Como investir em vídeo marketing digital vai ajudar seu e-commerce

 

video_marketing

Você sabia que atualmente, investir em vídeo marketing se tornou uma aposta valiosa? Quer descobrir o por quê? Desde 2013 os vídeos vêm se tornando uma verdadeira febre em todo o mundo e com isto, se tornaram um dos temas mais importantes para donos de e-commerce.

 

Bem, como o cliente não consegue segurar e provar o produto oferecido online, os vídeos são algumas das formas mais eficientes para apresentar maiores detalhes, além de se tonar uma ferramenta muito útil para minimizar devoluções.

 

Um estudo realizado pela ReelSEO apontou dados muito interessantes sobre o universo do vídeo marketing. De acordo com eles, 73% dos consumidores tendem a comprar mais após assistirem um vídeo.

 

A mesma pesquisa também indicou que 96% dos entrevistados passaram a utilizar os vídeos como suporte para tomada de decisão de compra online, além disso, 71% afirmou ter construído uma impressão melhor sobre as empresas após assistirem vídeos institucionais e 93% recorreram aos vídeos, logo após a compra, para aprenderem instruções de uso.

 

Os clientes do seu e-commerce e os vídeos

video-e-commerce-large

Para montar uma boa estratégia de vídeo marketing, é preciso conhecer bem o que os clientes querem e suas expectativas, não é mesmo? Pois bem, apesar dos dados da pesquisa realizada pela ReelSEO se referirem ao público norte-americano, tenha certeza que com o público brasileiro não é muito diferente.

 

Um relatório divulgado pela comScore, em dezembro de 2014 apontou que 86,5% dos internautas brasileiros, o equivalente a 65,5 milhões de usuários, assistem vídeos online e 35% deste público chega a assisti-los diariamente, especialmente nas mídias sociais.

 

Para e-commerces, investir em estratégias de vídeo marketing pode gerar benefícios como:

  • Melhor conceituação da imagem do site e da marca
  • Aumento do tempo de permanência no site
  • Queda nas taxas de bounce / desistências / abandonos de carrinhos
  • Reforço da exposição do produto
  • Melhorias no desempenho SEO da página
  • Melhoras nas taxas de conversão / vendas
  • Aumento do valor médio das compras

 

Dicas infalíveis para uma boa estratégia de vídeo marketing

estratégia de-Video-Marketing

Certamente, se você chegou até aqui na leitura do nosso artigo, já está certo de que os vídeos poderão agregar muito não somente no conteúdo do seu e-commerce, mas também no envolvimento e engajamento de seus clientes.

 

Agora, a dúvida principal é: Como fazer para conquistar todo este sucesso na minha loja virtual? Bem, há pelo menos sete estratégias que você pode investir para conquistar o tão sonhado engajamento. São elas:

  • Vídeo apresentação do produto
  • Vídeos tutoriais
  • Vídeos explicativos
  • Anúncios em vídeo
  • Vídeos corporativos
  • Vídeo blogs (Vlogs)
  • Vídeos demonstrativos

Você pode escolher qualquer um destes formatos de uso de vídeos, mas as estratégias de vídeo marketing mais adequadas para e-commerces são:

Vídeo apresentação do produto

Você pode iniciar incluindo apresentações dos seus principais produtos, montando gravações curtas entre 10 e 30 segundos, apresentando todos os seus ângulos e principais características. Saiba que iniciar com esta ação poderá render um aumento das vendas entre 6% e 30%.

 

DICA: Aproveite o tempo curto destes vídeos e invista no compartilhamento nas redes sociais.

 

Vídeos tutoriais

Além de simplesmente apresentar os produtos, outro recurso interessante para clientes de lojas virtuais é assistir a tutoriais que possam ensinar como utilizar os produtos.

 

DICA: Este tipo de vídeo tende a ser um pouco mais longo que o de apresentação, para ajudar no engajamento você pode abrir espaço para interação e perguntas, mas antes de cria-los, precisa se certificar de que conseguirá dar conta da assistência que seus clientes precisarão, por isto, separe membros da sua equipe para se responsabilizarem por estas respostas.

 

Vídeo blogs

Esta solução se encaixa praticamente para todos os tipos de e-commerces. Desde lojas de artigos de moda, onde estes blogs podem ser muito populares, até produtos mais segmentados de nichos específicos.

 

DICA: Busque conhecer melhor as preferências do seu público e a partir deste conhecimento, desenvolva vídeos não somente oferecendo seus produtos, mas apresentando informações relevantes sobre os benefícios de tê-los. Saiba que apresentar histórias de sucesso e razões emocionais para a escolha costumam ser muito mais eficientes do que simples anúncios de promoções.

 

DICA BÔNUS: O uso de ferramentas e estratégias de vídeo marketing pode ser ainda mais otimizado quando aliado às mídias sociais. Para saber como tirar mais proveito das mídias sociais, não deixe de ler nosso artigo “Como usar o Instagram para ajudar nas vendas” e passe a integrar seus vídeos nas redes sociais.
Quer saber mais sobre como engajar seus clientes, atrair mais compras e gerar fidelização no seu e-commerce? Faça um teste com a ferramenta Yourviews e engage seus compradores. Fale com nossos consultores para saber mãos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *