Como criar um check out mobile irresistível

 

check out mobile

Encantar o cliente de sua loja virtual em todos os canais é indispensável para quem deseja tornar seu e-commerce um verdadeiro sucesso. Para que tudo ocorra bem também no acesso móvel, é preciso ter cuidados especiais com o check out mobile.

Se você já dedicou muito tempo na configuração do check out da versão para desktop e acha que utilizar este mesmo modelo na versão mobile é suficiente, cuidado! Por melhor que seja a versão do seu check out, fazer adaptações para o mobile poderá render resultados ainda mais expressivos.

 

Analise a concorrência

 

Caso não saiba por onde começar, um dos primeiros passos é realizar testes verificando o check out mobile de seus concorrentes, para analisar as principais diferenças do seu formato, e avaliar o que funciona ou não para o seu formato de negócios.

 

Neste teste, não se limite apenas às suas impressões quanto ao visual, fique atento aos recursos, mensagens e formas de comunicação disponíveis. Analise tudo com muito critério e observe os detalhes. Faça anotações e a partir dos principais pontos de destaque encontrados, inspire-se para realizar testes A/B.

 

Nestes testes você usará modelos diferentes e verificará a eficiência de ambos em determinado período, captando de seus próprios clientes, a opinião do que funciona melhor.

 

Monte seu próprio teste de usabilidade de concorrentes

 

Para direcionar este teste de usabilidade que verificará o check out mobile de seus concorrentes, comece selecionando pelo menos 3 modelos padrões e recrute pelo menos 5 avaliadores, que não precisam ser pessoas com experiência profissional em e-commerce.

 

Com estas seleções feitas, crie uma meta de acesso, designando aos participantes a missão de simular uma compra de determinado item em cada loja e por fim, peça que eles comparem o passo a passo do check out mobile de cada loja.

 

Pontos positivos e o que evitar no seu check out mobile

 

Sua pesquisa certamente lhe trará resultados muito surpreendentes e por isso deverá ser indispensável, mas de todo modo, antes que realize esta pesquisa, separamos algumas dicas sobre pontos positivos e negativos, que podem orientar o início da revisão do seu check out mobile.

3 pontos principais a evitar em seu check out mobile

Atenção ao tamanho das caixas de preenchimento de textos. Em versões móveis, caixas muito pequenas podem dificultar o toque e gerar impaciência no cliente.

 

Cuidado com a falta de otimização em todas as sessões, pois ainda há alguns sites que apesar de possuírem uma versão mobile friendly, no momento do check out redirecionam o cliente para uma versão não otimizada.

 

Atenção! Muitas etapas a serem cumpridas para finalizar o check out mobile pode ser extremamente ruim para a imagem de seu m-commerce. Simplifique ao máximo as etapas e formulários de preenchimento.

 

3 dicas que vale à pena investir

Utilize elementos de interface

Recursos de interface podem ser muito úteis para simplificar o preenchimento do check out e assim facilitar o preenchimento de seus clientes, tornando o processo mais confortável e ágil. Aproveite para consultar algumas das opções gratuitas de elementos neste link.

 

Inclua barra de processo

Para ser transparente e não gerar ansiedade no cliente, fazendo-o achar que a finalização da compra será demorada, inclua uma barra de progresso, indicando o total de fases. Aproveite para simplificar o número de páginas.

 

barra de processo

 

Garanta a segurança a seu cliente

Uma das maiores preocupações de quem compra online é com a segurança de seus dados. Para facilitar e conquistar confiança, aproveite para exibir em todas as etapas do check ou mobile seu selo e certificados de segurança.

selo de segurança

Exemplo de check out

 

Para continuar te inspirando a ter um check out mobile diferenciado, separamos um exemplo prático, da loja Sephora. Entre alguns pontos de destaque estão:

  • O tamanho adequado das caixas de preenchimento,
  • A presença de elementos de interface adequados que simplificam o preenchimento
  • Teclado numérico que surge após os campos serem selecionados
  • A presença de poucas etapas expostas claramente

site sephora

Conclusão

Tenha em mente que o cliente que compra através do seu m-commerce espera que o check out tenha um processo rápido, simples, seguro, preferencialmente integrado com sistemas de pagamento que tornem o processo ainda mais rápido.

 

Estar atento ao tamanho da fonte, à exibição das informações principais em uma mesma página, sem que haja a necessidade de utilizar zoom ou mover a página, também são recomendações que funcionam.

 

No entanto, apesar de todas estas dicas que passamos, ainda assim o fundamental é que você crie seu próprio perfil de check out, não abrindo mão de fazer uma pesquisa sobre a usabilidade do seu m-commerce e de seus concorrentes periodicamente.

 

 

 

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