usar snapchat

Descubra agora, como usar o SnapChat para ajudar sua loja virtual

Muitas são as novidades que surgem no universo virtual, especialmente nos veículos e canais de comunicação social. Uma das mais recentes é o Snapchat, mais uma rede social que se bem planejada pode trazer inúmeras vantagens para quem pretender alcançar seu público nas redes sociais. Se você ainda não está muito habituado com esta ferramenta, entenda neste post, como é possível usar o snapchat para ajudar nas vendas da sua loja.

 

Quais os principais diferenciais de usar o snapchat?

 

Esta rede social é uma ótima ferramenta para negócios virtuais que pretendam alcançar um público inteligente, receptivo e também serve para abusar da criatividade. Atualmente, ele já possui um fluxo de acesso de mais de 100 milhões de usuários ativos por dia, por todo o mundo.

Baixa concorrência

 

Como ainda é uma nova mídia social, um dos benefícios para quem começar a utilizá-lo agora é a baixa concorrência, pois muitas empresas e lojas virtuais, apesar de conhecer este canal, ainda não se adaptaram muito bem a esta novidade.

 

Linha do tempo democrática

 

Mais um dos benefícios encontrados apenas neste canal é o fato de que independente do horário de postagem, os conteúdos do snapchat tem menores chances de serem ignorados pelos seus seguidores, pois eles permanecem fechados, até que os seguidores estejam disponíveis para visualizá-los.

 

Exploração do senso de urgência

 

Os snaps, após abertos, tem exibição que dura até 10 segundos. Isto, à primeira vista pode assustar, mas na realidade, trata-se de mais uma oportunidade, pois como as pessoas seguem seu perfil na rede, elas anseiam pelo seu conteúdo e sabendo desta curta duração, tendem a consumir mais rapidamente suas informações, no momento em que ela é divulgada. Um senso de urgência que bem utilizado pode estimular ainda mais o consumo.

 

Dicas práticas para usar o snapchat e vender mais

Desenvolva conteúdos específicos

Como as demais mídias, o snapchat também possui um perfil e característica distintos, por isto, é preciso desenvolver conteúdos adaptados e originais voltados especialmente para este canal e o perfil do público que o utiliza.

 

Como alternativas para sua loja virtual usar o snapchat e vender mais estão ações como:

 

Faça apresentação de produtos ou modos de uso  

mostre clientes e pessoas comuns interagindo com seus produtos, apresentando um conceito ou estilo de vida, por trás da imagem.

 

Ensine e eduque com tutoriais e passo a passo

Mostre a todos as facilidades e utilidades que podem ser adquiridas de forma prática, exibindo formas variadas de utilização dos itens da sua loja virtual.

 

Crie proximidade com seus bastidores

Apresente os processos anteriores à venda, como criação de produtos, preparação de campanhas, diálogo e rotina das suas equipes envolvidas no processo e o que mais apresentar seu negócio de forma natural e criativa.

 

Interaja trocando snaps com usuários

Comece pedindo e enviando snaps dos seus clientes para criar uma interação natural e mostrar a eles o quanto são valorizados por você. Este processo de troca criativa, inicialmente pode ser estabelecido entre membros da sua equipe.

 

Crie pontes com os conteúdos de outras redes sociais

Apesar de ser uma mídia social específica, nada impede de criar ligações entre os conteúdos do snapchat e os conteúdos de outros canais como facebook, Instagram e outros. Você não só pode, como deve conectar estes canais da sua empresa, mas precisa ter o cuidado de respeitar as características comuns do seu público presente em cada uma.

 

Para compartilhar o conteúdo de outros canais e usar o snapchat com eficiência, mantenha um tom de conversa casual e divertido.

Foque na interação

 

Cuidado para não cair no erro de apenas se auto-promover e tornar o seu perfil detestado. É importante equilibrar a distribuição de propagandas de forma criativa e sempre criar pontes para comunicação com outros perfis.

 

Comece adotando práticas como:

 

  • Compartilhe dicas úteis, opiniões, recomendações ou informações sobre seu mercado e produtos.
  • Ao apresentar dicas, solicite respostas e opiniões no próprio canal ou em outras mídias sociais
  • Crie cronogramas de serviço que permitam responder e entrar em contato com os seguidores, não os ignorando por longos períodos.

 

Mostre sua criatividade

 

Incluir um toque de humor, aproveitar um assunto em alta no momento, desenvolver personagens, criar imagens com a identidade visual do negócio, desenvolver séries sequenciais de imagens para criar expectativa ou contar histórias podem ser saídas para inovar com criatividade.

 

Inclua Calls-to-action

 

Se seu objetivo é atrair audiência e retorno imediato de respostas às suas campanhas, experimente incluir chamados para ação (calls-to-actio), específicos para deixar bem claro aos seguidores quais os próximos passos que devem ser seguidos.

 

Você pode solicitar ações como: solicitar screenshot, clicar em determinado link, compartilhar foto ou vídeo, pedir resposta, solicitar compartilhamento, além de muitas outras possibilidades, de acordo com a margem de interação que sua loja virtual permitir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *