7 passos para seu e-commerce vender mais melhorando a usabilidade

e-commerce vender mais

Neste artigo você aprenderá passos importantíssimos que farão seu e-commerce vender mais, investindo na usabilidade e melhor experiência para seu cliente. Separamos dicas para lhe ajudar a:

 

Aprimorar a experiência do cliente, tornar o design mais atraente e eficiente, mensurar e acompanhar o desempenho da usabilidade de sua loja virtual e cuidados importantes para gerir seus pagamentos com eficiência.

 

Escolher a plataforma certa, ter excelentes produtos, realizar boas descrições, investir em redes sociais e no relacionamento e até mesmo usar ótimas estratégias de marketing não ajudarão seu e-commerce a vender mais caso sua loja virtual não cuide da usabilidade.

 

Isto porque pensar na experiência do cliente em todos os momentos, pode se tornar o maior diferencial da sua loja diante da concorrência, já que de acordo com um estudo do Baymard Institute, 69% dos usuários abandonam o carrinho na hora de fechar a compra.

 

E a causa da maioria destes abandonos é o fato do site apresentar dificuldades na usabilidade que acabam com a paciência do comprador, incentivando-o a procurar outras alternativas melhores e mais práticas.

 

Para tornar a experiência do usuário ainda melhor, aconselhamos focar principalmente em três pontos principais: Design, Mensuração / Acompanhamento e Processo de pagamento. Confira dicas detalhadas a seguir:

 

Para melhorar o a usabilidade do design do seu e-commerce

usabilidade e design

  • Crie uma navegação simples e funcional

Ajudar o cliente a localizar o que ele precisa fará com que ele permaneça ainda mais tempo em sua página, localizando produtos e comprando. Para isto, diminua o número de cliques necessários para encontrar o caminho certo.

 

Você pode fazer isto criando menus entre 3 e sete cabeçalhos, no máximo, cada um com até três sub níveis. Também cheque se as opções de navegação estão claras, com rótulos diretos e transparentes e não deixe de manter acessível o campo de busca. Além disso, aproveite a ajuda da configuração do Google Analytics para monitorar o que seus clientes pesquisam no campo de busca, para otimizar a construção do seu menu e da acessibilidade do seu site.

 

  • Use simbologias amigáveis

Os ícones que ajudam na navegabilidade precisam ficar aparentes, bem posicionados e com indicações claras, como por exemplo, as setas de navegação para slides, imagens ou páginas anteriores e seguintes, ícones para retornar ao topo da página, caixas de busca no topo da página e também próximas ao rodapé para facilitar o acesso à pesquisa, botões para compartilhamento, links para contato e muito mais.

 

  • Cheque o tempo de carregamento da página

Sabia que 25% dos usuários abandonam páginas que demoram mais do que quatro segundos para carregar? Pois é, com certeza não quer que sua loja virtual entre para esta estatística, não é mesmo?

 

Para fugir deste erro, comece escolhendo uma empresa de hospedagem confiável para o seu site, verifique regularmente o tempo de carregamento e dados sobre o tempo de permanência em seu site com os relatórios do Google Analytics e cheque periodicamente a velocidade com a ajuda de ferramentas como o PageSpeed do Google.

 

Para mensurar e acompanhar o desempenho da usabilidade

mensurar sites

  • Use ferramentas e aplicativos que ajudem a avaliar o desempenho

 

Verificar a experiência de compra dos seus clientes e como eles interagem com a sua loja virtual é muito importante, para ajudar nesta missão, experimente usar ferramentas e aplicações como:

 

Crazyegg  – sistema que ajuda a avaliar como o usuário utiliza sua página, exibindo pontos com maior incidência de cliques ou usando um sistema de avaliação com ajuda de mapas de calor, para saber quais áreas do seu site são mais atraentes aos olhos dos seus clientes.

 

Yourviews – uma ferramenta que ajuda na captação e gerenciamento de reviews, coletando diretamente opiniões e avaliações com os clientes da sua loja suas experiências de compra.

 

É possível obter informações relevantes sobre sua loja, seus produtos e ainda facilitar a experiência de compra, com a ajuda de uma área e perguntas e respostas criada pelos próprios usuários, o que aumenta a chance de dar as respostas certas no momento mais oportuno. Conheça mais detalhes e vantagens clicando aqui.

 

Google Analytics – Além dos relatórios resumidos sobre a audiência do seu site, analisando com atenção o Google Analytics, é possível identificar o caminho percorrido do cliente para chegar à sua loja, determinar o funil de vendas, identificar a forma de acesso por tipos de dispositivos, além de traçar metas e métricas de resultados para avaliar com mais eficácia seu desempenho.

Dicas de cuidados no pagamento para seu e-commerce vender mais

meios-de-pagamentos loja virtual

  • Inclua processos de pagamento lineares

Para seu e-commerce vender mais, será preciso manter atenções redobradas no momento do check out, pois dificuldades no fechamento das compras podem afastar o cliente definitivamente.

 

Para fugir deste risco, após o cliente encher o carrinho de compras, evite ficar fazendo redirecionamentos da página para incluir outras ofertas e sugestões de compras. Prefira incluir um processo com indicações claras de como avançar e retroceder e prefira captar apenas as informações extremamente necessárias, mantendo o cadastro simples, prático e rápido.

 

  • Use indicações de erro claras no check out

Nada frustra mais um cliente do que não conseguir finalizar sua compra, sem saber claramente o motivo. Para seu e-commerce vender mais, também foque na indicação clara dos problemas no cadastramento final.

 

Coloque a mensagem de erro, referente à informação que está divergente ou incompleta com uma fonte e cores destacadas, e prefira fixa-la diretamente no campo ou ao lado do quadro com a informação de erro.

 

  • Tenha planos alternativos de contingência

Para seu e-commerce vender mais, a atenção à usabilidade no momento do check out não deve parar no momento do preenchimento dos dados de pagamento. Também é preciso pensar no comportamento da plataforma de pagamento para não perder vendas.

 

Fique atento a possibilidades como a recusa de pagamentos, para manter uma comunicação clara e automatizada com o cliente, evitando que por demora no contato ou informações desencontradas ele desista da compra.

 

Para isto, atenção à escolha da ferramenta e nunca deixe de coletar os reviews dos clientes para entender os problemas enfrentados e os destaques positivos no momento da compra. Para fazer isto com eficiência, experimente GRÁTIS a ferramenta da Yourviews.

 

Para continuar por dentro de dicas sobre como fazer seu e-commerce vender mais, continue acompanhando nossa série de conteúdos deste mês sobre vendas, lendo nosso próximo artigo que falará sobre oportunidades de vendas em mercados do interior.

 

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