A realidade mobile se espalhou por todo o mundo e é um caminho com certeza sem volta. Com tantos usuários dependentes de smartphones, pensar em estratégias mobile se tornou uma necessidade para todas as empresas. Neste artigo separamos dados e dicas muito úteis para implantar estratégias mobile para seu e-commerce agora mesmo.
Estudos recentes indicaram que 65% dos consumidores nos EUA possuem smartphones e mais de 60% utiliza este dispositivo como fonte principal (ou única) de acesso à Internet.
No Brasil, esta realidade também não é muito diferente. O país está entre os líderes de usuários da internet e tem mais de 154 milhões de smartphones em circulação. Uma quantidade de celulares tão grande que já superou o número de computadores.
Razões para investir em estratégias mobile
Como se estes dados acima já não fossem suficientes, há mais estatísticas e informações de mercado que comprovam a necessidade e as vantagens de investir no mobile, estre as razões estão dados do mercado mundial mobile como:
– De acordo com estudo da BitWizards, em 2015 as compras feitas por dispositivos móveis gerarão uma receita de US$ 119 bilhões em todo o mundo
– Este desempenho representa um crescimento de 100 vezes comparado ao desempenho de 2009
– Mais de 50% da população mundial utiliza smartphones
– Do total de conexões à internet pelo mundo, 38% tem origem mobile
Dados do mercado brasileiro mobile
– Estudos apontam que o Brasil terá um computador ou tablet por cada habitante, com um total de 208 milhões, até 2018
– O total de conexões mobile no Brasil é de 23% e continua subindo
– 84% dos usuários de smartphones no Brasil baixam em média 30 aplicativos
– No Brasil, 22% dos usuários de smartphones usam o aparelho para pesquisar produtos
– Em 2014, 15% dos usuários fizeram compras móveis
Dicas para a criação de estratégias mobile
Para aproveitar todas estas e outras vantagens que o mobile pode trazer para o seu e-commerce, é importante tomar alguns cuidados para fazer ofertas oportunas e não importunar seus clientes. Nunca abra mão de:
Conhecer bem seu público
Antes de enviar qualquer campanha via celular, conheça e entenda hábitos, preferências e necessidades do e-consumidor para, conseguir ofertar conteúdo especial, segmentado e de alto impacto.
Estudar o seu mercado
Realizando estudos e pesquisas para entender a dinâmica da concorrência e do relacionamento com seus clientes.
Se inspirar em grandes líderes e adaptar estratégias
Os mercados dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia são mais desenvolvidos, por isto, é comum buscar referências externas. Apesar da fonte de inspiração, não se limite a copiar, adapte suas estratégias mobile à realidade regional do seu consumidor.
Incluir conteúdos relevantes
Aposte em textos curtos, claros e de qualidade, também produza vídeos concisos e valorize as imagens dos seus produtos, mas sempre se atentando para o formato responsivo.
Inovar frequentemente
Seja inovador, pensando criativamente todas as campanhas para surpreender e envolver o e-consumidor.
Seja profissional
Invista em profissionais especializados em e-commerce e em desenvolvimento de estratégias mobile, pois o know-how deles ajudará no alcance de resultados positivos.
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Case de sucesso para inspirar suas estratégias mobile
Como estudar o mercado é um passo fundamental para o crescimento do seu e-commerce, não há nada de errado em se inspirar em boas ideias. Há cases de sucesso que são ótimos modelos de integração entre mobile, atendimento e conexão com a marca.
A Starbucks, por exemplo, alcançou 16% em vendas via smartphones e é uma das líderes em vendas mobile nos EUA. Seu aplicativo, lançado em 2009 apresenta diversas funcionalidades para facilitar a venda para os clientes, indica lojas mais próximas, disponibiliza pagamento via celular, diminuindo o tempo de espera em filas, além de outras funcionalidades.
As estratégias mobile da Starbucks se mostram extremamente antenadas com a principal ferramenta de sucesso: o conhecimento da vontade dos clientes. Se você quiser saber mais sobre como conhecer e entender o perfil dos clientes do seu e-commerce, experimente a ferramenta da Yourviews.
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