5 passos para criar um plano de vendas e marketing de sucesso

 

Plano de vendas e marketing

Criar um plano de vendas e marketing estruturado é uma etapa fundamental para o marketing de pequenos e médios e-commerces. Como esta estratégia possui diversos rumos possíveis, para facilitar a vida de gestores e donos de lojas virtuais, separamos 5 passos fundamentais para ajudar na construção de um plano de vendas e marketing de sucesso. Acompanhe em nosso artigo.

 

Para seu plano de vendas e marketing ser realmente eficiente, antes de cumprir as 5 etapas que falaremos neste artigo, é preciso criar um processo que comece integrando toda sua equipe, deixando-os cientes da importância desta atividade, além de definir claramente o papel e a participação de cada um neste processo de desenvolvimento da sua loja virtual.

 

Apesar do gestor de marketing e os líderes de vendas estarem a frente deste projeto, os demais membros da equipe em áreas como backoffice, atendimento, áreas de TI e outros setores, também precisam estar envolvidos, pois mesmo indiretamente, o trabalho de cada um deles interfere no desenvolvimento do negócio e nas vendas finais.

 

Os passos para criar um plano de vendas e marketing de sucesso

 

1)     Defina suas personas

As personas são simplesmente uma definição clara e objetiva do perfil ideal de seus clientes. Nesta identificação, além de informações genéricas como sexo, idade, perfil econômico e demográfico, você deve incluir as principais necessidades destes clientes e identificar quais das suas soluções atendem melhor a este público.

 

Informações como estas ajudarão na construção de campanhas publicitárias melhor direcionadas e mais eficientes. Quanto mais claros forem os dados, maiores as chances de conquistar resultados eficientes.

 

2)     Difunda suas metas e objetivos para toda equipe

Muitas vezes, apesar das metas e objetivos das lojas virtuais estarem claros para os grandes líderes e donos de e-commerce, estas informações fundamentais não estão tão claras para os membros da equipe.

 

Para que sua campanha realmente funcione, todos precisam estar sintonizados, tanto com os objetivos e metas principais do negócio, quanto com os objetivos e metas personalizadas definidas para cada campanha.

 

Com metas e objetivos claros, distribuídos e disponíveis para consulta facilmente, para manter uma integração completa e assertiva, distribua a parcela de responsabilidade para cada membro participante e estabeleça prazos para que eles atinjam seus objetivos individuais e da loja.

 

3)      Defina metas claras, desafiadoras, mas possíveis

Ao estabelecer metas, considere a maturidade, habilidade e desempenho dos membros da sua equipe. Avalie os resultados conquistados em ações passadas e o desempenho deles na geração de leads para ajudar a definir metas claras e viáveis para serem atingidas.

Você pode até propor metas mais desafiadoras, mas tome cuidado para não definir marcas muito altas e inatingíveis para não desestimular os membros da sua equipe.

4)     Determine o processo do funil de vendas

 

Com as etapas anteriores você terá uma base muito sólida para conquistar clientes, mas isto não significa que o desafio estará concluído. Após a captação e conquista vem a fase mais difícil, o gerenciamento de leads.

 

A construção de uma lista de leads é uma consequência de um plano de vendas e marketing maduro, mas o gerenciamento deles é realmente um grande desafio que para ser cumprido de forma certa, precisa ter etapas e ciclos bem definidos.

 

Neste momento é preciso determinar

  • A frequência de contato com estes clientes,
  • A duração e tempo de permanência do lead em cada etapa do funil
  • Os canais preferenciais para que isto ocorra,
  • O ciclo das mensagens a serem enviadas em cada uma das etapas
  • E principalmente a definição do tempo certo para apresentação de ofertas

 

5)     Mensure e avalie o desempenho de cada etapa

 

Por fim, concluindo este ciclo de definições para a criação de um plano de vendas e marketing de sucesso, chega o momento em que é necessário mensurar o desempenho de todas as etapas cumpridas, para checar o desempenho e realinhar estratégias nas ações futuras.

 

Crie relatórios internos que contenham as metas gerais e individuais de cada membro da equipe. Sempre que possível, também inclua o prazo para conclusão de cada meta. Para facilitar o acompanhamento e a divulgação destes dados entre sua equipe, experimente usar sistemas de gestão de projetos como o Basecamp ou a Prosperi.

 

Também vale à pena desenvolver sistemas de controle e gestão do ciclo de relacionamento com os clientes até a conversão, acrescentando também o valor gerado por cada lead. Uma sugestão de ferramenta para cumprir esta missão é Zoho CRM.

 

 

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