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5 técnicas psicológicas para vender mais em sua loja virtual

 

Quer aprender a reforçar seus argumentos de venda e descobrir como usar técnicas psicológicas para fazer seu e-commerce vender mais? Então confira as dicas estratégicas que a Yourviews separou para você neste post.

 

 

A mente humana é uma caixinha de surpresas, mas quando melhor compreendida pode ajudar você até mesmo a fechar mais negócios e no desenvolvimento da sua empresa, para isto, basta reconhecer alguns padrões mentais e usá-los estrategicamente a favor da sua loja virtual, adaptando seus argumentos de vendas.

 

Principais Técnicas Psicológicas para vender mais

 

1.Efeito de ambiguidade

 

Geralmente o cérebro possui uma tendência em que, mesmo diante de situações semelhantes, acaba preferindo aquela com a qual ele já possuiu contato prévio ou alguma referência, para assim evitar surpresas desagradáveis.

Isto caracteriza o efeito da ambiguidade, que faz com que as pessoas evitem opções cujos resultados são desconhecidos, ou sobre as quais não contam com informações completas e seguras.

 

Diante da compra de um novo acessório, por exemplo, havendo o mesmo produto em duas lojas distintas, a preferência sempre acabará recaindo sobre aquela loja onde já se teve uma experiência anterior ou que ao menos ela seja recomendada.

 

Para sua loja virtual se beneficiar desta técnica psicológica, invista na fidelização dos clientes e na apresentação de reviews, que ajudam a transmitir maior confiança e credibilidade a novos clientes. Quer saber como? Conheça melhor a ferramenta da Yourviews.

 

2.Efeito Ancoragem

 

Apesar de socialmente sabermos que não devemos julgar um livro pela capa, nosso cérebro não atende a este comando literalmente, ele possui a tendência de julgar sim, imediatamente pela aparência.

 

Seja para o bem ou para o mal, a primeira informação recebida sobre uma pessoa ou situação acaba influenciando diretamente na percepção global, o que desencadeia uma ação semelhante a uma ânvora, onde todas as informações complementares são comparadas a esta primeira referência, logo, para vender mais em sua loja virtual, o recomendado é se dedicar ao primeiro contato sim.

 

Crie um layout atrativo, capriche na imagem de seus produtos, foque na qualidade estética e em uma mensagem e navegabilidade intuitiva, direta e muito clara, para evitar frustrações e confusões.

 

3. Desconto hiperbólico

 

O cérebro também está programado para preferir vantagens imediatas a ofertas que se apresentem a longo prazo. Quanto mais longe a aquisição se apresentar, menor será o valor percebido pelo cliente.

 

Para usar esta característica como vantagem competitiva para vender mais em sua loja virtual, crie ofertas que apresentem descontos imediatos, vantagens e recompensas claras que podem ser obtidas naquele instante, para estimular a adesão por impulso.

 

Vantagens que podem ser percebidas logo após a primeira compra são argumentos muito melhores e mais eficientes que benefícios longos, ou que precisem de uma sequência de inúmeros passos para se tornarem reais.  

 

4.Efeito Bandwagon

 

Naturalmente as pessoas tendem a se interessar mais por produtos e serviços que vêem outros ao seu redor usando. Pois é, realmente todos nós estamos sujeitos a este tipo de manipulação social.

 

E se você prestar atenção, pode utilizar isso ainda mais a favor dos seus negócios,  vender mais na sua loja virtual. Controle esta força psicológica com ações como:

 

  • Exibição de reviews
  • Apresentação de cases e sucesso
  • Uso de posts de clientes que compraram e usam seus produtos
  • Apresentando um exemplo de personalidade ou figura popular que segue a tendência do que você está vendendo
  • Indicando o total de ofertas e produtos já vendido

 

5.Efeito Decoy

 

Uma oferta é pouco, duas são boas, três são excelentes! Sabia que incluir três opções de escolha pode tornar a decisão do cliente mais fácil do que diante de apenas duas? Acredite! É verdade!

 

Em um estudo realizado pela Duke University, os pesquisadores apresentaram aos participantes duas opções de jantar: um cinco estrelas restaurante que estava longe, e um três estrelas que estava nas proximidades. O impasse da dúvida e a demora na escolha foi inevitável.

 

Em contrapartida, assim que foi introduzida uma terceira possibilidade, no caso do exemplo, um restaurante quatro estrelas ainda mais longe do que a de cinco estrelas, a escolha se tornou muito mais fácil.

 

Para o seu negócio virtual, é possível facilitar a decisão indicando versões diferentes da mesma oferta ou apresentando pelo menos 3 opções de produtos variados. Você pode facilitar a decisão apresentando por exemplo:

 

  • Opções de modelos com cores diferentes
  • Variedades na forma de pagamento
  • Sugerindo pacotes de compras, incluindo produtos afins, com preços mais vantajosos

 

Um exemplo, caso você venda sapatos, ao invés de focar na oferta de apenas um, para alavancar seus resultados, crie um argumento como: “3 sapatilhas pelo valor de X”, pois assim, ao invés de vender apenas um produto, caso sua oferta possua um preço justo, conseguirá facilmente aumentar o volume de vendas e também o tíket médio.

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