Como ter uma estratégia mobile sem erros e de sucesso

 

estrategia-mobile

Neste ano, de acordo com dados levantados pela eMarketer, somente nos Estados Unidos, a previsão é de que sejam investidos mais de US$ 16 bilhões com publicidades voltadas para o mercado móvel.

 

Como este mercado traz inúmeras oportunidades para donos de e-commerces, neste artigo, daremos dicas de como sua loja virtual poderá se aproveitar as oportunidades montando uma estratégia mobile livre dos erros mais comuns.

 

O Mobile marketing é uma tendência que atingiu em cheio não apenas os Estados Unidos, mas todo o mundo. No Brasil, conforme indicado pela Anatel, há uma média de 1,3 celulares por pessoa, o que torna as chances de lucratividade do mercado móvel ainda maiores para os e-commerces.

 

Ao desenvolver uma estratégia mobile é possível que a loja se beneficie com pelo menos 3 recursos e vantagens principais que são:

 

A Hipersegmentação – um recurso que permite analisar ainda mais profundamente hábitos e perfis de consumos de clientes, agindo com inteligência e estratégia mobile, já que é possível saber muito mais sobre os clientes.

 

Graças à hipersegmentação seu e-commerce poderá analisar quem são os consumidores, onde eles estão, o que acessam e com que frequência; além de diversas outras opções de dados que garantem a criação e entrega de conteúdos e ofertas tão segmentados que impactam os clientes de forma altamente assertiva e com resultados ainda maiores.

 

A facilidade de mensuração – já que os sistemas de envio de campanhas mobile permitem a integração com ferramentas que se destacam por entregar relatórios com uma infinidade de dados úteis para avaliar sua estratégia mobile atual e criação das próximas.

 

É possível inclusive checar dados como índice de interação das campanhas, horários, dias e acesso, local, tipo de aparelho utilizado e muito mais.

 

O menor custo – já que em comparação com os custos médios de mídias tradicionais as ações via mobile podem custar até 300% menos, alcançando também, resultados 3x superiores.

 

Isto levando-se em consideração que campanhas de marketing em canais de massa como televisão e rádio, por exemplo, custam muito caro para serem exibidos apenas em curtos intervalos de tempo.

 

Por outro lado, o desenvolvimento de um site responsivo e de aplicativos para sua loja virtual poderão interagir com seu cliente por períodos de tempo muito mais longos, sem precisar do mesmo volume de investimento com tanta frequência.

 

Passos iniciais na estratégia mobile

primeiros passos

Por estar em franco crescimento, mas ainda ser uma grande novidade, criar uma estratégia mobile para lojas virtuais ainda é um grande paradigma para muitos donos de e-commerce.

 

Por inexperiência ou por terem medo de gastar recursos sem alcançarem o retorno esperado eles acabam desistindo sem nem tentar. Se você não quer limitar o alcance da sua loja, saiba que é possível iniciar sua estratégia mobile realizando passos simples como:

 

  • Acompanhamento dos relatórios do Google Analytics para dispositivos móveis
  • Monitoramento das ações dos concorrentes para analisar
  • Campanhas patrocinadas no AdWords direcionadas para celulares
  • Criando aplicativos para facilitar a compra na sua loja
  • Otimizando seu aplicativo com recursos como o RankMyApp
  • Utilizando as mídias sociais para divulgar produtos e ofertas com baixo custo

 

Os erros a evitar em sua estratégia mobile

erros

1-     Enviar clientes mobile para conteúdos não otimizados

Apesar de ser algo extremamente simples, ainda há sites e lojas virtuais que cometem esta falha. Criando anúncios com links ou call to actions que não redirecionam para páginas otimizadas. Para evitar esta falha, invista sempre em muitos testes e programe verificações periódicas.

 

2-     Esconder call-to-actions nas versões móveis

Algumas versões responsivas de sites, especialmente as que possuem templates pré-formatados são um pouco engessadas e por isto, embora alguns donos de lojas virtuais acreditem que estão com o site otimizado, acabam não percebendo as limitações da sua versão mobile.

 

Se for possível, não abra mão de ajuda profissional para verificar, aprimorar seu site e acompanhar o desempenho dele, especialmente destacando seus chamados para ação, com textos e botões adequados.

 

3-     Não incluir o preenchimento automático com redes sociais

A dinâmica de interação com os clientes que acessam via mobile precisa ser ainda maior, por isso, todo ganho de tempo é um importante diferencial. Para ganhar tempo e estimular o cliente a fazer login em sua loja, acessando o carrinho de compras, sempre inclua a opção de logar utilizando preenchimento automático com perfis das redes sociais.

 

Se interessou pelas oportunidades do mercado mobile? Então não perca o próximo conteúdo da nossa série, sobre as oportunidades e tendências do Social Mobile Marketing.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *