negócio de nicho

Como criar um negócio de nicho online e se destacar no meio da multidão?

Com tantas facilidades para criar uma loja virtual, cresceu também a concorrência e para se destacar é preciso traçar estratégias como a definição de um negócio de nicho, para selecionar uma fatia do mercado ideal e oferecer vantagens e atendimentos diferenciados para estes clientes.

 

A internet trouxe uma infinidade de oportunidades, especialmente para quem sempre sonhou em abrir sua loja online e aproveitou as possibilidades apresentadas pelo universo do e-commerce para se lançar em busca da independência profissional e financeira.

 

Abrir uma loja online hoje em dia é muito fácil, pois há inúmeras plataformas pagas e gratuitas disponibilizando templates; modelos de sucesso para se inspirar e até mesmo as redes sociais que vêm ajudando a alavancar a propaganda com custos reduzidos, o que facilita muito a vida dos empreendedores virtuais.

 

Mesmo assim, só a construção da sua loja virtual não significará sucesso do seu e-commerce. É preciso selecionar o negócio de nicho ideal e traçar as metas e estratégias adequadas que permitirão o desenvolvimento.

O negócio de nicho nada mais é que você refinar seu público-alvo, oferecendo assim, produtos e serviços com alto nível de diferenciação em sua loja online. Ao contrário do que possa parecer a primeira vista, optar por um e-commerce com público limitado não significa que seus ganhos serão restritos, muito pelo contrário, significa que você está se tornando especialista no gosto e na preferência do seu cliente.

 

Maior segmentação = melhores resultados

 

Quanto mais especializado for o seu e-commerce, maiores as chances de sucesso da sua loja online. Só quem é especialista sabe detalhadamente os gostos, costumes, hábitos, preferências, linguagem preferida, enfim, sabe tudo o que precisa saber para fazer seu negócio de nicho bombar em resultados, conversões e na preferência dos clientes.

 

Para ajudar na sua inspiração, há modelos de nicho como: lojas de venda de roupas estilizadas, venda de acessórios de moda temáticos para públicos específicos como moda da década de 20, roupas específicas para Geeks (nerds), enfim, sempre há oportunidades para a diversidade de públicos.

 

Se você está começando a se empolgar com a ideia, confira as dicas abaixo e tire seus planos do papel.

 

5 passos para definir um negócio de nicho em sua loja online?

  1. Utilize ferramentas de análise para conhecer mais oportunidades – Ferramentas gratuitas como o Google Adwords e Google Trends que ajudam a identificar os temas mais pesquisados na internet, com certeza ajudarão no conhecimento do mercado e direcionamento da sua loja online.
  2. Identifique um tema pelo qual se interessa -pode ser algo que goste muito ou pelo qual tenha interesse em pesquisar e descobrir mais a respeito. O interesse o manterá motivado para empreender na sua loja online.
  3. Pesquise fóruns, grupos e comunidades – conhecer mais interagindo e sabendo as opiniões de quem pode se tornar seu cliente agregará conhecimento estratégico para seu e-commerce.
  4. Gere conteúdos relacionados ao seu negócio de nicho – Criar conteúdos em blogs, na sua loja online e em mídias sociais, com palavras-chave adequadas ao seu negócio de nicho lhe ajudará a alcançar relevância em pesquisas e na sua localização pelos clientes.
  5. Seja corajoso e comece a empreender – Embora haja dicas, não há fórmula secreta do sucesso. Este passo a passo orienta o planejamento, mas para o verdadeiro sucesso é preciso coragem e vontade de empreender. Boa Sorte e Sucesso!

 Exemplos de negócio de nicho

  • RS1.com.br
    O número de apaixonados por motos cresce a cada ano. Em algumas cidades do país o número de motocicletas é maior que o de carros. Com esses números promissores a RS1 criou seu negócio vendendo peças e artigos para motociclistas.
  • Salomão Country
    Com o espírito vaqueiro essa loja de moda country foi criada para atender a um grupo pouco imaginado: os cowboys e as cowgirls. Seja chapéu, camisa xadrez, bota ou até mesmo uma fivela, este nicho é muito bem antedido.
  • 33 e 34
    Sapatos para pés tamanho 33 e 34. Com essa premissa – e um mercado de 4 milhões de mulheres – essa recente loja online participa de um nicho bem exclusivo.

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