Como criar os aplicativos certos para o seu e-commerce

APLICATIVOS CERTOS, mobile

Adotar ou criar um aplicativo como ferramenta complementar já não é mais uma decisão opcional para lojistas virtuais, esta escolha se tornou uma necessidade e não basta selecionar qualquer um, é preciso trabalhar com os aplicativos certos para conseguir benefícios reais junto a seus clientes.

 

Se você ainda não começou a pensar nesta opção, saiba que as vendas de smartphones esperada em todo o mundo, para 2015 deve alcançar a marca de US$ 484 bilhões de dólares, de acordo com um levantamento feito pela International Data Corporation (IDC).

No Brasil, especificamente, o mercado mobile não para de crescer. Um levantamento recente, feito pelo Paypal, um dos sistemas de pagamento digital mais utilizados pela internet em todo mundo, aponta que no ano passado houve um volume total de compras mobile de R$ 15,1 bilhões, no país, utilizando esta plataforma.

 

Além disto, de acordo com o mesmo levantamento feito pela Paypal, o mercado mundial de comércio mobile, até 2016 deve conquistar um incremento de até 46%, crescendo expressivamente acima das taxas esperadas para diversos setores da economia.

 

Primeiros passos antes de desenvolver os aplicativos certos

 

Muitas são as possíveis utilidades dos aplicativos para lojas virtuais. Eles podem servir como canal de relacionamento com o consumidor, reforçam a marca, simplificam a compra, além de muitas outras opções facilitadoras.

 

Comece pensando em seu cliente, elaborando uma forma diferenciada de suprir suas necessidades ou de oferecer algo de que ele precise bastante, mas que seus concorrentes ainda não apresentaram.

 

Depois disso, organize suas ideias em um rascunho, para filtrar as mais interessantes e eliminar as que não correspondem aos ideais da sua loja virtual ou ao perfil e necessidades de seus clientes.

Antes de começar a construir o seu aplicativo, saiba que pode ficar muito caro desenvolver e realizar manutenções dos seus aplicativos caso opte por usar todas as opções de plataformas. Por isto, fique atento para uma das decisões mais importantes: Quais plataformas deve priorizar? Android, iOS ou Windows Phone?

 

Você precisa analisar os padrões de programação, os custos gerais e principalmente o perfil do seu público. Saiba que atualmente, cerca de 75% do mercado mundial utiliza Android, 17,3% iOS e 3,6% Windows Phone*.

 

Feita a escolha, busque um profissional para te ajudar na configuração técnica e na construção do layout mais adequado ao seu público. Prefira desenvolver o projeto por módulos e etapas, e durante a fase de teste, estimule e colete opiniões dos usuários e aprimore ainda mais seu projeto. Seguindo estes passos, certamente conseguirá desenvolver os aplicativos certos para o seu negócio.

 

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Dica bônus: Você pode buscar profissionais freelancers para o seu projeto usando sites como o Prolancer, Programador php ou Codifique.

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Os 5 maiores aplicativos de mobile commerce

 

Você sabe quem são os maiores varejistas do m-commerce? Os grandes líderes são Apple Inc, Amazon.com, Google Play, Jing Dong Mall e QVC. Juntos eles ultrapassam a receita de 22.70 bilhões de dólares em vendas, quase 20% do total de vendas mundiais nesta modalidade*.

 

A arrecadação média de cada um destes varejistas, em 2014 foi de

  • Apple Inc. ———————————— $11.20 bilhões de dólares
  • com Inc.————————— $5.88 bilhões
  • Google Play ———————————-$3.52 bilhões
  • Jingdong Mall ——————————- $1.45 bilhões
  • QVC——————————————– $744 milhões

 

O que os aplicativos certos precisam ter

 

Para começar um projeto bem direcionado e desenvolver os aplicativos certos para sua loja virtual, você pode e deve, se inspirar nos modelos dos aplicativos para e-commerce mais bem-sucedidos.

 

Por isto, faça como os 5 melhores m-commerces do mundo e não abra mão de usar os seguintes recursos para desenvolver os aplicativos certos para o seu negócio:

 

Imagens alternadas – para fornecer uma dinâmica melhor de visualização e compreensão dos produtos, permitindo a visualização de mais itens e geração de mais compras.

Check out com 1 ou 2 passos – com a expectativa de agilidade e dinâmica cada vez mais alta. A limitação a dois passos no check out estimula e simplifica o processo de compra e interação com o aplicativo e a sua loja virtual.

Zoom de imagem – com as limitações de visualização na tela de celulares, o recurso de zoom, aliado a imagens em alta resolução se torna muito valioso, para reforçar o desejo de compra.

Notificações push – com tantos aplicativos concorrentes em cada dispositivo, estas notificações facilitam a oferta e o contato direto com o cliente, permitindo o acesso a apenas um clique e melhorando o relacionamento com os clientes.

*Dados levantados pela pesquisa Mobile 500, da Internet Retalier

 

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