integração CRM e Social Media

Dicas para fazer integração CRM e Social Media e aumentar seus resultados

 

Você já conhece os benefícios de investir em integração CRM e Social Media? Se ainda não começou a agir ou acredita que fazer esta integração é um processo muito complicado, disponível apenas para grandes empresas, aprenda agora mesmo 3 dicas para aplicar em seu pequeno e médio negócio e também comece a lucrar com esta estratégia.

 

 

O uso de ferramenta e a gestão de CRM, quando integrada com a gestão de redes sociais pode ampliar ainda mais o potencial de comunicação com o público, assim como contribui para o volume de vendas. Isto ocorre porque nestes canais há muitas formas de interagir com os leads e descobrir informações estratégicas sobre eles.

 

Benefícios da integração CRM e social media

 

Ainda não está convencido se deve investir em integração CRM e Social Media? Pois bem, saiba que integrar seus esforços de marketing em mercados verticais pode proporcionar ganhos como:

 

  • Maior eficiência em suas campanhas de marketing
  • Desenvolvimento de um perfil mais completo sobre seus consumidores.
  • Maior personalização nas ofertas
  • Aumento da taxa de conversão em vendas
  • Possibilidade de captura de dados adicionais do cliente que ajuda no aprofundamento das personas

 

Redes sociais e diferenciais de integração CRM e Social Media

Integração CRM e Facebook – Audiências personalizadas

 

O Facebook foi uma das primeiras plataformas sociais que permitiu a correspondência de CRM através do uso de audiências personalizadas e também é uma das mídias sociais mais utilizadas no Brasil por quem pretende investir em CRM Social.

 

Uma ferramenta que pode ser utilizada para ajudar na maior acertividade das campanhas, dentro da própria rede social é o sistema de “Audiências Customizadas”, disponibilizado pelo Facebook Ads.

 

As audiências customizadas dão à sua empresa o poder de trabalhar no Facebook com um segmento de usuários mais específico, aliado aos seus interesses, delimitando a atuação.

 

Você pode trabalhar com elas, determinando as características do público que receberá seus anúncios e também pode utilizar o a ferramenta de Pixel do Facebook para monitorar as conversões e ações específicas do seu público, tendo acesso a um sistema de Social CRM muito eficiente.

 

Para criar um Pixel do Facebook e começar a realizar integração CRM e Social Media em seu pequeno ou médio negócio você precisa acessar a área de gerenciamento de anúncios e seguir as três etapas abaixo:

 

Pixel Facebook

 

Quando sua audiência personalizada estiver completa será possível expandir o alcance da sua conversão também em seu site.

 

Integração CRM e Twitter – Audiências vinculadas

No Twitter o funcionamento é semelhante ao do Facebook, permitindo, através da própria ferramenta a segmentação dos clientes existentes em sua lista (seus seguidores).

 

Ao configurar o rastreamento de conversões você passará a acompanhar as ações que as pessoas que acessaram seus anúncios no Twitter realizaram em seu site. Isto lhe ajudará no monitoramento do Social CRM, na mensuraçã do retorno de suas campanhas, na análise de dados do seu perfil social, comparação e otimização de campanhas de resposta direta.

 

Para começar a segmentar sua campanha por público, será necessário possui uma base de dados com uma lista de audiência com pelo menos 500 pessoas. Com este número alcançado será possível construir e ampliar seu público alcançando também usuários novos dentro do perfil, localização, dados demográficos e demais padrões desejados por você para maior engajamento.

 

Para rastrear sua conversão no Twitter, Selecione o ícone ao lado da barra de pesquisa (no canto direito superior) e clique em estatísticas. Mais uma vez na barra superior, clique em ferramentas e depois em rastreamento de conversões.

 

Surgirá esta tela:

 

Rastreamento de conversões Twitter

Softwares de integração CRM e Social Media mais completos

Além destas ferramentas disponibilizadas pelas próprias redes sociais, é possível contar também com a ajuda de softwares que permitem um monitoramento ainda mais completo do relacionamento com seus clientes.

 

Com a ajuda deles, até mesmo um simples formulário de registro adicionado ao programa como um sorteio, concurso ou questionário, pode favorecer a construção de um perfil de CRM de seus fãs.

 

Você pode não apenas capturar, mas gerenciar dados como telefone, nome, endereço, estado / código postal, e demais informações que lhe permitam entrar em contato com eles e fechar negócios.

 

Ferramentas alternativas para Social CRM

 

Alterian SM2 solução de analise de monitoramento de marcas para ajudar no monitoramento das menções e interações (positivas ou negativas) com sua marca.

 

Social Metrix – ferramenta multicultural personalizada que ajuda a monitorar tanto mídias sociais como a Internet tradicional.

 

SugarCRM – Um dos  CRM Open Source mais populares do mercado, com um sistema democrático e acessível também a pequenas e médias empresas.

 

Sprout Social – alternativa de ferramenta web que permite o gerenciamento de  diferentes canais sociais, como Twitter, Facebook, LinkedIn, FourSquare, Gowalla e outras redes.

 

Zoho CRM – Esta ferramenta disponibiliza uma solução completa para gerenciamento de todas as etapas da captação ao pós-venda com o cliente, integrando tudo em um único sistema.

 

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