Descubra como agilizar o check out e converter mais

 

check out

Neste artigo falaremos sobre dados de abandono de carrinhos, as vantagens de agilizar o check out e sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado que podem ajudar sua loja a converter mais, desenvolvendo um check out mais eficiente e com qualidade.

 

Você já sabe que o momento da decisão final de compra é crucial para todo e-commerce, nesta hora, quanto mais simples for o processo, maiores as chances converter mais e conquistar resultados positivos.

 

Para estes resultados positivos saírem da definição das metas e se tornarem uma realidade, o abandono de carrinhos no momento do check out precisa ser combatido fortemente para alcançar os menores índices possíveis.

 

De acordo com um mapeamento realizado pela Ve Interactive Brasil, sobre o mercado do e-commerce brasileiro e a média de conversões, a taxa média de abandono de carrinhos no momento do check out, em 2014 foi de 87,98%.

 

Em comparação com 2015 foi constatado um pequeno avanço, com uma queda de 5% no número de desistências de compras online, ficando-se na média de 83,73%.

 

Apesar do pequeno avanço, estas taxas brasileiras ainda estão muito altas, em comparação com outros mercados internacionais como Estados Unidos e Reino Unido, onde as médias são, respectivamente, 70% e 75%.

 

Mesmo com esta indicação média, é importante saber que há necessidade de monitorar os abandonos de carrinhos constantemente, já que há setores com desempenho ainda mais preocupante.

 

A taxa de desistência no momento do check out nos casos do setor de casa e decoração, pode chegar a alcançar uma média de 92% de abandono de carrinhos, por exemplo.

Como fugir do pesadelo do abandono de carrinhos?

Carrinho abandonado

Para conquistar resultados positivos e conversões efetivas em sua loja virtual, é preciso garantir que o cliente tenha uma experiência positiva do início ao fim do processo de compra, com informações sempre claras, diretas e de forma prática e intuitiva.

 

Para garantir todas estas exigências básicas, é preciso estar atento a pelo menos 5 pontos:

 

Velocidade do seu site

Para garantir que não haja demora no carregamento da página que desestimule o pagamento das compras ou quebrar a confiança do cliente na credibilidade do site, justamente no momento de realizar o pagamento.

 

Já falamos em outros textos do nosso blog, mas é sempre bom lembrar sobre as ferramentas disponíveis para avaliar periodicamente a velocidade de seu site. A mais popular e gratuita de todas é a PageSpeed do Google.

 

Cadastro simplificado

Nunca force o cadastro no momento do check out, procure evitar que sejam solicitadas informações infinitas sobre o cliente, não fundamentais para finalização da compra. Priorize o cadastro em poucos cliques e de forma bem objetiva.

 

Uma inspiração pode ser o check out da Bellroy, como é possível notar na imagem abaixo, ele indica claramente as etapas que devem ser seguidas e apresenta os formulários de cadastro em apenas uma página.

 

check out em poucas etapas Bellroy

Formulários intuitivos

 

Ninguém gosta de formulários super extensos, muito detalhados e demorados. Garanta que seu formulário fará as perguntas necessárias, fugirá de armadilhas óbvias, apresentará mensagens de erro claras, para evitar que o cliente desista por não saber a razão pela qual não consegue avançar e sempre se lembre de indicar o número de passos necessários para concluir todo processo.

 

Apresente um resumo claro do carrinho de compras

Para evitar dúvidas, indique claramente o conteúdo do carrinho ao seu cliente, com informações primordiais como valor total, lista de produtos e indicador de fase do processo de finalização de compra, para evitar que ele saia do check out.

 

Como inspiração, avalie o check out da loja Dune London, na imagem abaixo. Eles indicam um resumo dos itens escolhidos, com as informações principais e imagens claramente expostas, ajudando o cliente a não sair da página de check out e convertendo muito mais.

 

check out resumo de compras Dune-London

Elimine todas as distrações no check out

 

Garanta que seus clientes estarão focados na finalização da compra, para isso, elimine das páginas do check out todos os links que possam levar o cliente para fora desta página, fazendo-o abandonar o carrinho de compras.

 

Para se inspirar você pode avaliar o modelo usado pela Apple, que utiliza espaços em branco para manter um visual clean, ajudar a destacar os botões de ação e não inclui links que não estejam relacionados à finalização da compra.

 

check out sem distrações Apple

 

Novidades do mercado para agilizar o check out

Além destes passos fundamentais para agilizar o check out, as ferramentas disponíveis no mercado também estão inovando nas formas de simplificação de todo o processo, para deixar as compras ainda mais rápidas e simples.

 

A Stelo, empresa criada pelo Banco do Brasil, Bradesco e Cielo, por exemplo, está investindo em uma espécie de cadastro universal, inspirado no modelo de login do Facebook e da Amazon, onde o cliente teria a opção de realizar o “login com Stelo”, sem a necessidade de se cadastrar em cada site.

 

O projeto ainda está sendo testado em fase piloto junto a empresas como Anna Pegoba e Farma Delivery, mas almeja concorrer diretamente com uma das líderes do mercado mundial, a PayPal, que possui mais de 3 milhões de usuários cadastrados e ativos, somente no Brasil.

 

A solução apresentada pela PayPal, para simplificar o check out é o serviço “shortcut”, onde o pagamento pode ser processado automaticamente pela empresa, evitando a necessidade de fazer login em cada uma das compras, desde que o cliente possua cadastro com o site varejista que está comprando. Este formato já é implantado em empresas como Ponto Frio, Mobly e 99Taxis, por exemplo.

 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre como tornar seu e-commerce competitivo? Continue acompanhando os artigos na nossa série deste mês sobre competitividade estratégica para e-commerces. O próximo artigo falará sobre “O avanço do m-commerce no Brasil e as estratégias para vencer”.

 

 

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