com o profissional que pretende contratar, poupando assim tempo e recursos, podem contar com a ajuda de algumas ferramentas simples para isto.

 

Para realizar estas etapas para a construção ou avaliação do design UX  do seu e-commerce podem ser utilizadas ferramentas como:

Pesquisa com o usuário

 

Como o foco principal é aprimorar a experiência de seus clientes, nada melhor do que descobrir as reais necessidades de mudança através da opinião deles mesmos. Para realizar pesquisas e consultas com eficiência é possível contar com ferramenta como:

Yourviews

Um sistema que permite personalizar a criação de questionários para consultas e pesquisas de satisfação de clientes, estimulando também a construção de relacionamento e a fidelização. Esta ferramenta mantém o foco no cliente e na construção de relacionamento, e pode captar informações valiosas sobre a experiência do cliente com o produto e com a loja. Conheça a ferramenta!

Usabilty Tools

Esta ferramenta permite consultar a erspectiva que o usuário possui do site, além de permitir que o mesmo informe quais melhorias no serviço ele desejaria. Esta plataforma combina uso de dados qualitativos e quantitativos.

Construção de design

 

Com a checagem inicial das necessidades e oportunidades de melhoria, o próximo passo inclui o início da execução do projeto. Uma das formas de realiza-lo pode ser através de Wireframing, uma técnica importante para reduzir os custos e riscos envolvidos no desenvolvimento de sistemas.

 

Com um wireframing se constrói um sistema em versões de pequena escala, o qual serve como parâmetro para a fim de adquirir um feedback essencial para construí-lo. Algumas opções de ferramentas são:

UXPin

Um serviço de design que vem se tornando muito popular, ele possui um sistema de edição simples e fácil que permite a criação de wireframes e protótipos interativos, que podem ser criados arrastando e soltando elementos e podem ser feitos de forma colaborativa e em tempo real, com diversos membros da equipe.

Balsamic

Uma alternativa também muito simples, o Balsamiq é conhecido por sua simplicidade. Sua aparência oferece facilidade semelhante ao ato de desenhar com lápis. Ela também permite uma criação e compartilhamento rápidos.

 

Realização de testes

Com o modelo pronto, chega a hora de lançar o projeto final e monitorar seu desempenho, para assim ter certeza sobre a sua eficiência e o alinhamento com as estratégias do negócio. Para isto, podem ser usadas ferramentas como:

 

Woopra

Com ela é possível analisar os dados coletados em tempo real, checando a real interação de seus clientes com o novo design do seu e-commerce. Se torna fácil checar o desempenho do seu funil de vendas e avaliar o retorno das conversões, medindo também as iniciativas de marketing e a avaliação do ROI de cada um.

 

Naview

Com Naview é possível criar navegações mais fáceis, testes de usabilidade e navegação, realizando ajustes especialmente voltados para arquitetura da informação da página do seu e-commerce.

 

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