usar o youtube

Aprenda a usar o YouTube em seu e-commerce estrategicamente

 

O uso de imagens e vídeos para promover produtos e serviços é uma tendência que evolui mais a cada dia. Mas para tirar proveito disto, não basta conhecer a tendência. É preciso saber como utilizar as ferramentas e recursos certos para seu e-commerce alavancar os resultados, por isto, separamos uma pequena lista com dicas práticas para sua loja virtual usar o YouTube estrategicamente a partir de hoje. Confira….

 

 

O YouTube é, sem dúvidas, uma das plataformas de conteúdos visuais com maior impacto sobre o mercado e as pessoas atualmente. Com mais de 1 bilhão de visitas únicas mensalmente, alcançando uma audiência mundial e permitindo uma comunicação clara entre  todas as faixas etárias, ele é uma das melhores vitrines para se expor produtos e serviços.

 

Para lojas virtuais, a grande oportunidade para as empresas que decidem usar o YouTube está no fato de poderem mostrar com maiores detalhes seus produtos, permitindo também uma conexão e interação com seus clientes.

 

Estratégias para usar o YouTube

 

1- Defina o perfil de seu conteúdo

 

Atualmente, há muitas formas de se comunicar as mensagens com a ajuda de vídeos. Há inúmeras estratégias de marketing que podem ser usadas e para fazer sucesso, nem sempre tudo precisa ser muito complicado.

 

Para começar, basta definir o perfil do seu público-alvo e a linguagem da mensagem, se será algo informal, se mostrará a rotina de seus funcionários, se criará um personagem chave, que representará a marca, se terá foco em tutoriais, dicas de uso ou se reunirá mais de um destes elementos.

 

Se não faz ideia de por onde começar, dentro destas sugestões de estilos, algumas definições que podem servir de modelo são:

 

How to use (Como usar seu produto)

Crie vídeos explicativos para promover seus itens, descomplicando o uso e ampliando esta divulgação em outras redes sociais como facebook, Instagram e Twitter. Para se inspirar em ações bem sucedidas, verifique a campanha de vídeos de grandes marcas como a apple, com o vídeo neste link:

 

https://youtu.be/YRRBs71p7II

 

Neste vídeo, de apenas 30 segundos eles destacam uma das funcionalidades do produto, mostram como utilizar e com isto, além de instruir seus clientes, inspiram novos compradores, despertando o desejo nesta nova ferramenta.

 

Como o produto é desenvolvido

Outra forma de despertar a curiosidade e engajar o público, é apresentando os bastidores da sua loja virtual. Você pode usar o YouTube para mostrar o processo de produção ou, se apenas revende, o processo de trabalho do pedido até a entrega ao cliente, como sua equipe trabalha para oferecer o melhor atendimento ou simplesmente para expor algum setor da sua empresa.

 

Depoimentos

Experimente também filmar a rotina da sua loja, dando ênfase a acontecimentos próximos, como grandes promoções, datas comemorativas e lançamento de novos produtos, por exemplo. Para gerar identificação e proximidade, experimente mostrar depoimentos e falas de diferentes membros da sua equipe, dando assim maior pessoalidade no discurso e gerando expectativa entre os clientes.

 

2- Crie estratégias de lançamento

Você pode usar o Youtube como uma importante ferramenta de lançamento da marca da sua loja virtual. Para isto, personalize a aparência do seu canal para que a mesma seja facilmente associada à sua marca.

 

Mantenha o padrão visual e de linguagem e crie publicações regulares no YouTube. A frequência ajudará a destacar seu negócio no ranking da rede social e facilitará que novos clientes localizem sua marca.

 

Para determinar uma boa estratégia de lançamento, inclua em seu planejamento:

  • Uma breve análise detalhada do perfil do seu público-alvo
  • As necessidades de seus clientes que pretende atender
  • Os principais diferenciais da sua loja virtual
  • Como pretende destacar os diferenciais da sua loja
  • O prazo (calendário) para a campanha de lançamento
  • Os objetivos a serem conquistados com o lançamento da sua campanha (metas claras e tangíveis)
  • Taxas e índices de acompanhamento (KPI’s) para monitorar o desempenho da campanha

3 – Crie Calls-to-action com as anotações

Aqueles balões que o YouTube permite que sejam incluídos nos vídeos podem servir para incluir chamados para ação, convencendo clientes a clicarem em links que redirecionem para sua loja virtual, landing pages ou diretamente para a página do produto que está sendo promovido.

 

Algumas ações que podem ser feitas nas anotações são:

 

  • Inclusão de link para a página direta do produto ou para itens relacionados
  • Incluir um links que redirecionem para sua página inicial do blog ou da loja
  • Apresentar alternativa para visualização de vídeos relacionados que possam complementar a busca do cliente e incentivá-lo a fazer uma compra.

Para aprender a usar as anotações de forma estratégica, confira as dicas recomendadas pelo YouTube neste link. Se precisar de uma ajuda mais prática, experimente também assistir às orientações em vídeo.

 

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