10 dicas infalíveis para vender mais pela internet

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O e-commerce brasileiro continua com resultados e estatísticas cada dia mais positivas. Conforme aponta a pesquisa “Perfil do e-commerce Brasil”, realizada pelo BigData, neste ano o setor deve vender mais pela internet e crescer cerca de 14%, movimentando mais de R$ 81 bilhões, uma média bem acima do crescimento econômico esperado para o país nas vendas presenciais.

 

Apesar do excelente desempenho global, para seu e-commerce conseguir uma boa fatia deste crescimento, é preciso vencer a concorrência e se destacar em meio aos mais de 450 mil concorrentes virtuais ativos que atuam no Brasil, número apresentado pelo levantamento também realizado pelo BigData, até março deste ano.

 

Há muitas possibilidades e estratégias possíveis para ajudar no desenvolvimento do seu negócio on line. Separamos 10 dicas infalíveis que podem ser usadas assim que terminar de ler este artigo, agora mesmo ou podem servir de inspiração para novas ideias estratégicas que ajudarão seu e-commerce a vender mais pela internet, confira:

 

1-    Invista na geração de conteúdos

blog para lojas virtuais

A frequência de atualizações é fundamental para atrair audiência, captar novos clientes e consequentemente ajuda a vender mais pela internet. Um bom conteúdo também possui poder para educar seu público sobre seu segmento e produtos, melhora o SEO da sua página e aumenta a credibilidade da sua marca.

 

Dica: Melhore a descrição dos produtos na sua loja virtual e invista na criação de um blog.

 

2-    Mantenha seu e-commerce dinâmico

Além dos conteúdos, é fundamental manter seu estoque real sincronizado com o estoque da sua loja virtual, não deixe de verificar isto periodicamente, pois de nada vai adiantar vender mais se não puder entregar o prometido ao cliente,

 

3-    Invista na usabilidade da sua loja virtual

usabilidade sites de e-commerce

Quanto mais fácil for acessar sua loja e compreender seu sistema, mais rapidamente você conseguirá vender mais pela internet. Avalie a qualidade do seu site e faça testes de usabilidade periodicamente.

 

Dica: Você pode solicitar a participação de alguns clientes, determinando pequenas tarefas e solicitando avaliações, pode experimentar o teste de usabilidade do Google, solicitar avaliações junto ao site Testa Isso, ou usar diversas ferramentas disponíveis na web.

 

4-    Construa confiança

Para comprar o cliente precisa estar seguro, por isto, sempre seja transparente e deixe as regras e políticas da sua loja virtual muito claras. Mostre em destaque seus canais de atendimento, não utilize promoções com letras miúdas e sempre que possível, entre em contato com o cliente para checar se o processo de compra está dentro das expectativas dele.

 

Valorize sempre a opinião e estimule o review de seus clientes. Lojas virtuais que aprimoram a gestão do relacionamento entre o e-commerce com os clientes, se baseando nas preferências do usuário, conquistam resultados muito positivos nas vendas e aumentam sua conversão.

 

5-    Segmente seus anúncios

segmentação-de-publico-alvo

Não perca tempo nem recursos atraindo audiência sem qualidade para sua loja virtual. Estude seu público, defina as personas e direcione seus anúncios para as pessoas certas, para vender mais pela internet conversando com os clientes certos.

 

Dica: Comece analisando os dados demográficos e de perfil do público no Google Analytics, pesquise ferramentas de CRM para entender o comportamento dos clientes e use estas dicas para segmentar seus anúncios no Adwords.

 

6-    Monte uma estratégia nas redes sociais

Não basta criar um perfil nas mídias sociais e esperar que ele atraia seu público automaticamente. Faça-se realmente presente nelas e não divulgue apenas promoções, realize atendimentos, retire dúvidas, forneça informações úteis sobre seu segmento e produtos e se comunique periodicamente com seus clientes.

 

7-    Monitore seu analytics periodicamente

relatórios analytics e-commerce

Acompanhar o desempenho da loja, origens do acesso, comportamento do cliente enquanto está em seu site e muitas outras métricas fornecidas pelo analytics é fundamental.

 

Dica: Aproveite para dedicar um tempo e configure o seu funil de vendas no Google Analytics.

 

8-    Aceite diferentes formas de pagamento para vender mais pela internet

 

Para vender mais pela internet, é preciso ser flexível em alguns pontos, um dos mais importantes é quanto às formas de pagamento. O ideal é possuir uma variedade de alternativas para simplificar o processo de compra do cliente, aumentando as chances de conversão.

 

Lembre-se que por mais que ele tenha chegado ao final com o carrinho de compras cheio, se encontrar dificuldades na hora do pagamento, tudo estará perdido.

 

9-    Invista em autoatendimento online

auto atendimento loja virtual

Quanto mais acessíveis e claras estiverem as informações, mais fácil será o processo de compra para o cliente. No caso de dificuldades na internet, o mais provável é que o cliente desista e procure outra loja ao invés de tentar contato para solucionar sua dúvida.

 

Dica: Experimente inserir vídeos tutoriais e explicativos curtos, eles ajudarão o cliente a sanar sua dúvida e ainda aumentarão o tempo de permanência dele no seu site.

 

10- Use aplicativos inteligentes que mensurem a qualidade

A dedicação com a qualidade é um dos fatores que mais contribuem para os resultados de quem quer vender mais. Acompanhar o processo de compra em todas as etapas pode ajudar a levantar questões estratégicas e prevenir problemas antes que eles se tornem críticos.

 

Dica: Experimente a ferramenta da Yourviews, uma plataforma de gestão de reviews sobre a loja e os produtos que ajuda seu e-commerce a manter a qualidade, além de contribuir com o desempenho SEO, a credibilidade da marca e muitos outros benefícios.

 

Além destas 10 dicas infalíveis para vender mais pela internet, não deixe de conhecer também os erros mais comuns cometidos pelos e-commerces para evita-los, superar a concorrência e lucrar mais.
Aproveite para conhecer também todas as vantagens da ferramenta Yourviews, uma solução completa que ajuda a manter o foco no conhecimento e nas preferências do cliente para criar experiências ainda mais personalizadas. Experimente agora mesmo!

 

 

 

 

 

 

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