Como manter a saúde financeira de e-commerces e tratar problemas?

 saude-financeira de e-commerces

Você realmente sabe como diagnosticar a saúde financeira de e-commerces? Neste artigo da nossa série de conteúdos para gestão competitiva de lojas virtuais, neste mês, ajudaremos você a avaliar a saúde financeira do seu negócio e daremos dicas para melhorar a gestão de suas finanças.

 

 

Manter a saúde financeira de e-commerces é uma das bases fundamentais para que um empreendedor consiga conquistar o tão sonhado sucesso profissional, pessoal e financeiro.

 

Para garantir que o desempenho de sua loja se conserve com saldo e saúde positivos, é preciso avaliar constantemente o desempenho dos negócios, ficando alerta a sinais como:

  • Desconforto gerencial
  • Dificuldade no cálculo de despesas
  • Contabilidade imprecisa
  • Atrasos no pagamento de contas
  • Grande volume de despesas extras não planejadas

Estes indicativos e outros tipos de dificuldades como o não fechamento das contas e dos balanços financeiros podem estar relacionados à dificuldades financeiras latentes.

 

Todos eles devem ser encarados como bandeiras vermelhas de alto alerta sobre dificuldades, com grande potencial para arruinar a saúde financeira de e-commerces e levar negócios à ruína.

 

Como fazer seu Check list financeiro

checklist financeiro

Para avaliar constantemente a saúde financeira de e-commerces é necessário realizar check ups periódicos nos caixas das empresas. Há questões fundamentalmente básicas que servem de norte para o seu negócio.

 

Para que você realize esta tarefa em sua loja virtual rapidamente, mantendo a saúde financeira dos seus negócios, a Yourviews separou um check list financeiro básico que ajudará no diagnóstico inicial e na identificação dos principais pontos de melhoria.

 

Para descobrir qual o seu diagnóstico atual, comece respondendo às 5 perguntas básicas seguintes:

 

  • Você separa suas finanças pessoais das finanças da empresa?

(   ) Sempre (   ) Às vezes  (   ) Nunca

 

  • Seu e-commerce realiza planejamento dos gastos e recebimentos futuros?

(   ) Sempre (   ) Às vezes  (   ) Nunca

 

  • Sua loja virtual utiliza planilhas para controles financeiros?

(   ) Sempre (   ) Às vezes  (   ) Nunca

 

  • Suas planilhas de controle são atualizadas constantemente?

(   ) Sempre (   ) Às vezes  (   ) Nunca

 

  • Você automatiza o processo de gestão financeira da sua loja virtual com a ajuda de sistemas, aplicativos e softwares especializados?

(   ) Sempre (   ) Às vezes  (   ) Nunca

 

Diagnósticos possíveis:

diagnostico-

De 4 a 5 respostas “sempre”Excelente saúde financeira

Você está no caminho correto, suas habilidades para gestão da saúde financeira de e-commerces está caminhando muito bem! Você pode se considerar quase um especialista.

Seus negócios tendem a se manter promissores e lucrativos, suas planilhas estão periodicamente atualizadas e organizadas e como resultado, os sócios e investidores tendem a garantir seus rendimentos e pro-labore conforme a média apresentada no mercado.

 

Até 3 respostas “sempre” – Boa saúde financeira

Você está no caminho certo, mas precisa estar atento aos pontos mais críticos onde não vem praticando a gestão corretamente. Apesar da estabilidade, todo cuidado é pouco para manter a saúde financeira do seu e-commerce.

Caso não reverta sua situação nos pontos que precisam de maior atenção, a médio e longo prazo poderá não conseguir sustentar suas atividades. Comece a planejar o desenvolvimento da sua loja a médio e longo prazo.

 

De 4 a 5 respostas “às vezes” ou “apenas uma resposta sempre”Finanças em risco

Você não está levando seu negócio tanto a sério quanto deveria. A organização financeira está seriamente em risco e é preciso adotar posturas mais estratégicas para garantir que seu negócio sobreviva por mais tempo e de destaque da concorrência.

Busque suporte profissional para “arrumar suas finanças”, estruturando o processo financeiro e planeje melhor os próximos meses e ano de operação da sua loja virtual.

 

De 4 a 5 respostas “nunca” – Saúde financeira à beira da falência

A situação da gestão financeira do seu negócio está altamente crítica e as chances para que ele se desenvolva e consiga captar mais recursos externos e de investidores são mínimas. O tempo de sobrevivência da sua loja está com os dias contados, caso não reverta a situação rapidamente.

 

Dicas de Ferramentas para gerir finanças

 

Independente do momento financeiro específico pelo qual sua loja virtual está passando, é possível garantir ainda mais segurança e praticidade na administração das finanças.

 

Mesmo quem não possui muita habilidade na montagem e preenchimento de planilhas, há recursos disponíveis no mercado que ajudam a manter toda a organização em dia as finanças sob controle.

Isto é possível graças a ajuda de ferramentas, aplicativos e softwares de gestão que prometem simplificar este processo. Caso você esteja com dificuldades para gerir suas finanças ou deseje automatizar seus processos, experimente usar ferramentas como:

 

Conta Azul – um software que permite gerenciar todas as operações financeiras, realizar integrações com sistemas de bancos, emitir notas fiscais, acompanhar estoques, cadastros de clientes e muito mais.

 

ZeroPaper – gerenciador financeiro que ajuda a organizar as finanças de forma simples e intuitiva para negócios de todos os portes, inclusive pequenas e médias lojas virtuais.

 

Nibo – possui serviços especializados para empresas ou contadores, que ajuda a acompanhar as contas a pagar, emitir boletos bancários, notas fiscais, acompanhar o fluxo de caixa e muitas outras funções.

 

Gostou do artigo, quer saber mais sobre soluções completas para gestão de e-commerces? Continue acompanhando a série especial de artigos que separamos para este mês. Nossa próxima dica será sobre “Como agilizar o check out para conquistar mais resultados” Continue lendo…

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *