3 dicas para se destacar em 2018

O ano de 2017 foi marcado por muito esforço, novos aprendizados e conquistas para todos nós. É necessário continuar caminhando com o pensamento de que problemas sempre surgirão, o que difere é o jeito como lidamos com eles e como podemos tirar proveito de cada situação.

2018 já está aí, e a palavra de ordem agora é planejamento. E você, já começou o seu? Já pensou em como fazer diferente esse ano?

Listei aqui 3 dicas importantes para o varejo online que podem te auxiliar na hora de pensar no seu planejamento de 2018:


1- Invista em Search Engine Optimization (SEO)

 

Aposto que, assim como eu, você já ouviu falar muito ao longo de 2017, sobre “oferecer uma boa experiência ao usuário”. Pois é, e esse é apenas o começo, pois oferecer uma boa experiência aos usuários nada mais é do que oferecer um conteúdo que, é de fato, relevante.

Se colocar no lugar do consumidor é a base do SEO. Vamos supor a seguinte situação: se você busca sobre o produto específico XPTO, você não vai ter uma boa experiência ao receber conteúdo sobre o produto YPTO. Por isso, estudar as palavras-chaves para o seu mercado de atuação é muito importante, pois vai garantir que seus consumidores encontrem o caminho até você, sem depender de mídias pagas.
Atualmente, existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis no mercado, que te possibilitam estudar melhor e planejar suas keywords.

Uma ótima maneira de otimizar seu site para SEO, é através das avaliações dos seus clientes. As reviews escritas pelos consumidores são conteúdos simples, rápidos e diretos, ricos em keywords relevantes sobre seus produtos/serviços.
Além de complementar seu site com mais informações, elas são indexadas pelo Google, auxiliando no seu ranqueamento dentro dos buscadores.

E por falar em boa experiência do usuário, não se esqueça de investir na versão responsiva do seu site, pois com o novo fator de ranqueamento do Google (mobile-first index), a indexação será feita baseada na versão mobile do seu site.

2- Planeje antecipadamente as suas ações


Ao longo do ano, temos diversas datas comemorativas importantes para o e-commerce, mas antes de pensar em participar de todas elas, faça uma análise para ver quais datas são realmente relevantes para o seu segmento.

Uma campanha bem planejada e estruturada garante a oportunidade de aumentar seu faturamento, pois além de aquecerem as vendas, as datas comemorativas provocam no consumidor a necessidade de confraternizar e comemorar, homenageando as pessoas através da simbologia dos presentes.

As datas mais importantes para o varejo online são:

– Dia do Consumidor (15 de março)
– Dia do Frete Grátis (acontece geralmente na última sexta-feira de abril)   
– Dia das Mães (segundo domingo de maio)
– Dia dos Namorados (12 de junho)
– Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)
– Dia das Crianças (12 de outubro)
– Black Friday (última sexta-feira de novembro)
– Cyber Monday (segunda-feira subsequente à Black Friday)
– Natal (25 de dezembro)
– Boxing Day (26 de dezembro)

Antes de iniciar uma campanha, se planeje com antecedência: monte um cronograma.
Leve em consideração o espaço que você tem disponível no seu estoque, os produtos encalhados no estoque, os produtos (novos ou reposição) que você pedirá ao seu fornecedor, o tempo que eles levarão para chegar até você, prazo de entrega, tempo para iniciar a divulgação da sua campanha (seu público-alvo deve ser impactado pelas suas campanhas e isso requer tempo).

3- Estimule a recompra em sua loja       


A maioria dos lojistas online conhecem as dificuldades e o quanto é custoso trazer acessos para a loja, visto que todos os dias surgem novas operações que tornam a competitividade maior. Segundo Philipe Kotler, conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes do que manter um atual, então por que não investir melhor na sua própria base de clientes?

O primeiro passo é conhecer seu cliente
Com as reviews você pode obter informações valiosas sobre seu cliente, e colher informações sobre sua experiência. Saber como foi a recepção e o consumo do produto, além de trabalhar informações extras que serão relevantes para você conhecê-lo melhor, e aprender o que pode oferecer para ele.

Monitore o tráfego de seu site e suas vendas
Conhecer a origem do seu cliente é fundamental, assim como monitorar o aumento, queda e oscilações de tráfego de acessos.
Identificar as páginas com alta taxa de rejeição para promover melhorias e correções, permitindo aumentar o percentual de pessoas em cada fase do funil de venda.

Monitore o aumento e queda das suas vendas, assim como os produtos mais vendidos com relação ao fluxo de estoque e status dos seus respectivos pedidos.
Monitore também as vendas captadas e quantifique quais foram faturadas e suas formas de pagamento.

Segmentação & Mailing 
Após coletar as informações dos seus clientes e entender um pouco mais sobre eles, você pode realizar diversas ações que serão relevantes para eles.

Vamos supor a seguinte situação: você vende cosméticos e produtos de beleza, e pediu informações sobre o tipo de cabelo que seus clientes tem (oleosos, secos, normais, ondulados, lisos, etc). Depois de ter recolhido as informações, descobriu que 40% dos clientes da sua base tem cabelos secos, e dessa maneira pode segmentar esses consumidores oferecendo para eles produtos de hidratação para cabelos secos.

Lembre-se, o cliente, cada dia mais, espera ser individualizado e receber somente aquilo que lhe interessa.

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As avaliações propiciam coletar estas informações e saber mais sobre seus consumidores 😉

Então, entender o comportamento dos seus clientes auxilia a compreender a recompra,
criar ações de marketing mais efetivas e até mesmo a identificar o momento certo para trabalhar com sua base e saber o melhor período para impactar seu cliente.


Essas são algumas dicas que podem te auxiliar na hora de planejar suas estratégias de 2018 🙂

Desejamos a todos um ótimo ano!

Thaysa Coutinho

Thaysa Coutinho

Analista de Marketing, formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero, responsável pela gestão de conteúdo da Yourviews.

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