Como criar uma campanha com QR code para vendas online

 

campanha com QR code

Se você ainda não o conhece muito bem as funcionalidades e vantagens de usar este código visual ou se deseja saber como tirar maior proveito desta tecnologia, acompanhe neste artigo, tudo o que precisa saber para criar uma campanha com QR code para vender mais integrando seus canais online e offline.

 

Provavelmente você já se deparou com um símbolo parecido com este em algum lugar pela internet e fora dela, não é mesmo? Este código visual diferente, conhecido como QR code, já vem sendo utilizado há algum tempo por empresas em suas estratégias off-line

 

Além de servir para isto, ele também pode ser uma forma muito interessante e inovadora de criar ações especiais e promoções para atrair mais clientes em estratégias que unam lojas físicas com lojas virtuais.

 

O propósito do QR code

 

A codificação usada para criar QR codes tem como objetivo principal facilitar a interação, permitindo trocas de informações e comunicação mais ágil entre pessoas e organizações.

 

Ele pode ser considerado um tipo de evolução do tradicional código de barras, porém, ele tem a vantagem o poder de armazenar muito mais dados, contendo em apenas um símbolo, até milhares de caracteres de texto, informações numéricas, dados alfanuméricos e até mesmo caracteres binários e simbologias kanji (um dos sistemas de escrita do japonês).

 

Com tanta capacidade de armazenamento, é fácil perceber que o maior potencial e propósito do QR Code é o compartilhamento de dados e informações complementando e adicionando vantagens aos clientes.

 

Campanhas com QR code para vender mais

 

Como o princípio fundamental deste código é armazenar e transferir conteúdos, há inúmeras formas de criar uma campanha com QR code para integrar o uso de smartphones com suas vendas online, podendo ser feitas ações com propósitos como:

 

  • Captação de prospects para listas de e-mail marketing
  • Integração com campanhas off line
  • Realização de cross-selling

 

Captação de prospects

Como a inclusão deste código sempre acaba despertando interesse e curiosidade em muitas pessoas, em algumas ações podem ser adicionados call-to-actions com a inclusão deste código para que o cliente retire benefícios adicionais e no momento em que acessarem, pode se solicitar informações como e-mail de contato para liberação da vantagem exclusiva.

 

Integração com campanhas off line

Caso sua loja, além do e-commerce, também possua uma estrutura física para atender seus clientes, é possível criar uma campanha com QR code que integre os dois canais, concedendo desconto na loja virtual para quem comparecer à loja física, por exemplo.

 

Cross-selling

Uma campanha estruturada com QR code, com o objetivo de realizar cross-selling pode ser ainda mais eficiente, especialmente se este código for encaminhado junto com algum produto ou oferta, incluindo informações que garantam vantagens exclusivas para compras de itens similares.

 

Despertar este senso de urgência e da entrega de oportunidades imperdíveis, incentivará reações e retornos positivos dos clientes, tornando-o mais propenso a fechar negócio.

 

Cases de sucesso de campanhas com QR Code

 

Se você chegou até aqui e ainda está curioso para entender como poderia utilizar o QR Code na estratégia de vendas da sua loja, integrando o varejo físico com o virtual, confira alguns exemplos de cases de sucesso para inspirar sua próxima campanha.

QR Code para facilitar as vendas

 

O super mercado coreano Tesco, por exemplo, realizou uma campanha onde o propósito era se aproximar mais de seus clientes e proporcionar mais facilidade e praticidade em suas compras.

 

A marca expôs seus produtos em prateleiras no metrô e abaixo de cada um incluiu um QR Code. Ao acessar o código usando seu celular, o cliente conseguia mais informações e também podia comprar o item, recebendo a compra em sua casa, no mesmo dia.

 

Para estimular as compras em sua loja, é possível criar ações semelhantes, optando por incluir anúncios em ambientes externos, como fez a Tesco, ou até mesmo incluindo o QR Code nas prateleiras da sua loja, para entregar ao cliente mais informações sobre o produto ou descontos para a compra de itens relacionados.

 

Para assistir a um vídeo explicativo da ação da Tesco, clique aqui.

 

QR Code para construir relacionamento

 

Outra campanha criativa com o uso de QR Code que pode inspirar suas próximas ações é a realizada pelas lojas Furtacor. Nas vitrines de suas lojas eles incluíram um adesivo com um código.

 

Assim que os clientes o acessavam, eram direcionados para um site onde encontravam uma mensagem de boas festas. Estes códigos também foram impressos em embalagens de presente e são um exemplo de ação criativa para se comunicar com seus clientes.

 

No dia a dia das operações do seu e-commerce, por exemplo, você pode imprimir ou colar um selo com o QR Code nas embalagens das suas entregas e através deles direcionar os clientes para uma página especial de ofertas em seu site.

 

Para aprimorar ainda mais o relacionamento com os clientes, experimente incluir no QR Code um incentivo a mais para que eles realizem uma avaliação de seus produtos e de sua loja, redirecionando o acesso para a página conectada à ferramenta da Yourviews e ofereça algum tipo de recompensa como um cupom de desconto para a próxima compra.

 

Criando sua campanha com QR code em três passos

 

É muito simples trabalhar com QR code para integrar campanhas estrategicas de marketing com sua loja virtual. Seguindo pelo menos 3 passos simples você já poderá implantar sua campanha ainda hoje.

 

Passo no 1: Planeje sua campanha

Comece selecionando o objetivo principal da sua campanha, selecionando por exemplo: interação, aumento de vendas, incentivo a recompra, ou outros que desejar.

 

Após definir o objetivo, determine o prazo para veiculação da mesma e defina para qual página o cliente será redirecionado após o acesso ao QR Code.

 

 

Passo no 2: Gere seu QR code

Há muitas formas de gerar seu próprio código, uma delas, é fazendo a conversão dos dados com a ajuda do site Kaywa QR code. Basta você incluir o link da informação que deseja codificar e pronto, após gerado, é só salva-lo!

 

Passo no 3: Divulgue sua campanha com QR code

Com tudo pronto, basta determinar onde irá divulgar seu código, algumas das opções que indicamos anteriormente são a vitrine da sua loja física, caso tenha, ou as embalagens de entrega dos pedidos feitos na sua loja virtual.

 

Dica Bônus

Para você realizar a leitura de QR codes ou indicar aos seus clientes aplicativos que tenham esta funcionalidade, é possível sugerir algumas opções como:

O I-nigma

QR Code Reader

Barcode Scanner

QR Droid

Se interessou pelo tema e quer consultar mais dicas estratégicas para alavancar seus negócios? Continue acompanhando nossa série de conteúdos deste mês, com dicas especiais sobre como vender mais com a ajuda de ferramentas e plataformas mobile.

 

O próximo artigo falará sobre dicas para ter um aplicativo da sua loja.

 

 

 

 

 

 

 

 

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