3 passos para vender mais na Black Friday e no Natal com campanhas nas redes sociais

 campanhas nas redes sociais

No cenário atual do e-commerce, criar uma estratégia de marketing sem considerar campanhas nas redes sociais é inviável, especialmente em períodos extremamente favoráveis para as vendas como a Black Friday e o Natal. Se você quer aprimorar ainda mais sua campanha nas redes sociais, confira as dicas que separamos neste post.

 

 

Porque você não pode dispensar as redes sociais

 

As redes sociais, apesar de não garantirem para muitas pequenas e médias empresas, um volume de vendas e conversões diárias, são canais extremamente importantes para a construção de relacionamentos e para as vendas a médio e longo prazo.

 

Há pesquisas que indicam que 72% das pessoas são mais propensas a realizar compras em lojas virtuais com as quais elas interagiram ou seguem nas redes sociais.

 

Além da experiência direta, amigos e familiares tendem a confiar mais em e-commerces que são recomendados por pessoas de sua confiança, logo, a atuação da sua loja nas redes sociais pode acabar abrangendo um público com um tamanho maior do que se imagina inicialmente.

 

Como vender mais com campanhas nas redes sociais

 

1.Utilize o Twiiter para fluxos de buscas

 

Além da tradicional atividade de publicação de tweets sobre seus produtos e sua marca, também é possível usar o Twitter para analisar o comportamento do seu público-alvo e encontrar temas e oportunidades interessantes para ajudar na criação de campanhas promocionais.

 

Pensando em ampliar as vendas na Black Friday e no Natal, você pode começar selecionando palavras-chave ligadas aos seus principais produtos à venda e relacionadas com o perfil do seu público-alvo.

 

Estas buscas podem ser feitas através do sistema de pesquisa da própria rede social, na barra superior, pode-se utilizar os recursos de busca avançada também dentro do Twitter ou através de ferramentas direcionadas para gestão de redes sociais.

 

Com o resultado destas buscas é possível responder e realizar a oferta direta de suas promoções e ofertas de Natal e da Black Friday, diretamente para o público interessado em seus produtos.

 

2.Crie buzz marketing com suas publicações

 

Os likes, curtidas, +1 e todas as formas que representam interação e engajamento nas redes sociais podem se transformar em um grande buzz a favor da sua loja virtual.

 

Para isto, adeque o conteúdo a cada uma das mídias e tenha cuidado com o excesso de publicações com mensagens excessivamente publicitárias, pois apenas divulgar preços de produtos e ofertas pode distanciar seus clientes.

 

Para estimular o buzz (compartilhamento) entre seus seguidores, procure publicar conteúdos sobre a atualização do seu estoque, teasers dos produtos que entrarão em promoção, dicas de utilização dos produtos, vídeos tutoriais, resenhas e avaliações de clientes que já compraram e uma espécie de making off de preparação para a grande promoção na Black Friday e no Natal.

 

3. Use os dados do desempenho das campanhas nas redes sociais a seu favor

 

Mensurar resultados é fundamental para desenvolver uma estratégia completa de redes sociais. O histórico do seu desempenho passado pode render valiosas dicas para o seu desempenho futuro, ajudando especialmente a vender mais na Black Friday e no Natal.

Para ajudar no acompanhamento destes dados, é possível utilizar ferramentas como:

 

LikeAlyzer – para acompanhar o desempenho da fanpage

Iconosquare – para monitorar o desempenho do Instagram

Followerwonk – para mensurar o Twitter

ViralWoot – para acompanhar a evolução do Pinterest

HowSociable – para avaliar a influência de todas as suas redes

FanpageKarma – para acompanhar e comparar o desempenho de várias redes sociais

SumAll – para montar um dashboard com o desempenho de todas suas redes

 

Gostou deste artigo? Então não deixe de acompanhar as próximas publicações do blog. O próximo trará dicas de como planejar promoções de vendas para o Natal e datas comemorativas. Acompanhe!

 

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