5 Estratégias de mídias sociais para m-commerce

 

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Com o constante crescimento das redes sociais, não há como não incluir estratégias de mídias sociais para ajudar no desempenho do comércio eletrônico.

 

Diante disto, neste artigo falaremos das oportunidades e indicaremos modelos de estratégias de mídias sociais para m-commerce, que ajudarão a ampliar sua margem de lucro nas vendas por celulares.

 

 

As mídias sociais são um espaço com presença obrigatória para a maior parte dos internautas. Observando isto, as empresas, especialmente e-commerces não poderiam passar despercebidos também neste ambiente.

 

Especialmente porque com a ajuda da interação nestas mídias é possível construir relacionamentos, ampliar o engajamento e fidelizar clientes através da criação de campanhas personalizadas e altamente segmentadas.

 

Acesso às redes sociais pelo celular e as oportunidades

 

Conforme indicado pelo levantamento, feito pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que apurou o total de linhas telefônicas móveis, em 2014, aponta que o número de pessoas que acessão a internet pelo celular já pode ter ultrapassado 148 milhões de brasileiros.

 

Esta última pesquisa, para chegar a este volume, levou em consideração o total de mais de 281,1 milhões de linhas telefônicas móveis, ativas no Brasil. Elas indicam uma densidade de 138 conexões móveis, para cada 100 habitantes.

 

Com base também em um relatório da Digi-Capital, é possível estimar que a receita móvel em todo o mundo saltará  mais de 300% nos próximos quatro anos, já que a segunda edição do relatório Internet Retailer Móvel divulgado em 2015 também apontou este horizonte.

 

Como entre os principais destinos de acesso por celular, as redes sociais lideram o interesse dos brasileiros e por isto, facilitar as compras, redirecionando o fluxo de acesso das redes sociais para m-commerce garantirá uma significante fatia do mercado, para quem souber aproveitar todo este potencial e demanda do mercado.

 

Dicas estratégias de mídias sociais para m-commerce

 

Para integrar suas mídias sociais ao m-commerce e aumentar o desempenho da sua loja virtual, você pode investir nas seguintes estratégias:

1.Intensifique o compartilhamento

Compartilhar nas redes sociais é a chave do sucesso e ajuda a ampliar a o alcance do conhecimento de sua marca. Como só compartilhamos coisas que realmente nos interessam, comece o contato buscando os clientes que já compraram e os mais fiéis à sua loja.

 

Certifique-se de que eles já seguem suas páginas sociais e quando for o caso, cheque também se eles já baixaram a versão do seu aplicativo para celular.

 

Tenha em mente que construir uma relação mais sólida nas redes sociais com quem já se identifica com sua marca é o melhor caminho, por isto não perca de vista os clientes que já compraram em sua loja. Vá atrás deles!

 

Como alternativa para melhorar o desempenho, vale à pena entregar benefícios e incentivos para quem compartilhar e interagir com maior frequência com sua marca nas mídias sociais.

 

Outra opção é investir também na inclusão de serviços e aplicativos que incentivem a colaboração através de comentários, reviews e compartilhamentos de informações. A ferramenta da Yourviews, por exemplo, pode ajudar neste processo de captação. As avaliações e comentários coletados pela yourviews podem ser publicados nas redes sociais em formatos de testemunhos, ajudando ainda mais nas vendas.

 

2.Faça seus clientes se sentem VIP’s

Além dos possíveis incentivos às interações que mencionamos na dica anterior, que é uma ótima alternativa para construção de público, não se esqueça de manter como foco principal a construção de relacionamentos reais com seus clientes.

Acompanhe os compradores que interagem com maior frequência e crie ofertas e benefícios exclusivos que os façam se sentir especiais e únicos.

 

Mostre a eles que você reconhece e valoriza a relação que vem construindo com cada um. Experimente criar cupons personalizados e ao invés de descontos genéricos, aproveite para enviar sugestões de produtos específicos para o gosto e as preferências do cliente, conforme ele indica em seus perfis sociais e na interação com sua página.

3.Peça feedbacks

Muitas empresas têm medo de solicitar feedbacks de seus clientes por acreditarem que receberão somente avaliações negativas. Isto é um erro! Não se renda a esta suposição.

 

Ao contrário do que estes “medrosos” pensam, saiba que normalmente, os clientes leais e satisfeitos têm prazer de comentar sobre produtos ou serviços dos quais gostaram.

 

As redes sociais são um ótimo espaço para isto. Pedir imagens do cliente após receber ou testar o produto e promove-las pode ser muito positivo para sua marca. Também aproveite para vincular as avaliações das redes sociais com seu site.

 

Caso sua loja virtual ainda não tenha uma política de gestão de reviews (avaliações), comece agora mesmo, pois conforme indicamos em nosso outro artigo “Gestão de reviews e relacionamento com clientes para alavancar resultados”, esta prática aumenta a credibilidade e ajuda lojas virtuais a venderem mais.

 

Para automatizar este processo, não perder nenhum review, incentivar recompras, tornar os relacionamento com clientes mais sólido e obter muitas outras vantagens, experimente a ferramenta da Yourviews.

4.Use apelos visuais de qualidade

Atualmente na web, os espaços estão sendo utilizados para exposição de mais recursos gráficos, fotos, vídeos e imagens. Tudo isto para atrair mais atenção do público.

 

Nas mídias sociais as imagens e vídeos acabam ganhando ainda mais destaque, não é à toa que serviços como Instagram, Pinterest e Snapchat e YouTube somam cada dia mais usuários e acumulam interações.

 

Até mesmo o facebook se adaptou a esta realidade, investindo em recursos como anúncios em formato de vídeos e o Twitter implantou o Periscope, um sistema que permite a transmissão de eventos ao vivo na rede social.

 

Diante disto, invista na construção de imagens e vídeos de qualidade, não deixando de incluir materiais em alta resolução e ações com planejamento de uso destes recursos nas campanhas em mídias sociais para m-commerce.

 

5.Invista em campanhas patrocinadas

Mídias sociais como o Facebook, LinkedIn, Twitter e atualmente o Instagram já possuem recursos para ações patrocinadas e esta alternativa já se tornou hoje uma ferramenta muito útil também para lojas virtuais de todos os portes.

 

Graças às opções de segmentação que estas ferramentas oferecem, é possível que seus anúncios sejam direcionados para uma fatia do público muito bem selecionada, tornando suas campanhas ainda mais eficientes.

 

Gostou deste artigo e quer continuar acompanhando e aprendendo sobre estratégias para m-commerces? Continue acompanhando os artigos da série de conteúdos sobre o universo mobile e as oportunidades para o e-commerce.

Leia também o próximo artigo da série que falará sobre dicas de ferramentas para m-commerces.

 

 

 

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