Descubra em 5 minutos, como fazer uma análise de mercado eficiente

pesquisa de mercado eficiente

 

O que é uma análise de mercado?

 

Análise de mercado nada mais é do que um estudo sobre o desempenho do seu negócio e o ramo de atuação. Este estudo permite uma compreensão real sobre as preferências de seus clientes e o desenvolvimento da sua concorrência.

 

Fazer uma análise de mercado eficiente é ideal para quem pretende investir no desenvolvimento efetivo do seu negócio, dando atenção às verdadeiras tendências, como gostos e preferências dos clientes e verdadeiras condições de seus concorrentes, ao invés de investir em “achismos” e percepções sem comprovação.

O que identificar em sua análise de mercado?

 

Como esclarecido acima, os dois pontos fundamentais deste estudo estão diretamente relacionados aos clientes e concorrentes. Dentro da compreensão sobre os clientes os principais pontos a serem vistos são:

 

  • O que eles precisam?
  • O que já está disponível para eles e como é a atual interação?
  • O que realmente desejam?
  • Como surpreende-los?

 

Com relação à compreensão dos seus concorrentes, os principais questionamentos a serem feitos são:

 

  • Quem oferece produtos semelhantes ao seu?
  • Quem lidera o seu mercado?
  • Como seu produto está frente à concorrência?
  • Quem no mercado pode oferecer uma solução capaz de te substituir?
  • Quais os atributos e preços dos concorrentes?
  • O que eles possuem de diferencial?
  • Como você pode superá-los?

Como você pode obter as informações necessárias?

 

Para encontrar as respostas para estas perguntas fundamentais, e também buscar mais informações estratégicas você precisa seguir dois caminhos:

1- Realizar uma curadoria interna

Nesta etapa você elabora o ponto de partida, iniciando com um rascunho sobre suas percepções atuais e começando a procura por fontes diretamente relacionadas ao seu segmento. Os pontos de partida podem ser revistas especializadas, consulta a dados de associações, órgãos de classe e sites dos concorrentes na internet.

 

2- Realizar uma pesquisa de campo

Não há um padrão de pesquisa de campo que podemos indicar, já que cada modalidade de negócio pode precisar e utilizar técnicas diferentes, apesar disto, uma recomendação básica que cabe a todos é conversar diretamente com seus clientes e fazer visitas a seus concorrentes, para assim perceber diretamente as necessidades reais dos clientes e identificar na prática, o modelo de condução dos seus concorrentes.

 

Como montar uma pesquisa de mercado?

Apesar de entender bem as motivações envolvidas neste processo, é preciso organizar melhor um escopo das principais necessidades que este estudo trará para o seu negócio, pois só assim será possível tornar sua análise de mercado eficiente.

Entre as principais definições que devem ser feitas antes do início dos trabalhos para otimizar os resultados estão:

  • Problema e objetivo do trabalho – é preciso conhecer e definir claramente as dificuldades do seu negócio, seus pontos fracos e as ameaças externas, para buscar a solução necessária.

 

  • Público-alvo –definição do segmento específico do seu público que precisa ser entrevistado neste momento para ajudar a resolver o ponto anterior.

 

  • Mercado-alvo – a delimitação geográfica que a pesquisa abrangerá (ex: cidade, estado, bairros, etc).

 

  • Amostra – a delimitação quantitativa de pessoas/empresas a serem sondadas. Em geral, para pessoas físicas, a proporção é de um pesquisado para cada mil, mas isto pode variar de acordo com o porte da empresa.

 

  • Ferramentas – definição de como será feita a pesquisa Ex: telefone, internet, e-mail, entrevistas pessoais, mala direta, uso de ferramentas, contratação de consultoria, etc.

 

  • Prazo para sua execução – definição de datas limites para cada uma das etapas envolvidas (Ex: entrevistas, organização de dados, montagem de relatórios e divulgação do resultado final)

 

Ferramentas online para uma análise de mercado eficiente para o seu e-commerce?

 

Se você quer realizar uma pesquisa de mercado eficiente para o seu e-commerce, aproveitando a dinâmica da internet para complementar informações e está à procura de ferramentas que te ajudem nesta missão, pode utilizar algumas das seguintes opções:

 

Dados sobre o mercado (macro)

 

BizStats

Neste site você encontra informações e estatísticas financeiras de muitos setores, de graça! Lá estão disponíveis, relatórios financeiros, análises de riscos e lucratividade e ferramentas sobre finanças.

 

IpeaData

Se precisar de informações estratégicas como índices sociais e econômicos da região em que se pretende atuar, no site do IPEA há diversos dados como indicadores macroeconômicos, regionais e sociais.

Dados sobre concorrentes

 

CVM (Comissão de Valores Mobiliários) / Mercado de ações

Para dados mais difíceis sobre os concorrentes, como faturamento e lucro, você pode recorrer ao estudo do mercado de ações, acompanhando o desempenho das maiores empresas do seu setor, na bolsa de valores ou acessando o site da CVM. Caso seus concorrentes tenham capital aberto, não será difícil achar estas respostas.

 

Para Criação de Formulários

 

Survey Monkey

Você pode usar esta aplicação para criar questionários e enviá-los por e-mail. Na versão gratuita é possível montar pesquisas com até 10 questões, já os planos pagos são ilimitados e permitem cruzamento de dados entre pesquisas.

 

Dados sobre clientes autuais

 

Yourviews

Você pode incorporar em seu e-commerce um sistema inteligente de incentivo às avaliações (reviews) de seus clientes e assim entender o que eles realmente acharam do processo de compra e da loja.

 

Esta ferramenta se diferencia do sistema comum de avaliações ser altamente personalizável, possuir um sistema de gestão de avaliações e comentários diferenciado e fornecer relatórios estratégicos personalizados que permitem uma análise de mercado eficiente sobre a impressão de seus clientes.

 

Quer conhecer mais vantagens e experimentar a eficiência desta solução?

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