As redes sociais são um importante auxílio para donos de negócios virtuais e entre elas as redes que focam no uso de imagens e vídeos, vêm ganhando ainda mais espaço. Para manter seu negócio atualizado e eficiente, confira as dicas de marketing para o Instagram que separamos para sua loja vender ainda mais para os clientes certos.
Descobrir o segredo para a criação de uma comunidade próspera no Instagram à primeira vista parece ser uma missão difícil, não é mesmo? Saiba que mantendo o foco e a atenção e observando modelos de ação de marketing para o Instagram, praticados por marcas de sucesso esta missão pode se tornar muito simples e prática.
Dica de Marketing para o Instagram que facilitará sua vida!
Passo inicial: Invista no apelo emocional para amplificar seu conteúdo
O segredo inicial está no incentivo emocional para ajudar a espalhar sua mensagem. É preciso criar posts que transmitam emoções e conceitos que as pessoas concordem, se identifiquem e desejem compartilhar com os outros.
Em geral, conforme alguns estudos o que motiva o compartilhamento de conteúdos são razões como:
- Mensagens valiosas ou divertidas para os outros
- Mensagens que ajudam na definição pessoal ou das pessoas ao nosso redor
- Conteúdos que ajudam a crescer e nutrir relacionamentos existentes
- Posts que fazem com que nos sintamos melhor sobre nós mesmos
- Conteúdos que ajudam a comunicar algo em que acreditamos
Desenvolvendo conteúdos focados nestas razões, eles podem se tornar mais propensos a serem compartilhados e repassados no Instagram.
Criando ações de Marketing para o Instagram na prática
1. Inspire seus seguidores
Você já sabe que as pessoas se conectam com o conteúdo que os faz sentir melhor sobre si mesmos, por isto, mostre a elas formas de viver uma vida ainda mais interessante com seus produtos ou serviços, inspirando-as a seguir sonhos, desejos ou aprimorarem suas atitudes.
Você pode adaptar esta fonte de inspiração de acordo com seu segmento, por exemplo de sugestão de post:
- Restaurantes: Posts que estimulam likes para quem acha que você acha que conseguiria comer esta refeições especiais ou no tamanho jumbo.
- Empresa de moda: Posts que ajudem a capar likes com a apresentação de sugestões de looks para ocasiões especiais
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Prestadoras de serviço: Posts que mostram o quanto de tempo você pode economizar e aproveitar ao solicitar suporte profissional para resolver necessidades
2. Peça marcações de alguém
Esta é uma tática que além de ajudar no engajamento, pode contribuir para a conquista de novos seguidores, se aproveitando do desejo das pessoas de cresce e nutrir relacionamentos e entreter as pessoas.
Logo, crie mensagens que inspiram as pessoas a fazer exatamente isso.Você pode indicar citações de personalidades que estejam contextualizadas com seu negócio, mostrar situações engraçadas e pedir que marquem um amigo o qual as pessoas vêem nesta situação, além de inúmeras outras formas.
3. Estimule a colaboração
Todo post que estimula a colaboração, estimulando o sucesso das pessoas ou de conhecidos, tende a surtir impactos positivos. Você pode postar dicas e recomendações relacionadas ao seu negócio e criar ações de marketing para o Instagram motivando as pessoas a marcarem que elas amam, quem as inspiram e por aí vai.
4. Use Hashtags com inteligência
As hashtags são fundamentais para alcançar um público maior e certeiro em suas ações de marketing no Instagram, mas é preciso ter cuidado com esta seleção, evite práticas como:
- O uso de hashtags irrelevantes, pois isso pode afastar seus fãs.
- O uso de hashtags sem ligação direta com seu conteúdo, pois pode atrair comentários negativos
- O uso de hashtags populares em excesso, pois marcações demais, sem um texto introdutório correspondente também afasta as pessoas.
Para conseguir bons resultados, foque em práticas como:
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Comentar sobre suas próprias mensagens com hashtags
- Sempre ficar atento às marcações recomendadas pelo Instagram (na página “Discover”)
- Curtir e comentar perfis de seguidores populares e afins com sua marca, incluindo hashtags que utiliza em seus posts e estejam relacionadas à publicação.
5. Conecte-se com influenciadores
O “Shout Out” é uma das táticas mais poderosas do Instagram e ele pode ser realizado através da conexão com outros seguidores, com a interação e ajuda de perfis populares na rede.
Para isso, é preciso ter um produto ou serviço de qualidade e construir um relacionamento verdadeiro com estes perfis mais populares, através de indicações, recomendações, curtidas e conversas relevantes, com regularidade.
O ideal é trilhar este caminho de forma orgânica, mas caso também deseje investir no crescimento patrocinado, saiba que existem empresas como a Dash Hudson, que ajuda nesta intermediação para o contrato de intermediadores no Instagram.